10 programas de TV que desfizeram temporadas de crescimento de personagens em seus episódios finais

Emilia Clarke como Daenerys Targaryen de Game of Thrones e Josh Radnor como Ted Mosby de How I Met Your Mother

Mesmo os programas de TV de maior sucesso podem cair na armadilha de encerrar os arcos da história dos personagens da maneira mais horrível possível e anular qualquer crescimento que tenham tido ao longo das temporadas. A controvérsia final de How I Met Your Mother pode ter sido impossível de evitar, mas isso não foi desculpa suficiente para as histórias do final que faziam pouco sentido e reverteram alguns dos personagens aos seus pontos de partida. Infelizmente, How I Met Your Mother está longe de ser a única série que cometeu um erro tão grave com seu próprio final.

Embora o maior erro das sitcoms seja muitas vezes escolher o casal errado no final do jogo, programas de outros gêneros tendem a condenar seus personagens a destinos muito piores. Game of Thrones teve um ótimo começo, seguido por uma sequência constante de sete anos, mas a série deixou cair a bola na 8ª temporada com a maioria de suas histórias – o final de Game of Thrones continua sendo um exemplo de como personagens incríveis podem ser demolido em questão de minutos. O crescimento do personagem é importante, mas apenas se for consistente do começo ao fim, e isso tem se mostrado um desafio para muitos programas.

Samantha, Carrie, Miranda e Charlotte de Sex and the City e Caroline e Klaus de The Vampire Diaries

Relacionados 9 finais alternativos de programas de TV que teriam sido melhores do que o que obtivemos Nem todo programa tem a sorte de receber uma despedida adequada, e séries como Sex and the City e The Originals foram privadas de bons finais.

10 Como conheci sua mãe

“Last Forever” (temporada 9, episódios 23–24) Fechar How I Met Your Mother

Elenco Josh Radnor, Jason Segel, Cobie Smulders, Neil Patrick Harris, Alyson Hannigan, Bob Saget Temporadas 9

O final de How I Met Your Mother, “Last Forever”, estava tão fora de linha que considerou seu próprio título totalmente sem sentido. O relacionamento de Barney e Robin foi se desenvolvendo ao longo da série, e a 9ª temporada se concentrou exclusivamente no fim de semana do casamento, apenas para eles se divorciarem três anos depois. Barney se tornou a melhor versão de si mesmo por causa de Robin, mas o final o reduziu a nada – ele voltou aos velhos tempos até que sua filha nasceu. O fato de Tracy ter sido morta impiedosamente para que Ted e Robin acabassem juntos foi ainda mais irritante.

9 Guerra dos Tronos

“O Trono de Ferro” (8ª temporada, episódio 6)

Daenerys Targaryen e Jon Snow se abraçando no final da série Game of Thrones

A Guerra dos Tronos

Elenco Emilia Clarke, Lena Headey, Richard Madden, Michelle Fairley, Kit Harington, Maisie Williams, Alfie Allen, Peter Dinklage Temporadas 8

Daenerys e Jon foram facilmente dois dos personagens mais queridos de Game of Thrones. Eles tiveram o maior desenvolvimento ao longo do show, e tudo isso foi destruído em “O Trono de Ferro”. Daenerys se tornou uma assassina lunática sem motivo e no espaço de algumas horas. Jon, seu aliado mais confiável, foi quem a matou, o que foi seguido por seu exílio na Patrulha da Noite. Ambos os personagens mereciam finais muito melhores que completassem o círculo de suas histórias, em vez de mandá-los de volta à estaca zero ou pior.

8 Casa, MD

“Everybody Dies” (temporada 8, episódio 22)

House e Wilson andando de bicicleta em casa, final do MD

Casa, MD

Elenco Olivia Wilde, Jesse Spencer, Lisa Edelstein Temporada 8

Gregory House não teve muitos momentos de crescimento ao longo da série, mas aprendeu lições ocasionalmente. Na 8ª temporada de House, MD, House era um pouco menos egoísta e um pouco mais compreensivo do conceito de consequências, especialmente depois de dirigir seu carro até a sala de estar de sua ex-namorada, o que levou Cuddy a deixar House, MD após a 7ª temporada. Tudo isso desapareceu completamente no final da série, “Everybody Dies”, quando House fingiu sua própria morte para passar os últimos meses de Wilson juntos, levando as pessoas que o amavam a acreditar que ele havia partido.

7 amigos

“The Last One” (temporada 10, episódios 17–18) Amigos próximos

Elenco Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry, David Schwimmer Temporada 10

O final de Friends foi comovente e emocionante, pois proporcionou uma conclusão satisfatória para a maioria dos personagens, mas Rachel não era um deles. Depois de uma década de um relacionamento tóxico do tipo “eles não querem” com Ross, que atrapalhou seu desenvolvimento profissional e sua vida pessoal, Rachel desistiu de uma grande oportunidade de emprego e aceitou Ross de volta. Eles tentaram resolver as coisas tantas vezes e não tiveram sucesso, então permanece um mistério por que Rachel decidiu que desta vez seria diferente. Vê-la arriscar tudo por Ross novamente em “The Last One” foi a verdadeira tragédia do show.

6Gilmore Girls: um ano na vida

“Outono” (temporada 1, episódio 4)

Rory contando a Lorelai que está grávida em Gilmore Girls: um ano na vida

Gilmore Girls: um ano na vida

Elenco Lauren Graham, Alexis Bledel, Scott Patterson, Aris Alvarado, Sean Gunn, Frank Gallegos, Keiko Agena, Matt Czuchry, Yanic Truesdale, Kelly Bishop Temporada 1

Rory nunca foi a personagem mais simpática de Gilmore Girls, mas ela teve seus momentos. No programa original, Rory cometeu o erro de dormir com um homem casado e aparentemente aprendeu a lição. Gilmore Girls: A Year in the Life demonstrou que ela não tinha feito isso, pois teve um caso com Logan enquanto ele estava noivo e ela tinha um namorado. Esse desastre explodiu na cara de Rory no final, “Fall”, quando ela descobriu que estava grávida, e Logan era supostamente o pai do bebê de Rory. As temporadas de desenvolvimento do personagem foram jogadas pela janela.

5 Os Diários de um Vampiro

“I Was Feeling Epic” (temporada 8, episódio 16)

Stefan e Damon abraçados com lágrimas nos olhos no final da série The Vampire Diaries

Diários de um vampiro

Elenco Nina Dobrev, Ian Somerhalder, Steven R. McQueen, Paul Wesley, Kat Graham, Michael Trevino, Michael Malarkey, Zach Roerig, Candice King, Matthew Davis Temporadas 8

O triângulo amoroso de The Vampire Diaries ficou cansativo rapidamente, e foi um alívio quando Stefan finalmente deixou Elena e seguiu em frente com sua vida. O relacionamento de Stefan e Caroline nas temporadas posteriores foi uma alternativa muito melhor ao triângulo amoroso. No penúltimo episódio, os dois se casaram, e no final, “I Was Feeling Epic”, Stefan se sacrificou para trancar Katherine no inferno. Stefan tinha acabado de encontrar a felicidade com Caroline e fez seus votos, e ele certamente não teve que desistir de sua vida pela felicidade de Elena e deixar sua própria esposa viúva.

4 Sobrenatural

“Carry On” (temporada 15, episódio 20) Fechar Supernatural

Elenco Jensen Ackles, Misha Collins, Jim Beaver, Jared Padalecki, Katie Cassidy, Lauren Cohan, Mark A. Sheppard, Mark Pellegrino, Alexander Calvert Temporadas 15

O final de Supernatural, “Carry On”, pareceu desanimador por causa do arco de história maltratado de Dean. Certa vez, Dean acreditou que iria lutar, como a maioria dos caçadores fazia, mas nas temporadas posteriores, ele passou a experimentar a alegria e a paz que uma família poderia lhe dar, especialmente durante seu tempo com Lisa e Ben. Dean passou tanto tempo salvando o mundo, e ele deveria ter conseguido uma despedida adequada para uma vida livre de caça. Morrer como um caçador não fazia sentido para Dean, já que ele não era a mesma pessoa que era na primeira temporada.

3 Jane, a Virgem

“Capítulo Cem” (temporada 5, episódio 19)

Jane e Rafael em seu casamento no final de Jane the Virgin

Jane a virgem

Elenco Gina Rodriguez, Andrea Navedo, Justin Baldoni, Ivonne Coll, Brett Dier, Jaime Camil Temporada 5

Jane, a Virgem, deu a pior reviravolta de novela imaginável na 5ª temporada, revivendo Michael e causando-lhe amnésia. A história de Michael e Jane foi importante e a morte do primeiro causou impacto. Transformar Michael em cowboy e casá-lo com outra mulher foi um insulto à sua memória. Assim que Rafael descobriu que Michael estava vivo, ele de repente se tornou um filho ciumento e sem confiança no relacionamento dele e de Jane, apesar de ter superado esses problemas anos atrás. No “Capítulo Cem”, Jane se casou com Rafael contra todas as probabilidades e apesar de seu comportamento imaturo.

dois13 razões pelas quais

“Graduação” (temporada 4, episódio 10)

Justin na cama do hospital morrendo no final de 13 Reasons Why

13 razões pelas quais

Elenco Dylan Minnette, Devin Druid, Amy Hargreaves, Miles Heizer, Justin Prentice, Ross Butler, Brandon Flynn, Alisha Boe, Christian Navarro, Katherine Langford Temporadas 4

13 Reasons Why teve muitas histórias estranhas, mas nada foi pior do que o final do show, onde ninguém se comportou como ele mesmo. Depois de anos desenvolvendo o personagem e falando a verdade, Jessica de repente fez as pazes com Bryce, seu estuprador, e até encontrou uma maneira de ser grata a ele por reunir a gangue. No entanto, o pior desenvolvimento da trama em “Graduação” foi a forma como Justin morreu. Ele estava indo incrivelmente bem, expiando seus erros do passado e tentando ser mais responsável. Não há como Justin esconder sua doença e evitar fazer um exame de saúde.

1 skins

“Fogo (Parte 2)” (temporada 7, episódio 2)

Effy e Jake conversando com raiva na 7ª temporada de Skins

Peles

Elenco Nicholas Hoult, Hannah Murray, Larissa Wilson, Joe Dempsie, Mike Bailey, Mitch Hewer, Dev Patel, April Pearson, Kaya Scodelario, Aimee-Ffion Edwards Temporada 1

A 7ª temporada de Skins foi uma grande decepção. Effy foi a personagem que os espectadores conheceram melhor ao longo de quatro temporadas, e ela apareceu na 7ª temporada como uma pessoa completamente diferente. Ela estava finalmente assumindo o controle de sua vida sendo uma adulta responsável, e as coisas estavam começando a melhorar para ela. Do nada, Effy decidiu cometer um crime para progredir na empresa e, ainda por cima, optou por confiar no chefe em uma situação tão delicada. Effy ser mandada para a prisão simplesmente não fazia sentido.