Os 10 melhores filmes de Alan Rickman, classificados

Alan Rickman como Juiz Turpin em Sweeney Todd e como Severus Snape em Harry Potter

Tendo aparecido em mais de 45 filmes e 15 programas de TV, o falecido ator britânico Alan Rickman foi uma estrela por direito próprio, mas alguns de seus projetos se destacaram mais do que outros. No entanto, seu papel mais famoso foi Severus Snape na franquia Harry Potter, e ele retratou esse personagem em camadas com uma profundidade maravilhosa. Afinal, Alan Rickman recebeu spoilers exclusivos de Harry Potter desde o início, ao contrário dos membros do elenco. Além de interpretar o professor mais cruel do mundo, a estrela teve papéis de destaque em alguns outros filmes que definiram uma geração, como Love Actually e Die Hard.

O último filme foi a estreia de Rickman nas telonas, e sua atuação solidificou o principal antagonista como um dos maiores vilões do cinema – a cena da morte de Hans Gruber em Die Hard continua sendo um momento cinematográfico emocionante até hoje. O personagem do ator em Love Actually não era um terrorista, mas ainda era um vilão, embora Rickman o interpretasse de forma tão encantadora que era difícil odiar Harry. A comédia romântica foi lançada há mais de 20 anos, mas os personagens tóxicos de Love Actually continuam sendo um tema quente de debate até hoje. Muitos dos filmes de Alan Rickman causam bastante emoção.

Pirraça, o Poltergeist, Severus Snape parecendo sombrio e Neville Longbottom de Harry Potter

Relacionado 10 detalhes do livro de Harry Potter que podem melhorar enormemente o programa em comparação com os filmes Os filmes de Harry Potter são difíceis de superar, mas há uma maneira de a reinicialização da TV da HBO melhorar suas chances – tratando os livros de JK Rowling como evangelho.

10Olho no Céu (2015)

Alan Rickman como Tenente General Frank Benson Close

Eye in the Sky foi o último filme de ação ao vivo com Alan Rickman e valeu a pena ser seu papel final. O ator interpretou o tenente-general Frank Benson, personagem-chave na operação de alto risco que visa capturar terroristas no Quênia. O filme ofereceu uma nova visão dos thrillers de ação política sobre escolhas impossíveis, e Rickman foi um complemento perfeito para o conjunto repleto de estrelas. O falecido ator interpretou Benson como se tivesse o peso do mundo sobre seus ombros, e sua cena final foi um turbilhão de emoções que deveria ter rendido a Rickman um Oscar póstumo.

9Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

Alan Rickman como Professor Severo Snape

Alan Rickman como Severus Snape em Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Príncipe Mestiço

Elenco Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Michael Gambon, Tom Felton, Alan Rickman, Jim Broadbent, David Thewlis, Maggie Smith, Robbie Coltrane, Julie Walters Duração 153 minutos

Snape, de Alan Rickman, tomou algumas das melhores decisões em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, embora ainda demorasse um pouco até que Harry descobrisse suas verdadeiras intenções. Na sexta parte, Snape teve que ser extremamente cuidadoso por causa do Voto Inquebrável, e Rickman exibiu continuamente novas camadas de seu caráter complexo. A cena em que Snape arriscou tudo e fez o voto a Narcissa foi absolutamente cativante pela maneira como Rickman brincou com sua voz e expressões faciais. No entanto, nada poderia superar a cena da morte de Dumbledore – a estrela se superou em termos de alimentar o drama.

8 Verdadeiramente, Loucamente, Profundamente (1990)

Alan Rickman como Jamie

Alan Rickman como Jamie e Juliet Stevenson como Nina olhando nos olhos um do outro em Verdadeiramente, Loucamente, Profundamente

Verdadeiramente, Madly, Deeply deveria ter sido um sucesso maior, mas teve o momento mais infeliz, já que Ghost foi lançado no mesmo ano com um sucesso muito maior. Nina lutou contra a dor pela morte de seu namorado, Jamie, mas ele de repente voltou para ela em forma de fantasma para ajudá-la a seguir em frente com sua vida. Foi um papel incomum para Alan Rickman, mas sua abordagem realista e sem esforço lhe rendeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator. Seu Jamie, embora fosse um fantasma, era um ser humano imperfeito, mas adorável, e foi isso que tornou o filme tão fascinante.

7Amor de verdade (2003)

Alan Rickman como Harry Close, amor de verdade

Elenco Colin Firth, Emma Thompson, Liam Neeson, Keira Knightley, Chiwetel Ejiofor, Laura Linney, Alan Rickman, Hugh Grant, Bill Nighy, Andrew Lincoln Duração 135 minutos

É impossível assistir novamente Love Actually sem reconhecer sua dura realidade, e a jornada do personagem de Alan Rickman é uma dessas realidades. O ator interpretou Harry, um homem casado que teve um caso afetivo com sua subordinada, Mia. O filme entrelaçou maravilhosamente suas múltiplas histórias de amor, e a subtrama com Harry e Karen, interpretada pela parceira de longa data de Rickman na tela, Emma Thompson, foi de desgosto. Mesmo que Harry fosse um trapaceiro, havia algo infinitamente atraente nele – e tudo isso graças ao carisma do próprio Rickman.

6Sweeney Todd: o barbeiro demoníaco de Fleet Street (2007)

Alan Rickman como Juiz Turpin

Alan Rickman como o juiz Turpin parecendo presunçoso em Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco de Fleet Street

Sweeney Todd: o barbeiro demoníaco de Fleet Street

Elenco Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Sacha Baron Cohen, Alan Rickman, Timothy Spall, Jamie Campbell Bower, Ed Sanders, Jayne Wisener Duração 116 minutos

O personagem de Alan Rickman em Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco de Fleet Street foi facilmente um de seus papéis de vilão mais lendários. Seu juiz Turpin levou embora a esposa de Sweeney Todd e o prendeu, forçando Todd a se reinventar como um barbeiro vingativo que partiu em uma missão para fazer o mundo pagar. Turpin era terrivelmente nojento, e Rickman o trouxe à vida na tela com maestria, honrando o legado do personagem e acrescentando sua opinião sobre o vilão ao mesmo tempo. A estrela sempre foi ótima em retratar monstros, e este não foi exceção.

5Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Alan Rickman como Professor Severo Snape

Alan Rickman como Snape confrontando Sirius e Lupin na Casa dos Gritos em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Harry Potter e o prisioneiro de azkaban

Elenco Gary Oldman, David Thewlis, Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Robbie Coltrane, Timothy Spall, Maggie Smith, Michael Gambon, Richard Griffiths, Fiona Shaw, Alan Rickman Duração 144 minutos

Snape se tornou insuportável em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, pois este foi o filme em que ele ficou amargo com a chegada de Lupin a Hogwarts. Alan Rickman teve muitos momentos memoráveis, mas foi a cena na aula de Defesa Contra as Artes das Trevas onde ele disse uma de suas falas mais icônicas com sua voz característica: “Vá para a página 394”. A entrega gelada de Rickman mostrou Snape sob uma luz mais desagradável que veio direto dos romances. Outra cena notável foi aquela em que Snape irrompeu na Casa dos Gritos, furioso, e tentou capturar Sirius.

4 Razão e Sensibilidade (1995)

Alan Rickman como Coronel Brandon

Alan Rickman como Coronel Brandon e Kate Winslet como Marianne Dashwood no País Inglês em Razão e Sensibilidade

Razão e Sensibilidade tinham imenso poder de estrela, o que resultou em muitas indicações e prêmios de prestígio – Alan Rickman recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante, e com razão. Nesta adaptação de Jane Austen, a estrela interpretou o reservado Coronel Brandon, interesse amoroso de Marianne Dashwood. Foi um dos papéis mais apaixonados e emocionais de Rickman. Apesar de seu personagem parecer mais quieto, o ator conseguiu retratar seu profundo amor por Marianne por meio de pequenos sorrisos e olhares afetuosos. Razão e Sensibilidade demonstraram ao máximo o talento dramático de Rickman.

3Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011)

Alan Rickman como Professor Severus Snape fecha Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2

Elenco Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Helena Bonham Carter, Robbie Coltrane, Warwick Davis, Ralph Fiennes, Michael Gambon, John Hurt, Jason Isaacs, Gary Oldman, Alan Rickman Duração 130 Minutos

A parte final da saga do filme Harry Potter finalmente revelou as verdadeiras motivações de Snape, e tudo o que Alan Rickman incorporou em seu personagem ao longo de oito filmes de repente fez sentido. O ator deu tudo de si no canto do cisne de Snape, principalmente nos flashbacks e na cena da morte do personagem. Foi Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 o responsável por renomear Snape como herói e mártir. Rickman interpretou o Mestre de Poções com tanto vigor e intensidade em seus momentos finais que todos se esqueceram do comportamento horrível de Snape nos filmes anteriores.

doisHarry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Alan Rickman como Professor Severo Snape

Alan Rickman como Snape ensinando uma aula de Poções em Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Elenco Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, John Cleese, Robbie Coltrane, Warwick Davis, Richard Griffiths, Ian Hart, John Hurt, Alan Rickman, Fiona Shaw, Maggie Smith Duração 152 minutos

O ator pode ter sido muito mais velho que o personagem dos romances, mas Alan Rickman acertou em cheio nos maneirismos dos livros de Snape a tal ponto que a diferença de idade foi instantaneamente perdoada pela comunidade. Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Snape já parecia desconfiado, como se tivesse um segredo que ninguém mais sabia, tudo graças à forma como Rickman o retratou. Desde a primeira aparição do Professor na tela durante a festa de início do ano de Hogwarts, a estrela se fundiu completamente com seu personagem – o filme Snape era tão ameaçador quanto sua versão em livro.

1Duro de Matar (1988)

Alan Rickman como Hans Gruber

Alan Rickman como Hans Gruber apontando uma arma enquanto fica pendurado na janela em Die Hard

Duro de Matar

Elenco Bruce Willis, Bonnie Bedelia, Reginald VelJohnson, Paul Gleason, William Atherton, Hart Bochner Duração 132 minutos

Die Hard deu uma segunda vida ao gênero de suspense de ação, tornando-se rapidamente um clássico cult. O filme fez de seus protagonistas, Bruce Willis e Alan Rickman, estrelas internacionais, pois ambos criaram personagens únicos e atraentes que eram fascinantes de assistir na tela. Hans Gruber, de Rickman, era o oposto perfeito de John McClane, de Willis, e tornou o vilão tão elegante e cruel ao mesmo tempo que era difícil acreditar que Duro de Matar foi o primeiro trabalho do ator no cinema. Rickman mostrou a Hollywood o que ele era capaz com esse papel, mas continuou superando as expectativas por muito tempo.