10 linhas clichê de diálogo que filmes e TV precisam parar de usar

Daniel Craig como James Bond e Ken Marino como Capitão Jason 'CJ' Stentley do Brooklyn 99

Embora existam ótimas citações de filmes e TV que são engraçadas mesmo sem contexto, também existem falas que são tão usadas que se torna insuportável ouvi-las completamente. Os clichês nem sempre são uma coisa ruim – eles podem ser benéficos, desde que sejam aplicados com cautela e, em um contexto, dêem um novo significado ou destaquem algo inerentemente divertido. Infelizmente, isso raramente é o caso. Na maioria das vezes, as falas clichês são resultado de uma escrita preguiçosa, que não traz nada de novo para um determinado filme ou série de TV.

Mesmo os filmes e programas mais icônicos são culpados de usar algumas falas previsíveis aqui e ali, por isso é realmente difícil culpar as obras de arte mais medíocres. Freqüentemente, uma frase parece incrível vinda do personagem que a disse originalmente, não importa quantas vezes ele a tenha dito, mas soa cafona ou quase inexpressiva para qualquer outra pessoa. Por exemplo, uma das melhores citações de James Bond, “Bond, James Bond”, ainda dá arrepios se for dita pelo próprio Agente 007, mas se algum outro personagem pegar emprestada uma variação dela, a frase se torna instantaneamente inutilizável.

O Décimo Quarto Doutor de Doctor Who, Ned Stark de Game of Thrones e Joey Tribbiani de Friends

Relacionadas 10 citações de programas de TV que são instantaneamente reconhecíveis As séries de TV são uma rica fonte de falas que se tornaram tão populares que ganharam vida própria – “Como você está?”, de Joey. é um exemplo.

10’Isso vai deixar uma marca.’

Afirmar o óbvio não é mais suficiente. Fechar

“Isso vai deixar uma marca” tem sido usado para apontar o óbvio, geralmente minimizando ou exagerando a situação, ou para adicionar um pouco de humor ao tom do que está acontecendo. Seja qual for o caso, a frase envelheceu e não tem graça há muito tempo. Piadas mais sofisticadas estão na moda e, esperançosamente, essa tendência continuará, acabando com essa citação de uma vez por todas. Não é um desastre quando um personagem diz a frase uma vez, mas para muitos, ela pode rapidamente se tornar um bordão imprudente.

9’Só há uma maneira de descobrir.’

Isso geralmente não é verdade na realidade

Pugsley, Wednesday, e Joel parecem sérios no acampamento Chippewa em Addams Family Values

Um personagem tende a afirmar: “Só há uma maneira de descobrir” ao discutir um plano perigoso que está prestes a ser colocado em ação, logo após outro personagem perguntar se o plano vai funcionar. A fala não acrescenta nada à trama nem ao drama do momento, por isso precisa ser aposentada. O que é mais irritante nisso é que nem parece verdade na maioria dos casos. Qualquer que seja o personagem que acredite ser “o único caminho”, é quase sempre o modo mais estúpido e perigoso de proceder em uma situação.

8’Ele está bem atrás de mim, não está?’

É usado para encobrir insultos

Gracie e Eric no escritório em Miss Simpatia

“Ele está bem atrás de mim, não está?” é suposto ser o alívio cômico final depois que um personagem termina de repreender quem quer que esteja com raiva de brincadeira, e antes de se virar para encarar a mesma pessoa que ouviu cada palavra. A frase não é apenas cansativa demais, mas também costuma ser usada para tornar engraçado ofender alguém pelas costas, o que nunca é. Em casos raros, a citação pode ser utilizada para fins não ofensivos, mas mesmo assim, não cai tão bem quanto o esperado e não provoca risadas.

7’Bond, James Bond.’

Ninguém mais é legal o suficiente para fazer isso. Fechar

James Bond pronunciou algumas falas lendárias e é seu carisma inato que torna a entrega do Agente 007 única. Essa também é a razão pela qual a introdução exclusiva de Bond combina com ele, mas ninguém mais tem chance. A saudação que começa com o sobrenome do personagem e termina com seu nome completo simplesmente não parece certa – em vez disso, parece forçada e cafona, como se a pessoa fosse arrogante o suficiente para se comparar ao melhor agente do Serviço Secreto do mundo. Esperançosamente, quem quer que jogue Bond 26 será capaz de tornar a linha sua mais uma vez.

6’Vamos terminar o que começamos.’

Não é a melhor maneira de encerrar uma conversa estimulante

Dean parece sério em Supernatural

Sob nenhuma circunstância uma boa conversa estimulante deve terminar com “Vamos terminar o que começamos”, pois esta frase é uma receita para o desastre. Sempre que dois ou mais personagens se preparam para uma batalha épica que certamente resultará na morte de alguém, um deles sempre diz esta fala, como que para resumir o perigo atual que enfrentam. Para piorar a situação, a citação nem é verdadeira em metade das ocasiões, porque nem sempre são os personagens em questão que “começam” alguma coisa – são os vilões da história.

5’Não é o que parece.’

Quase sempre é exatamente o que parece

Andy gesticulando perturbadoramente para seu peito mal depilado na virgem de 40 anos

As situações em que “Não é o que parece” é a verdade são poucas e raras, já que a frase é comumente usada por um personagem encontrado em uma posição comprometedora por alguém próximo. Geralmente se refere a ser pego em flagrante por um parceiro. No entanto, a citação também pode permanecer fiel ao seu significado, mas, neste caso, denota uma situação que pretende ser ao mesmo tempo comprometedora – ou pelo menos parecer – e engraçada devido à cadeia de acontecimentos que levou a esse ponto. De qualquer forma, a frase usada demais parece falsa.

4 “Eu voltarei.”

Não tem o mesmo peso se não for dito pelo Terminator Close

Ao contrário da série de filmes de James Bond, a saga O Exterminador do Futuro não sabe onde e quando parar com os ovos de Páscoa e as referências às suas raízes. Embora a linha de assinatura do T-800 no filme original seja legitimamente celebrada pela joia que é, a franquia O Exterminador do Futuro arruinou “Voltarei” em seus episódios subsequentes ao fazê-lo aparecer com muita frequência. Os filmes não estão sozinhos nessa bagunça, já que a frase não parece impressionante para ninguém além do Exterminador do Futuro. Em O Exterminador do Futuro, é de cair o queixo por causa do que vem a seguir, mas sem esse efeito, não passam de palavras vazias.

3’Não faça nada estúpido.’

Quem quer que seja dito passa a fazer o oposto

Bucky Barnes falando e parecendo triste para Steve Rogers em Vingadores: Ultimato

“Não faça nada estúpido” é essencialmente o artifício da trama para apresentar o personagem “estúpido” que está prestes a ignorar o aviso. O personagem que pronuncia a frase parece um pretensioso sabe-tudo, e a pessoa a quem ela está sendo dita geralmente é o arquétipo imaturo do cabeça-dura. Quanto à frase em si, ela é descaradamente usada em demasia, sem nenhum toque criativo oferecido, e a única exceção é a troca emocionante de Steve e Bucky no MCU. Nesse contexto, a linha se torna muito mais significativa do que poderia ser.

dois’Você simplesmente não entende, não é?’

É para ser dramático, mas parece cafona

Andy e Nigel conversando em O Diabo Veste Prada

Se há uma frase ainda mais de mau gosto do que a anterior, é “Você simplesmente não entende, não é?” O contexto da frase pode variar, mas sempre há uma pessoa que fica ofendida, mas não está disposta a se explicar adequadamente, e há também o personagem que simplesmente não “entende”. Outro detalhe importante é dizer a frase no tom de voz mais dramático possível, mas o problema é que nunca soa dramático. No final das contas, a citação é sobre falta de habilidade de comunicação e pessoas que querem brigar sem motivo.

1’Não somos tão diferentes, você e eu.’

As pessoas em questão não poderiam ser mais diferentes

Voldemort segurando a Varinha das Varinhas e parecendo sério em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2

Esse desastre de linha sempre vem de um vilão que está tentando convencer o herói a se juntar ao lado negro, e isso nunca funciona. Não é surpreendente, já que muito poucas pessoas gostam de ouvir que são tão horríveis quanto a pessoa que odeiam de todo o coração. “Não somos tão diferentes, você e eu” é o último recurso do antagonista – é sua tentativa final de apelar para o mal interior do bom personagem. O objetivo é ser identificável e aumentar o drama, mas é principalmente irritante.