11 coisas com as quais nenhum filme do Superman pode concordar

Imagem dividida de Christopher Reeve como Sueprman e Henry Cavill como Superman em Batman v Superman: Dawn of Justice

Embora o herói seja inegavelmente uma das figuras mais icônicas da cultura pop, há certas ideias com as quais nenhum filme do Superman parece concordar. O status do Superman como talvez o super-herói mais importante do mundo é inegável, e essa honra se estende ao mundo do cinema. Assim como suas histórias ajudaram a criar o meio dos quadrinhos, os melhores filmes do Super-Homem ajudaram a elevar o gênero de super-heróis e ampliar seu apelo popular. Como Superman apareceu em muitos filmes ao longo de sua longa história, há uma série de ideias sobre o personagem que nem sempre são consistentes.

Com tantas histórias diferentes de tantas épocas diferentes, não é de admirar que as ideias sobre a melhor forma de dar vida ao Superman na tela grande tenham mudado ao longo dos anos. Para cada novo ator que interpreta o Superman ou para cada novo diretor que lida com sua história, existem novas noções sobre elementos de seu personagem ou história. Essas discrepâncias podem muito bem ser uma parte importante da narrativa criativa, mas também fazem parecer que diferentes filmes simplesmente não conseguem concordar sobre o personagem. Com isso em mente, aqui estão 11 coisas com as quais os filmes do Superman parecem não concordar.

Relacionado Todos os filmes do Superman classificados dos piores aos melhores Os filmes do Superman mostraram o melhor e o pior que o gênero de super-heróis tem a oferecer. Vamos classificar todos os lançamentos teatrais do Homem de Aço.

11 Qual é a aparência de Krypton

O planeta do Superman teve muitos olhares próximos

Um dos elementos mais importantes da história do Superman está em sua origem, já que a destruição de seu planeta natal, Krypton, tem um enorme impacto no papel que ele desempenha na Terra. Embora a maioria dos filmes do Superman concordem nesse ponto, eles nem sempre conseguem concordar sobre como era exatamente Krypton. Filmes como Superman, de 1978, de Richard Donner, imaginaram-no como um mundo feito de grandes cristais, enquanto Superman – O Retorno implicava que era muito mais rochoso. Man of Steel descreveu-o como mais verdejante e geograficamente diversificado, destacando que nenhum filme do Superman pode concordar sobre a aparência real de Krypton.

10 Onde exatamente Metrópolis está localizada

A localização da cidade fictícia do Superman não é consistente

Motor mundial atacando Metropolis em Man of Steel

Ao longo dos anos, surgiram muitas versões de Metrópolis, cidade onde reside o Super-Homem, apresentadas em diversos filmes. É sempre uma cidade tão grande e vibrante quanto o próprio nome indica, mas nenhum filme do Superman parece concordar sobre onde exatamente ela está. Muitos filmes sugerem que é uma cidade costeira, já que barcos e docas costumam aparecer fortemente, mas outros insinuam fortemente que é a cidade mais próxima de Smallville, que fica no estado sem litoral do Kansas. Exatamente onde Metropolis existe no mundo não está totalmente claro, e diferentes filmes do Superman também têm ideias muito diferentes sobre isso.

9As motivações dos vilões do super-homem

Por que os vilões do Superman fazem o que fazem está sempre mudando

Superman enfrentou uma série de vilões ao longo de sua gestão como herói, e vários deles também chegaram às telonas. No entanto, os filmes do Superman sempre parecem discordar sobre a natureza das motivações de seus vilões, especialmente quando adaptam o mesmo vilão para uma nova história. Por exemplo, Lex Luthor às vezes é alimentado pela ganância e outras vezes pelo ódio pelo Super-Homem ou por algum instinto mais básico de exercer controle sobre os outros. O General Zod às vezes espera conquistar e outros simplesmente destruir, destacando que os filmes do Superman nem sempre sabem ao certo por que seus vilões agem daquela maneira.

8Como Jonathan Kent morreu

As diversas mortes do pai de Clark Kent são partes cruciais de sua história

Jonathan Kent, de Kevin Costner, sacrifica sua vida por Clark em Man of Steel

Na maioria das histórias, outro momento decisivo da origem do Superman é a morte de seu pai adotivo, Jonathan Kent. Infelizmente, diferentes filmes do Superman têm idéias diferentes sobre como exatamente isso aconteceu, às vezes sendo o resultado de um ataque cardíaco e do Homem de Aço afirmando que ele se sacrificou em um tornado para proteger o segredo de Clark. Considerando o vasto abismo tonal entre as duas mortes e suas implicações para a própria história do Super-Homem, fica claro que as diferentes ideias dos filmes sobre a morte de Jonathan Kent são o resultado de visões distintas para a história do herói.

7A fantasia do Superman geralmente não possui recursos importantes

Nenhum filme do Superman concorda com um traje específico

A estética geral do Superman está bem estabelecida, e a maioria dos filmes faz muito pouco para mudar as características principais do traje do herói. No entanto, a experimentação em diferentes filmes fez com que elementos-chave de seu traje passassem por algumas mudanças, indicando que diferentes cineastas têm suas próprias ideias sobre como seu traje deveria ser. Por exemplo, o Superman de Henry Cavill não usava a tradicional cueca vermelha em seu traje, e filmes posteriores também o viram vestindo um terno preto. Aparentemente, em nome da inovação, parece que os filmes do Superman nem sempre concordam com o traje clássico do personagem.

6 Código Moral do Super-Homem

As regras do Homem de Aço estão sempre mudando

Zod (Michael Shannon) após ser morto pelo Superman em Homem de Aço

Como o principal herói do Universo DC, Superman é um líder e um exemplo brilhante de um ser de moral inabalável. Infelizmente, diferentes filmes nem sempre concordam sobre a natureza exata dessa moral, levando a uma variedade de ideias sobre a posição do Super-Homem sobre vários tópicos. Embora o herói geralmente seja mostrado fazendo tudo o que pode para evitar a perda de vidas, Man of Steel o mostrou matando Zod para proteger a Terra. Se o Super-Homem deve ou não matar seus vilões, em última análise, é uma questão de moral, e diferentes filmes têm opiniões conflitantes sobre o quão apropriado isso é.

5Lex Luthor muda drasticamente de uma continuidade para outra

O icônico vilão do Superman é frequentemente reescrito para se adequar a uma nova narrativa

Lex Luthor planeja a criação do Dia do Juízo Final em Batman v Superman

Nenhuma história do Superman estaria completa sem uma iteração do arquiinimigo do herói, o que significa que houve tantas versões live-action de Lex Luthor quanto do Superman. No entanto, não há dois filmes do Superman que pareçam concordar com um estilo específico de personagem para Lex, resultando em grandes mudanças em sua personalidade em diferentes continuidades. O Luthor de Gene Hackman era um criminoso brilhante, mas violento, enquanto o de Kevin Spacey era mais um vigarista conivente, e o de Jesse Eisenberg era um xenófobo maníaco. Isso simplesmente faz parecer que os filmes do Superman não conseguem concordar sobre a melhor maneira de abordar o personagem de Luthor.

4Se o mundo realmente ama o Superman

A Terra não consegue se decidir sobre o Kryptoniano

Cena do Dia dos Mortos do Superman em Batman v Superman Dawn of Justice

Outro ponto extremamente inconsistente nos filmes do Superman é a maneira como os cidadãos da Terra reagem ao herói kryptoniano. Em muitas histórias, eles o reverenciam à luz de seu heroísmo inabalável, mas em outras, são desconfiados ou totalmente hostis em relação a ele. Os diferentes elementos narrativos que essas ideias trazem para uma história proporcionam desenvolvimentos interessantes, especialmente quando se trata de explorar o próprio personagem do herói. Mesmo que o resultado dessas ideias conflitantes seja em grande parte bom, os filmes do Super-Homem ainda não conseguem concordar se a Terra o ama ou o teme.

3 Se Lois Lane deveria saber o segredo de Clark

Clark nem sempre confia completamente em Lois

Superman de Henry Cavill e Lois de Amy Adams prestes a se beijar no final de Homem de Aço

Além do próprio Superman, talvez o personagem mais importante em qualquer filme do Superman seja Lois Lane. Houve várias versões de Lois Lane sobre o passado cinematográfico do herói, mas há uma divisão clara entre aqueles que conhecem o super segredo de Clark Kent e aqueles que não conhecem. Se Lois sabe ou não que Clark Kent é o Superman muda de filme para filme, com o conhecimento dela de sua dupla identidade não sendo uma parte essencial do mito, mas sim uma adição interessante. Pode não importar no grande esquema das coisas, mas diferentes filmes do Super-Homem não podem concordar de qualquer maneira.

doisA forma como a criptonita afeta o Super-Homem varia muito

A fraqueza do Superman nem sempre é intransponível

Henry Cavill Superman incapacitado por criptonita em Batman V Superman

A fraqueza mais famosa do Superman, a criptonita, aparece na maioria dos filmes modernos do Superman de uma forma ou de outra. Apesar da substância ser um dos pilares de suas histórias, os filmes do Super-Homem parecem nunca concordar sobre uma maneira consistente como isso afeta o herói. Em algumas histórias, isso o incapacita completamente, enquanto em outras, causa-lhe dor física. Em alguns, ele começa a sentir náuseas e, em outros, a criptonita ameaça matá-lo imediatamente. Exatamente o quanto as peças radioativas de seu mundo natal podem machucá-lo é uma incógnita, já que nem os filmes parecem saber.

1Os tons variados de filmes diferentes são chocantes

Diferentes diretores têm ideias diferentes sobre o melhor tom para um filme do Superman

Henry Cavill faz topless como Clark Kent em Homem de Aço

Como os filmes do DCEU introduziram um Superman muito diferente, ficou claro que diferentes filmes com o herói apresentam tons incrivelmente diferentes. Os primeiros filmes feitos por Richard Donner no final dos anos 1970 e início dos anos 80 tinham um tom muito mais alegre, com assuntos apenas um pouco mais sérios. O Homem de Aço de Zack Snyder era muito mais sombrio, examinando um lado mais sombrio do herói e de sua história. Os tons variados de diferentes filmes são especialmente chocantes quando considerados lado a lado, tornando-se a maior questão sobre a qual nenhum filme do Superman pode concordar.