10 duras realidades de rever todas as 7 aparições de Thanos no MCU

Thanos do MCU sendo atormentado por empunhar as Pedras do Infinito.

O vilão indiscutivelmente mais icônico do Universo Cinematográfico Marvel, Thanos deixou um grande legado para trás, embora não isento de algumas realidades infelizes. Poucos antagonistas de filmes de super-heróis foram tão bem recebidos quanto Thanos, cujo extenso desenvolvimento de personagem ampliou seu poder latente como um dos vilões mais fortes da Marvel, deixando uma impressão duradoura nas mentes dos fãs. No entanto, como o próprio Mad Titan afirma, “a realidade é muitas vezes decepcionante” – relembrar suas muitas aparições no MCU revela algumas falhas inconvenientes.

Thanos é amplamente considerado um dos maiores vilões da Marvel, tanto em termos de realizações quanto de narrativa. Dito isto, ele tem falhas, e ser o melhor vilão do MCU não é um obstáculo muito alto para superar. Por melhor que o senhor da guerra alienígena seja o “chefe final” da formação original dos Vingadores, há alguns aspectos de sua história, motivações e lugar geral na série que poderiam ter sido feitos melhor. Revisitar objetivamente suas sete aparições no MCU torna essas críticas dolorosamente óbvias.

10 Está claro que o MCU não tinha um plano para Thanos desde o início

Conforme confirmado pelos próprios criadores

Thanos em Era de Ultron com Manopla do Infinito

Vingadores: Ultimato e Vingadores: Guerra do Infinito foram pilares incríveis da Saga do Infinito do MCU, mas assistir novamente às aparições anteriores de Thanos deixa claro que o plano de Thanos nem sempre foi escrito em pedra. O escritor dos Vingadores, Joss Whedon, admitiu não ter certeza de como Thanos se encaixaria no futuro do MCU no momento de suas primeiras aparições, e suas ações e diálogos certamente tornam isso aparente. Thanos entregar voluntariamente a Joia da Mente para Loki em Os Vingadores é particularmente incongruente com seu objetivo final de coletar todos os seis poderosos artefatos cósmicos.

9 Thanos não é tão interessante no final do jogo quanto na Guerra do Infinito

O personagem possui narrativa e literalmente duas versões diferentes dentro da duologia Fechar

Vingadores: Guerra Infinita foi em grande parte o filme de Thanos, essencialmente atuando como personagem principal do filme, apesar de ser o antagonista. Foi uma lufada de ar fresco ver a Marvel dedicar um tempo para desenvolver seu vilão como o fio condutor emocional e narrativo de uma grande parcela. Infelizmente, todas as nuances e profundidade do personagem seriam amplamente descartadas em Vingadores: Ultimato, com a versão anterior de Thanos que retorna como o antagonista final, sendo um vilão superficial e malvado de desenho animado em comparação com o público de Thanos que conheceu.

8 O MCU continua tornando Thanos menos intimidante

Do gênio misterioso ao vilão de uma nota só e à piada Fechar

O mistério e a grandeza de Thanos como o vilão final da série foram semeados desde o início com suas aparições nos dois primeiros filmes dos Vingadores, bem como em Guardiões da Galáxia. No entanto, em todas as aparições subsequentes após seu Snap de sucesso, que apagou metade de toda a vida no universo, Thanos foi continuamente nerfado ao ponto da irrelevância. Desde ser rapidamente morto por Thor em Endgame até se tornar uma piada ou ser derrotado em segundos por Ultron em What If…?, a Marvel se recusou a honrar a memória de Thanos como um vilão intimidador.

7 Thanos tem diferenças perturbadoras em suas primeiras aparições

O visual mais cômico e preciso e a eventual reformulação distraem as releituras posteriores

Thanos sorri na sequência pós-créditos em Vingadores

As aparições muitas vezes esquecidas de Thanos em cenas pós-crédito no início da história do MCU apresentam uma visão perturbadoramente diferente do personagem. Além de usar sua armadura icônica, fiel aos quadrinhos, mas rapidamente descartada na Guerra do Infinito e no Ultimato, Thanos foi interpretado por um ator totalmente diferente, Daimon Poiter. Entre a reformulação de Josh Brolin e as mudanças significativas no design do personagem, é difícil até pensar no Thanos que aparece na primeira metade da Saga Infinity e na segunda metade como o mesmo personagem.

6 O plano de Thanos nunca fez sentido

Por que não usar as Pedras do Infinito para duplicar os recursos do universo?

Thanos com a Manopla do Infinito e o planeta Xandar

Vingadores: Guerra Infinita explicou as motivações de Thanos para querer eliminar metade do universo, descrevendo sua origem como o único sobrevivente de um planeta superpovoado devastado por um desgaste de recursos. No entanto, o plano de Thanos não faz sentido, já que as Pedras do Infinito poderiam ser facilmente usadas para duplicar os recursos do universo como solução. É certo que o plano de Thanos sempre foi um disfarce para seu complexo de messias e delírios de grandeza, mas teria sido mais interessante ver o público sendo capaz de entender seu raciocínio, tornando-o um vilão mais forte.

5A motivação de Thanos nos quadrinhos poderia ter evitado algumas complicações de longo prazo do MCU

O MCU não teria se esforçado tanto para tentar justificar suas motivações cômicas

Nos quadrinhos, o desejo de Thanos de eliminar tanta vida é na verdade feito por amor, na esperança de impressionar a personificação feminina da Morte no Universo Marvel. Esse objetivo é sugerido em uma de suas aparições anteriores, antes da Marvel Studios decidir o que fazer com o personagem, quando um de seus asseclas o menciona “cortejando a morte” ao se intrometer com humanos. Embora essa motivação certamente tivesse sido menos racional, teria sido um caminho fascinante a ser explorado e não teria exigido tanta ginástica mental em nome da tentativa do MCU de justificar o ângulo da superpopulação.

4 Thanos é mais facilmente abalado por suas convicções do que parece

O Titã Louco é mais facilmente convencido do que deixa transparecer

Thanos em Vingadores Ultimato

Parte do apelo de Thanos como vilão é seu fanatismo, comprometendo-se inabalavelmente com sua causa o suficiente para até matar sua própria filha, se isso significasse promover seu objetivo. No entanto, o MCU demonstrou repetidamente que Thanos é capaz de ser convencido a reavaliar sua posição com certa facilidade. Em Vingadores: Ultimato, ele rapidamente abandona a pretensão de tentar ser outra coisa senão um ditador em escala galáctica à menor resistência dos Vingadores, e em E se…? T’Challa é capaz de dissuadir Thanos completamente de seus planos. É um pouco decepcionante que as convicções de Thanos não sejam tão fortes.

3 Thanos leva muito tempo para fazer qualquer coisa

O Mad Titan passa a maior parte de suas primeiras aparições no MCU sentado em uma cadeira

Thanos (Josh Brolin) sentado em uma cadeira no espaço em Guardiões da Galáxia

Hoje, Thanos é lembrado por suas aparições de destaque em Vingadores: Ultimato e Vingadores: Guerra Infinita, mas é fácil esquecer que suas três aparições anteriores foram amplamente menosprezadas pelos fãs da Marvel antes que a recompensa fosse revelada como valendo a pena. Em duas provocações consecutivas nos dois primeiros filmes dos Vingadores, Thanos faz pouco mais do que sentar em um trono, não exatamente incutindo terror em suas primeiras impressões. É uma pena que Thanos não tenha tido mais o que fazer antes, o que poderia ter ajudado a estabelecê-lo ainda mais como uma ameaça em Vingadores: Guerra Infinita.

doisO relacionamento de Thanos e Gamora deveria ter sido mais desenvolvido

Os fãs só conseguem ver um único flashback deles interagindo, e isso acontece até o Infinity War Close

Um dos momentos mais marcantes do personagem de Thanos é sua disposição de sacrificar sua filha, Gamora, pela causa, ganhando a Pedra da Alma com sangue doloroso. No entanto, além de um único flashback em que Thanos sequestra Gamora de sua casa, o público nunca conseguiu ver o quão próximo era o relacionamento deles – personagens como Nebulosa e o próprio Thanos simplesmente dizem isso, e o público não tem escolha a não ser acreditar neles. Teria parecido mais um sacrifício em nome de Thanos do que um assassinato cruel se o relacionamento entre pai e filha fosse mais desenvolvido.

1Os memes das linhas de Thanos minaram seu peso

É difícil não rir do que antes era um diálogo sério

MCU Thanos olhando para seu Thanos-Copter da Marvel Comics.

Além de ser simplesmente o vilão mais famoso e reconhecido do MCU, Thanos também se tornou o mais memorável. Quase todas as falas do Titã Louco foram mal interpretadas como uma piada hilariante entre os espectadores, a tal ponto que assistir novamente às suas cenas torna difícil não pensar nessas piadas, quase eclipsando o peso real de suas palavras nos filmes. Não está claro o que torna as falas de Thanos tão fáceis de transformar em memes, mas certamente torna difícil levá-lo a sério ao assistir novamente suas aparições no MCU.