Os 10 melhores sustos de filmes que não são de terror, classificados

Rachel McAdams em Meninas Malvadas e Large Marge em A Grande Aventura de Pee-Wee

O susto é um tropo clássico usado em quase todos os filmes de terror, mas esse tropo foi além do gênero de terror para surgir em outros filmes, onde é ainda mais surpreendente. Os sustos de salto tornaram-se parte integrante dos filmes de terror. Após o aumento da tensão, um choque repentino de ação pode redefinir o tom, aliviar a tensão e servir como uma forma de revelar antagonistas. Pela sua eficácia na solicitação de sustos e, muitas vezes, de saltos físicos, como é característico do nome, continuam a ser utilizados com frequência.

Devido à sua eficácia em redefinir a tensão e causar uma reação, os jump scares se afastaram do gênero que originalmente lhes deu vida e agora são amplamente utilizados em filmes que não são de terror. Quer o filme seja uma comédia com reviravoltas sombrias inesperadas ou um mistério que se desenrola lentamente antes da revelação final, um susto pode ser uma ferramenta eficaz. Muitos filmes que não são de terror parecem ter dominado a arte do susto e usá-los com grande efeito.

10 “Estamos de volta aos negócios” (Jurassic Park)

Um Raptor aparece atrás de Ellie Sattler

Ellie acha que está segura no galpão

Jurassic Park pode contar a história de um grupo de pessoas sendo caçadas por dinossauros reanimados, mas a obra-prima de Steven Spielberg certamente não é um filme de terror. Apesar disso, há partes do filme que se inclinam mais para o lado emocionante e assustador das coisas. Quando Ellie Sattler está no painel de controle, restaurando a energia da ilha, tudo parece estar indo conforme o planejado. No entanto, justamente quando ela consegue apertar o último botão e exclama com segurança “Estamos de volta aos negócios”, um raptor de repente rompe a parede atrás dela, chocando a ela e ao público.

9Regina é atropelada por um ônibus (garotas malvadas)

No meio de uma discussão com Cady Close

Mean Girls é um filme de comédia de sucesso de 2004, mas no final do filme, os personagens principais entram em uma grande briga, e parece que o filme terá dificuldade para ser resolvido de uma forma positiva ou alegre. Mas de alguma forma, quando Regina (Rachel McAdams) é atropelada por um ônibus no meio de uma frase, isso permite que a história avance e se afaste do drama para se concentrar no encerramento do terceiro ato. Esta cena é completamente inesperada para os espectadores de primeira viagem, mas facilmente uma das mais memoráveis.

Lindsey Lohan como Cady Heron em Meninas Malvadas 2004 e Angourie Rice como Cady Heron em Meninas Malvadas 2024

Relacionado às 10 maiores mudanças nas Meninas Malvadas que o musical de 2024 faz para o musical original das Meninas Malvadas de 2024 pode parecer bastante semelhante ao filme original de 2004, mas na realidade, existem inúmeras diferenças, grandes e pequenas.

8 Chad baleado no armário

Queime Depois de Ler

 Chad Feldheimer, de Brad Pitt, sorri no armário em Burn After Reading

Burn After Reading é uma comédia de humor negro dos irmãos Coen que tem várias reviravoltas. O mais notável, porém, ocorre no meio do filme, quando Chad (Brad Pitt), o protagonista principal, é forçado a se esconder em um armário após vasculhar uma casa em busca de documentos do governo. Em muitos filmes semelhantes, onde o herói se esconde no armário, a tensão aumenta enquanto a pessoa de fora chega perto de encontrá-lo, mas nunca o faz. No entanto, Burn After Reading segue uma direção diferente e, quando é descoberto, leva imediatamente um tiro na cabeça.

7 O cadáver batendo na janela (O Cavaleiro das Trevas)

O Coringa envia uma mensagem

Homem morto pendurado do lado de fora da janela em O Cavaleiro das Trevas

Quando Harvey Dent tem uma reunião privada com o prefeito de Gotham em O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, o prefeito afirma o quão importante é seu papel como promotor público para limpar a cidade. No meio da conversa, o prefeito se levanta para ir até a janela e um corpo em traje de morcego com maquiagem de Coringa de repente bate na janela na frente de seu rosto. Este filme de super-herói é sombrio e corajoso, mas essa cena ainda é um susto chocante desde o início.

6A preguiça está viva (Se7en)

Apesar de parecer um cadáver em decomposição

Se7en é um thriller sombrio que às vezes beira o gênero de terror. Enquanto os detetives, interpretados por Morgan Freeman e Brad Pitt, investigam a cena do crime da vítima da Preguiça, eles descobrem um corpo que está claramente apodrecido e emaciado. O apartamento está cheio de purificadores de ar para carros e o cadáver deitado na cama está descolorido, com cicatrizes e apodrecendo. No entanto, à medida que os agentes assistentes observam a vítima mais de perto, acordam subitamente e começam a mover-se, revelando que toda a tortura tem acontecido a esta vítima ainda viva.

5Visão é empalada (Vingadores: Guerra Infinita)

Durante um momento sincero com Wanda Close

Vingadores: Guerra do Infinito foi um marco para os filmes de super-heróis, marcando a primeira metade do final de dois filmes da Saga do Infinito. O filme apresentou vários momentos sombrios com heróis que não conseguiram impedir os planos de Thanos de reduzir pela metade toda a vida no universo. Mas as coisas começam a dar errado quando a Ordem Negra se propõe a eliminar os Heróis Mais Poderosos da Terra. Visão e Wanda fugiram para a Escócia para tentar viver uma vida normal juntos, mas quando veem a notícia, decidem voltar para casa, pouco antes de Visão ser esfaqueado no peito por um dos asseclas de Thanos.

Thanos em Vingadores: Guerra Infinita e Kang em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Relacionadas 10 lições que os Vingadores 5 podem aprender com a Guerra do Infinito 5 anos após sua estreia Vingadores: A Dinastia Kang poderia realmente aprender muito com o sucesso da Guerra do Infinito, mesmo apesar dos 5 anos que se passaram desde seu lançamento.

4 Bebê no teto (Trainspotting)

Alucinações da abstinência de heroína

Ewan McGregor fala sobre Traninspotting 2

Quando Renton (Ewan McGregor) está lutando para superar seu vício em heroína em Trainspotting, ele se depara com muitos acontecimentos infelizes. Enquanto está preso em seu quarto, perdendo o controle, ele tem alucinações terríveis com o bebê falecido de seu amigo rastejando no telhado em sua direção. A cena é lenta e horrível, mas se torna ainda mais assustadora quando a cabeça da criança vira completamente e ela cai sobre Renton abaixo.

3 Large Marge (a grande aventura de Pee-Wee)

Pegando carona com um motorista de caminhão assustador

Large Marge revela seu verdadeiro rosto em Pee Wee's Big Adventure

O filme de comédia de aventura de Tim Burton, A Grande Aventura de Pee-wee, certamente incluiria algumas cenas perturbadoras de Burtonesco. Quando a preciosa bicicleta de Pee-wee é roubada, ele precisa viajar por todo o país para recuperá-la a qualquer custo. Ao longo do caminho, ele pega carona, e uma das pessoas de quem ele pega carona é um fantasma que lhe conta a horrível história de um trágico acidente. Em um filme altamente cômico, esta cena é uma mudança repentina de tom e o susto com o rosto fantasmagórico de Marge é chocante.

doisA transformação de Bilbo (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel)

O anel transformou Bilbo em um meme icônico

O Senhor dos Anéis é uma série épica de filmes de alta fantasia dirigida por Peter Jackson e baseada nos romances de JRR Tolkien. Embora a história inclua criaturas e monstros horríveis, o primeiro filme mostra em grande parte uma equipe nobre de pessoas corajosas de diferentes raças se unindo para destruir um anel perigoso e poderoso. Mas uma cena ambientada na parte mais idílica e serena do filme, entre os Elfos, tem um momento repentino de susto. O tio de Frodo, Bilbo, muda repentinamente de coração e aparência sob a influência sombria do anel.

1 O Estranho Terrível (Mulholland Drive)

Completamente esperado, mas ainda assim totalmente aterrorizante

Vagabundo em Mulholland Drive

David Lynch é conhecido por seus filmes altamente estilizados, artísticos e surrealistas, sendo um dos melhores exemplos o filme de 2001 Mulholland Drive. O filme segue uma narrativa central, mas muda para focar em outros personagens, como o homem na cena do restaurante. Embora haja muita discussão sobre a cena e o que ela representa para o filme como um todo, a cena em si oferece uma forte resposta emocional, amplificada pelo fato de o personagem descrever tudo que está acontecendo antes de acontecer.