As 10 demonstrações de poder mais impressionantes do Homem-Formiga no MCU, classificadas

Homem-Formiga desmontando reator de arco e perfurando imagem personalizada do Leviatã

O Homem-Formiga pode não ser o primeiro personagem do Universo Cinematográfico Marvel que vem à mente quando se pensa nos heróis mais poderosos da série, mas o pequeno herói acumulou sutilmente uma das coleções mais impressionantes de feitos de qualquer protagonista do MCU. Originalmente um criminoso de carreira, Scott Lang inadvertidamente se tornou o sucessor do manto do Homem-Formiga de Hank Pym depois de tropeçar no traje do Homem-Formiga, levando-o a ser recrutado como Vingador honorário. Apesar de sua personalidade idiota, a habilidade de Lang com a tecnologia do Pym não deve ser menosprezada.

É fácil esquecer o quão talentoso Scott Lang é à luz de seu status de alívio cômico e saco de pancadas em seus próprios filmes. Por trás de toda a bobagem da hilariante atuação de Paul Rudd no Homem-Formiga está um ex-criminoso capaz, versado em artes marciais, engenharia elétrica, sabotagem, parkour, roubo, ciência da computação e muito mais. Nem qualquer um pode pilotar um dos trajes de mudança de tamanho de Hank Pym, e as habilidades versáteis que Scott Lang mostra ao longo da trilogia Homem-Formiga e além provam por que Scott Lang é o melhor para fazê-lo.

10Homem-Formiga desestabiliza o traje do Homem de Ferro

Encolher é um poder de combate surpreendentemente útil

Na época do lançamento de Vingadores: Ultimato, uma piada circulou entre a base de fãs do MCU girando em torno da capacidade do Homem-Formiga de derrotar Thanos facilmente, encolhendo, entrando em seus órgãos internos e, em seguida, voltando violentamente ao tamanho normal, fragmentando instantaneamente o Louco. Titã. Embora esse meme nunca tenha se manifestado em uma cena real, o mais próximo que o MCU chegou de tal ataque foi o ataque do Homem-Formiga ao Homem de Ferro em Capitão América: Guerra Civil. Mesmo que ele não recorra a meios tão horríveis, perturbar o interior do inimigo é uma estratégia viável do Homem-Formiga.

É impressionante o suficiente que Scott seja capaz de resistir a ser lançado voando por uma das flechas de Hawkeye, conseguindo encontrar apoio na armadura de Tony. Mas é ainda mais impressionante que Scott possa causar estragos até mesmo na tecnologia futurista do traje do Homem de Ferro, provocando seu piloto o tempo todo. Infelizmente, ele não teve sucesso, sendo ejetado da armadura graças à espuma supressora de fogo, o que significa que esse feito não é tão notável quanto poderia ser.

9O Homem-Formiga usa uma tempestade de probabilidades a seu favor

Scott Lang tem vontade forte o suficiente para trabalhar consigo mesmo

A tempestade de probabilidades de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumânia é um dos eventos mais desorientadores que um personagem do MCU já sofreu, junto com a viagem improvisada do Doutor Estranho pelo plano astral. Não é suficiente que Scott seja forçado a roubar o núcleo de poder de Kang; Ele também tem que sobreviver ao evento quântico, coexistindo com centenas de versões possíveis de si mesmo, todas desenfreadas, causando estragos em seus planos. Inspirador o suficiente, seu amor por Cassie é forte o suficiente para fazer com que todas as versões de si mesmo trabalhem juntas, formando uma torre humana semelhante a uma formiga para alcançar o núcleo.

No final das contas, Scott precisa ser resgatado por Hope para terminar de encolher o núcleo o suficiente para ser recuperado, diminuindo suas realizações na tempestade de probabilidades. Ainda assim, a força de vontade de Scott diante da confusão avassaladora e a capacidade de reunir diferentes versões de si mesmo em meio a inúmeras probabilidades demonstram sua força de vontade e amor por sua filha. A fortaleza mental do Homem-Formiga não pode ser descartada em seu amplo conjunto de habilidades.

😯 Homem-Formiga vai muito além do ponto de ser notado

Stealth é uma das especialidades de Scott Lang

Sendo um ex-ladrão especialista, a furtividade é uma das maiores ferramentas do Homem-Formiga, tornando-o um componente-chave do assalto dos Vingadores na linha do tempo do Universo Cinematográfico Marvel em Vingadores: Ultimato. Sem a ajuda de Scott e a vontade de ser uma cobaia para a máquina experimental de viagem no tempo, não há dúvida de que os Vingadores provavelmente teriam falhado nesta missão de recuperar as Pedras do Infinito. O melhor exemplo da furtividade de Scott é vê-lo ultrapassando os limites de quão pequeno ele pode chegar antes de se tornar subatômico.

Surpreendentemente, o Homem-Formiga é capaz de encolher até um tamanho pequeno o suficiente para se agarrar aos pelos da barba de Tony Stark enquanto passa despercebido, exceto por uma pequena sensação de coceira. Deslizando a camisa de Tony, ainda sem ser detectado, Scott é então capaz de se encolher ainda mais, subindo dentro do Reator Arc de Tony. Considerando a habilidade de Tony como maquinista, o fato de Scott ser capaz de encontrar maneiras de entrar até mesmo em um dispositivo médico delicado, provavelmente cuidadosamente projetado para ser vedado do mundo exterior, fala maravilhas sobre sua capacidade de resistir até mesmo às menores formas. Embora não seja o uso mais chamativo dos poderes do Homem-Formiga, ainda assim é impressionante.

7Scott Lang contornou um sistema de segurança sofisticado

Antes do Homem-Formiga, Scott Lang já estava realizando feitos incríveis

Apesar de ganhar notoriedade como um dos heróis mais valiosos da Terra, na verdade é o passado de Scott Lang que contém uma de suas mais impressionantes demonstrações de inteligência. Não tão idiota quanto às vezes pode parecer, Lang usou sua inteligência aguçada para contornar um dos sistemas de segurança mais sofisticados do mundo e cometer seu crime mais infame. Embora isso aconteça fora da tela, o sucesso de Scott em contornar a Matriz de Defesa Qubit da Vistacorp é muito mais impressionante do que parece.

Hank Pym explica a Hope por que as realizações criminosas de Scott foram tão impressionantes em uma cena excluída, elaborando que “O Qubit gera uma nova combinação a cada 1,5 segundos. Scott superou isso porque foi capaz de ler o padrão e prever qual combinação viria a seguir. ” A capacidade de sentir um padrão no que deveria ser um gerador de números aleatórios é indicativa de nada menos do que um intelecto de nível genial por parte de Scott. Essa conquista pode ser insignificante em comparação com algumas de suas conquistas no Homem-Formiga, mas vale a pena mencioná-la como prova da surpreendente inteligência de Scott.

6O Homem-Formiga quebrou o recorde de Golias com muito menos treinamento

A sutileza não é a única ferramenta no arsenal de Scott Lang
Laurence Fishburne como Bill Foster parecendo preocupado em Homem-Formiga e a Vespa

O Golias de Lawrence Fishburne fez uma breve aparição em Homem-Formiga e a Vespa como um ex-colega descontente de Hank Pym, sendo o primeiro a aperfeiçoar o uso das aplicações das partículas Pym no crescimento. Depois de uma carreira explorando a tecnologia, Bill Foster se gaba de que seu recorde de todos os tempos era de 6,5 metros de altura. Está implícito que o Homem-Formiga teve muito menos treinamento para se tornar gigante com base em sua reação em Capitão América: Guerra Civil, mas ele foi capaz de triplicar o recorde de Bill Foster, crescendo para impressionantes 65 pés.

Manter uma forma tão grande com tão pouco treinamento diz muito sobre os poderes de resistência do Homem-Formiga, capaz de quebrar rapidamente recordes no uso de tecnologia de ponta. Sua forma de 65 pés de altura em Capitão América: Guerra Civil também não era motivo de zombaria, capaz de bombardear facilmente mísseis da armadura do War Machine e esmagar veículos e edifícios sem vacilar. É certo que Scott dormiu três dias seguidos após a transformação, compensando um pouco a importância do feito.

5O Homem-Formiga derrota o Falcão em uma luta um contra um

O pobre Sam Wilson é apenas um obstáculo no caminho de Scott

Roubar dos Vingadores é uma tarefa intimidante por si só, que fica ainda pior no Homem-Formiga quando Falcon chega em casa para se empoleirar no pior momento possível. No confronto resultante, o Homem-Formiga prova definitivamente ser o herói mais forte da Marvel em um duelo mano-a-mano com o Vingador alado, humilhando seu futuro aliado em Capitão América: Guerra Civil. Falcon certamente não é desleixado, capaz de derrubar equipes militares inteiras de ataque por conta própria, aumentando significativamente as capacidades do Homem-Formiga.

Na luta, o Homem-Formiga usa a mesma tática que emprega contra o Homem de Ferro mais tarde, desativando a mochila de vôo do Falcon por dentro. Desta vez, ele teve muito mais sucesso, aterrando Falcon e interrompendo seus óculos mágicos. O Homem-Formiga também é capaz de desviar dos tiros das pistolas automáticas gêmeas do Falcon na briga antes de desferir o golpe final. Mesmo que o Homem-Formiga dependa de seu traje, ele ainda é um piloto ás, capaz de superar outros heróis.

4O Homem-Formiga derrubou um Leviatã e eliminou Obsidiana

Dois dos monstros mais perigosos da Marvel não são nada comparados à forma gigante do Homem-Formiga
Homem-Gigante socando um Leviatã em Vingadores Ultimato

Na época de Vingadores: Ultimato, a forma gigante do Homem-Formiga havia crescido ainda mais em poder. Superando sua altura anterior de 65 pés na guerra civil, o Homem-Formiga é capaz de se expandir para proporções quase semelhantes às do kaiju na batalha final. Ele não apenas é capaz de usar esta forma para proteger os outros heróis, destruindo o complexo arruinado dos Vingadores, mas também pode enfrentar sem esforço dois dos vilões mais difíceis da história do MCU.

Primeiro, o Homem-Formiga derruba um Leviatã Chitauri com um único soco, uma criatura que apenas a força impressionante do Hulk foi capaz de prejudicar no filme original dos Vingadores. Como se isso não fosse impressionante o suficiente, mais tarde ele acertou Cull Obsidian por puro acidente, apenas pisando nele. Considerando que a forma gigante do Homem-Formiga foi suficiente para derrubar um combatente forte o suficiente para causar problemas a vários Vingadores poderosos de uma só vez, a força bruta insondável de sua forma gigante atualizada não deve ser subestimada.

3Homem-Formiga reage a tiros de curta distância

Mesmo as balas não são suficientes para derrubar o herói que muda de tamanho

Ser um cronômetro de bala é uma referência importante de habilidade de combate em qualquer meio, e o Homem-Formiga é um dos poucos heróis do MCU a exibir um tempo de reação que de alguma forma supera as armas de fogo convencionais no universo. Já no primeiro Homem-Formiga, o herói entra em contato com seguranças armados, sendo rapidamente alvejado. Reunindo todo o seu treinamento, Scott é capaz de reagir rápido o suficiente para encolher, desviar de tiros no ar, pular através de um buraco de bala e desarmar seu atacante após o primeiro tiro ser disparado.

O que há de tão significativo nessa sequência de ação aparentemente preenchedora é a capacidade do Homem-Formiga de reagir rapidamente a ameaças, mesmo de tamanho normal. Ele ainda não é pequeno quando as balas começam a voar, mas é capaz de reagir aos atiradores em uma velocidade estonteante, até mesmo usando sua munição contra eles, tomando o novo buraco de entrada de uma bala perdida como uma porta antes de pular em cima de um arma de fogo ativa. O Homem-Formiga pode ser um herói despretensioso, mas ser capaz de reagir a tiros o coloca em um outro nível.

doisHomem-Formiga se mantém firme contra Kang

Ser capaz de enfrentar o conquistador sozinho é impressionante o suficiente

Com ou sem a ajuda de seu traje do Homem-Formiga, Scott Lang silenciosamente se tornou um dos melhores artistas marciais do MCU. Além de sobreviver a algumas tradições aparentemente dolorosas na prisão, Scott aprende Muay Thai, Jiu-jitsu brasileiro, Judô e kickboxing sob a tutela de Hope, tornando-se proficiente o suficiente para acompanhar nomes como Falcon e Black Widow no combate corpo a corpo. Mas sua demonstração mais impressionante de habilidade de combate desarmado é sua batalha final com Kang em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.

Como um antigo conquistador com vasta experiência de luta em perfeitas condições físicas, Kang é um dos oponentes de artes marciais mais intimidantes que alguém poderia desejar no MCU. No entanto, o Homem-Formiga é capaz de se defender contra Kang na violenta briga entre os dois, sustentando golpes de aparência dolorosa sem desistir. Mesmo que não vença, precisando da ajuda de Hope para finalizar o trabalho, o simples fato de Scott ter conseguido aguentar tanto tempo contra um dos lutadores mais experientes do MCU diz muito sobre seu próprio espírito de luta.

1Homem-Formiga sobrevive tornando-se subatômico

O Reino Quântico não é um lugar fácil para sobreviver

Por melhores que sejam as outras demonstrações de poder do Homem-Formiga, nada pode competir com sua capacidade de manter a calma sob pressão. Depois de ser jogado no Reino Quântico, o Homem-Formiga começa a encolher indefinidamente, expondo sua mente a visões que quebram a psique, além da compreensão humana. Surpreendentemente, Scott é capaz de reunir força de vontade suficiente para descobrir uma solução para sua terrível situação, escapando do Reino Quântico pela primeira vez.

Diz muito que o Homem-Formiga foi capaz de descobrir uma maneira de retornar do Reino Quântico depois de apenas alguns momentos, considerando que Janet van Dyne, uma das usuárias mais conhecidas das Partículas Pym, ficou presa lá por anos. As modificações de Scott em seu equipamento do Homem-Formiga, a fim de equilibrar as probabilidades a seu favor, falam muito sobre seu pensamento rápido, inteligência incrível, cabeça fria, força de vontade e pura sorte. O Homem-Formiga pode ser pequeno, mas ainda é um dos heróis mais impressionantes do MCU.