8 piores tropos de sitcom que podem arruinar ótimos programas de TV

(Neil-Patrick-Harris-as-Barney-Stinson)-de-How-I-Met-Your-Mother-&-(Steve-Carell-as-Michael-Scott)-from-The-Office-&-(Eric -Stonestreet-as-Cameron-Tucker)-da-família-moderna

As sitcoms são um gênero adorado de televisão e, embora os tropos sejam uma ferramenta esperada para contar histórias, alguns deles se tornaram muito cansados ​​ou problemáticos para ainda serem usados. Seja porque o cenário cultural mudou e as piadas que costumavam ser consideradas boas não o são mais, ou porque muitos programas utilizaram o mesmo formato e não são mais envolventes, certos tropos devem ser eliminados. Pode ser devastador quando uma série que tem muitas qualidades excelentes inclui uma linha de diálogo ou caracterização infeliz que prejudica todo o programa.

Um tropo no cinema e na televisão tornou-se um termo abrangente para uma abreviatura visual que indica ao público o que esperar de um personagem, situação ou cenário. Quando algo é usado com frequência suficiente para ser considerado um tropo, sua aparência, como a femme fatale no filme noir, imediatamente diz ao público quem é esse personagem, sem a necessidade de incluir qualquer exposição. Como a exposição prolixa e desnecessária é algo que retarda o ritmo de um espetáculo, os tropos podem ser uma ferramenta eficaz, mas devem sempre ser examinados quanto a preconceitos.

Divida as imagens de The Conners e Home Economics.

Relacionados Os 10 tropos de sitcom mais comuns da década de 2020 Embora muitos dos tropos de sitcom que existem na década de 2020 tenham persistido por décadas, eles ainda não envelheceram.

8 Sexismo Casual/O Mulherengo

Como conheci sua mãe; A Teoria do Big Bang

Neil Patrick Harris como Barney Stinson em How I Met Your Mother

Como eu conheci sua mãe, comédia dramática

Data de lançamento 19 de setembro de 2005 Elenco Josh Radnor, Jason Segel, Cobie Smulders, Neil Patrick Harris, Alyson Hannigan, Bob Saget Escritores da 9ª temporada Carter Bays, Craig Thomas Network Serviço (s) de streaming da CBS Diretores de vídeo do Amazon Prime Carter Bays

Embora Barney (Neil Patrick Harris) tenha sido defendido como uma paródia da masculinidade tóxica em How I Met Your Mother, isso não muda o fato de que o sexismo desenfreado era uma parte central do programa, como acontece com quase todos os programas de televisão feitos há dez anos. atrás e além. O sexismo e o “mulherengo” se tornaram um arquétipo central na televisão de muitas maneiras, e é uma característica de sitcom que você não perderá. Embora as relações sociais com o tratamento das mulheres e das minorias tenham começado a mudar, é difícil desaprender lições que foram ensinadas através do que parece ser uma televisão inofensiva.

O tratamento das mulheres como objetos e a caracterização de que o comportamento dos homens que as tratam dessa forma é algo a ser imitado não é uma piada adequada para uma piada. Embora não seja necessariamente função de um programa de TV ensinar lições de moral, um programa tão popular quanto uma comédia de rede precisa estar ciente de seu impacto sobre quem assiste. Mesmo que não seja tão evidente quanto o comportamento de Barney, existem muitos pequenos momentos de discriminação de gênero em toda a televisão.

7 Eles vão / não vão

Amigos; Nova sitcom de comédia dramática de amigos próximos para garotas

Data de lançamento 22 de setembro de 1994 Elenco Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry, David Schwimmer Escritores da 10ª temporada David Crane, Marta Kauffman Diretores David Crane, Marta Kauffman Showrunner Marta Kauffman Onde assistir Max

Embora alguns casais de TV consigam manter seu apelo após o término da fase do tipo “eles vão, não vão”, poucos têm tanta sorte, especialmente em sitcoms. Manter o público adivinhando se o casal central finalmente admitirá seus sentimentos e se reunirá é uma maneira fácil de criar tensão e riscos sem fazer muito trabalho narrativo. No entanto, manter o casal separado muitas vezes envolve falhas de comunicação tolas e obstáculos irrealistas que ultrapassam os limites da credibilidade. No geral, o público hoje está menos interessado em romances dramáticos e sentimentais e quer ver dois adultos capazes de admitir seus sentimentos quando os têm.

6 crianças excessivamente precoces

Casa cheia; Família moderna

Michelle e tio Jesse em Full House

Família de comédia Full House (EUA)

Data de lançamento 22 de setembro de 1987 Elenco Bob Saget, John Stamos, Dave Coulier, Candace Cameron Bure, Jodie Sweetin, Mary-Kate e Ashley Olsen, Lori Loughlin, Andrea Barber, Scott Weinger Temporadas 8

As crianças são seres humanos inteligentes e complexos e deveriam ser tratadas dessa forma, mas ter crianças muito pequenas como a voz constante da razão para os adultos ao seu redor é mais do que irrealista. Embora os níveis de maturidade dos adultos na televisão sejam muitas vezes inferiores aos da vida real, confiar nas crianças para lhes dar conselhos e agir como pais já foi feito muitas vezes e segue o caminho da problemática. Infelizmente, isso também torna as crianças personagens desagradáveis, sem culpa alguma, e deixa pouco espaço para que elas se desenvolvam à medida que envelhecem.

5 Estilo Mockumentário

O escritório; Parques e recreação

Michael Scott olha fixamente para a câmera no episódio 13 da 5ª temporada de The Office

Sitcom de comédia dramática do escritório

Data de lançamento 24 de março de 2005 Elenco Mindy Kaling, Jenna Fischer, Kate Flannery, Ed Helms, Craig Robinson, Paul Lieberstein, Ellie Kemper, BJ Novak, Angela Kinsey, Oscar Nunez, Rainn Wilson, Brian Baumgartner, Phyllis Smith, Leslie David Baker, Creed Bratton, Steve Carell, John Krasinski Temporadas 9 História de Ricky Gervais, Stephen Merchant Escritores Mindy Kaling, Paul Lieberstein, Michael Schur, Ricky Gervais, Greg Daniels, BJ Novak Diretores Greg Daniels, Paul Lieberstein, Paul Feig, Randall Einhorn, Ken Kwapis

Filmar uma série como se uma equipe de documentário estivesse filmando os personagens era um estilo revolucionário quando entrou em cena. Ele permite que o programa inclua entrevistas com locutores que fornecem informações sobre o diálogo interno dos personagens, mas o uso excessivo dessa ferramenta pode se tornar entediante. Depois de The Office, vários programas seguiram o formato pela facilidade de arrancar risadas se um personagem reconhecesse as câmeras e provasse que estava por dentro da piada do programa. Algum dia, esse tropo poderá ser reformulado para novos públicos, mas, por enquanto, foi exagerado.

4 vergonha do corpo

Nova garota; Amigos

Schmidt quando era mais jovem e estava acima do peso em New Girl.

Comédia New Girl TV-14

Data de lançamento 20 de setembro de 2011 Elenco Zooey Deschanel, Max Greenfield, Hannah Simone, Damon Wayans Jr., Lamorne Morris, Jake Johnson Temporadas 7 Escritores Elizabeth Meriwether Showrunner Elizabeth Meriwether

Perpetuar estereótipos de qualquer tipo é uma forma prejudicial de usar uma plataforma, mas menosprezar as pessoas por sua aparência física e usar truques como piadas baratas e ternos gordos é um ponto baixo para qualquer série. Em programas como New Girl ou Friends, um personagem principal é mostrado em flashbacks vestindo um terno gordo, e isso deveria ser uma piada ou constrangimento. Por que ou como isso deveria ser engraçado está além da maioria dos espectadores e pode facilmente magoar ou condenar outras pessoas ao ostracismo. Embora as séries de TV dependam desse tipo de humor com muito menos frequência, ele deve ser interrompido completamente.

3 A “moleca”

Aquele programa dos anos 70; Como conheci sua mãe

Eric (Topher Grace) com o braço desajeitadamente em volta de Donna (Laura Prepon) no episódio piloto do programa dos anos 70

aquele programa dos anos 70 TV-14 Comedy Sitcom

Data de lançamento 23 de agosto de 1998 Elenco Topher Grace, Mila Kunis, Ashton Kutcher, Mark Brazill, Laura Prepon, Wilmer Valderrama, Debra Jo Rupp, Kurtwood Smith Temporadas 8 Escritores Mark Brazill, Bonnie Turner, Terry Turner Serviço(s) de streaming Hulu Showrunner Gregg Mettler

Vários dos piores infratores dos tropos das comédias se resumem ao sexismo, tanto nas piadas externas quanto na caracterização interna dos papéis femininos na tela. Um tropo popular para personagens femininas é fazer com que elas sejam uma “garota masculina” que se abstém dos interesses e características femininas “tradicionais” que as tornariam indesejáveis ​​para seus interesses amorosos masculinos. Esse estereótipo é prejudicial por vários motivos, pois atribui valor a viver de acordo com os padrões do olhar masculino e frequentemente coloca as personagens femininas de um programa umas contra as outras.

Uma imagem dividida de Robin sentada no sofá de Ted e ela tomando uma bebida no McLaren's em How I Met Your Mother

Relacionado Como eu conheci sua mãe: 5 maneiras pelas quais Robin quebra limites (e 4 maneiras pelas quais ela não quebra) Embora Robin tenha se conformado com alguns estereótipos em Como eu conheci sua mãe, houve várias maneiras pelas quais ela conseguiu quebrar limites.

doisDesenvolvimento regressivo de caráter, também conhecido como Flanderização

Amigos; Comunidade

Joey (Matt LeBlanc) parece chocado depois de descobrir a verdade sobre Chandler e Monica em Friends

Muitos personagens de TV foram Flanderizados de forma irreconhecível, o que significa que passaram de indivíduos completos a caricaturas de como foram escritos. O termo vem de Flanders, dos Simpsons, que começou como um vizinho normal que ia à igreja e seguia os ensinamentos religiosos, para se tornar um evangelista intenso como sua única característica definidora. Muitas comédias caíram nesse buraco específico, como Joey (Matt LeBlanc) em Friends e Pierce (Chevy Chase) em Community.

Joey começou como um cara normal que interpretava mal as situações para alívio cômico e não era o mais inteligente do grupo. No entanto, isso rapidamente evoluiu para uma regressão de sua inteligência a ponto de ele precisar que tudo lhe fosse explicado e perdeu todos os seus traços definidores. Tal como acontece com Pierce, que sempre foi uma figura no programa que apresentava diálogos divisivos e atrevidos, mas tornou-se totalmente ofensivo no final de seu tempo no programa. Esta foi uma jogada estranha para Community, um programa que normalmente tentava subverter tropos.

1 Identidades LGBTQ+ jogadas para rir

Amigos; Como conheci sua mãe

Somente nos últimos anos a comunidade LGBTQ+ foi reconhecida e respeitada pelas sitcoms e pela mídia em geral, em vez de ser usada como piada. Porém, demorou muitos anos para chegar a esse ponto, tendo diversidade nos relacionamentos amorosos mostrados na tela e levados a sério. Embora todas as pessoas de género e orientação sexual marginalizadas tenham sido sujeitas a preconceitos nestes programas, as relações lésbicas têm enfrentado um desprezo particular. Referido como uma fantasia ou fetiche dos homens heterossexuais da série, é um sintoma não apenas de homofobia, mas de sexismo subjacente na estrutura de um programa.