10 coisas que nenhum fã de MCU admitirá sobre Loki

Imagem dividida de Tom Hiddleston enquanto Loki sentava no trono de Asgard em Thor: The Dark World e era capturado pela TVA na 1ª temporada de Loki

Embora a jornada de Loki de um vilão padrão a um personagem complexo e amado do MCU tenha sido excelente, há muitas coisas sobre ele que os fãs se recusam a admitir. Introduzido pela primeira vez no início da linha do tempo do filme do MCU em Thor de 2011, Loki é um dos personagens sobreviventes mais antigos da franquia. A jornada que ele empreendeu naquele período fez com que ele passasse por uma grande mudança de personalidade, transformando-se de um vilão conivente em um herói do Multiverso.

Por mais amado que Loki possa ser depois de sua aparição no que é considerado um dos melhores programas de TV do MCU, ele tem seus defeitos. Na verdade, há muitos problemas com a representação do personagem pela Marvel e com a forma como sua história se desenrola, que muitos fãs simplesmente não conseguem reconhecer. Com isso em mente, aqui estão 10 coisas sobre Loki que nenhum fã do MCU admitirá.

Deadpool Kang e Gwen nos filmes da Marvel
Relacionado todos os próximos filmes da Marvel: lista completa das fases 5 e 6 do MCU (e além) Entre a Marvel Studios e a Sony Pictures Entertainment, aqui estão todas as datas de lançamento dos próximos filmes da Marvel e o que sabemos sobre os projetos até agora.

10Loki não é tão complexo quanto parece

Seu arco MCU o tornou menos interessante

Nos primeiros filmes do MCU, Loki foi apresentado como um ladino imprevisível com intenção de caos e controle. As ambições vilãs de Loki foram compensadas por um desejo de aprovação e aceitação de seu pai, e depois distorcidas por sua descoberta posterior de que ele foi adotado quando bebê, quando seus pais Gigantes de Gelo o deixaram para morrer. A caracterização de Loki inicialmente o considerou o vilão mais complexo e moralmente cinzento da franquia.

Por mais excelente que fosse esse status, ele não durou. O arco do personagem de Loki em suas aparições no MCU viu muitas mudanças no ex-vilão, mais notavelmente ele se tornando uma figura mais anti-herói. Ao tornar Loki menos moralmente ambíguo, o MCU também o tornou muito menos interessante, roubando-lhe uma de suas qualidades exclusivamente intrigantes para que ele se adaptasse melhor ao nicho criado para ele por sua própria popularidade.

9Loki se tornou um pobre vilão

O mandato de Loki como vilão foi desastroso

Embora o status de vilão de Loki fizesse dele um personagem interessante, a triste verdade é que ele não era particularmente bom nisso. Atuando como o principal antagonista em Thor de 2011 e Os Vingadores de 2012, Loki já foi considerado o vilão mais proeminente do MCU. Infelizmente, ele foi uma péssima escolha para esse papel na franquia e foi um péssimo vilão em comparação com os heróis que enfrentou.

Em cada encontro com os heróis, Loki parece sair derrotado de uma forma ou de outra. Sua única verdadeira força está em seu poder de enganar, que não funciona com a frequência que ele esperava. Ele tem um pouco mais de sucesso em Os Vingadores, mas mesmo o apoio de Thanos e a posse da Joia da Mente não foram suficientes para dar a Loki vantagem sobre os heróis. Olhando para trás, fica claro que o tempo de Loki como vilão foi um desperdício de seus talentos.

😯 melhor momento de Loki foi dado a uma variante

A demonstração de poder mais triunfante de Loki foi realizada por outra pessoa próxima

A primeira temporada de Loki viu o Deus da Travessura apresentado às infinitas e alucinantes possibilidades do multiverso depois que ele foi capturado pela TVA. Buscando a figura à frente da organização, Loki se vê no Vazio no fim dos tempos, cercado por suas próprias variantes e caçado pela poderosa criatura Alioth. Para chegar à Cidadela no Fim dos Tempos, ele deve distrair Alioth, levando a uma das demonstrações de poder mais impressionantes de Loki no MCU.

No entanto, não é o Loki principal do MCU que consegue o momento triunfante. Em vez disso, é uma de suas variantes, identificada como Classic Loki, interpretada por Richard E. Grant. O clássico Loki evoca uma ilusão extensa de Asgard para afastar Alioth, sacrificando sua vida para ajudar Loki em seu caminho. O fato de o ato mais poderoso e altruísta de Loki nem mesmo ter sido realizado pela própria versão do personagem do MCU descreve como a franquia falhou com ele.

7O sacrifício heróico de Loki realmente realizou seu desejo de vilão

Ser o Deus das histórias dá ao vilão seu final feliz

O final da 2ª temporada de Loki viu o personagem titular realizar seu primeiro verdadeiro ato de heroísmo. Ao perceber que a única maneira de estabilizar o Tear Temporal era sacrificar-se para mantê-lo unido, Loki optou por fazê-lo para proteger o multiverso. Isso transformou Loki no Deus das Histórias, um ser imensamente poderoso com um enorme controle sobre a realidade.

Embora pareça heróico, na verdade é um final bastante conveniente para o ex-vilão. Seus esquemas originais de vilões giravam em torno de obter controle e poder sobre os outros, e seu ato de sacrifício supostamente heróico deu a ele exatamente isso. Embora desistir da vida que teve possa parecer nobre, Loki finalmente conseguiu o que sempre quis: um trono no qual se sentar e se sentir superior, alcançando convenientemente o propósito glorioso que uma vez declarou ser seu destino cumprir.

6Loki deveria ser incrivelmente improvável

Tom Hiddleston salvou Loki da obscuridade

Talvez o aspecto mais negligenciado de Loki como personagem do MCU seja que ele simplesmente não deveria ser nem um pouco simpático. A maioria das ações e palavras de Loki são desagradáveis ​​ou mentiras descaradas, e ele provou várias vezes que mesmo seus familiares mais próximos não deveriam confiar nele. Suas tentativas de manipular e subjugar as pessoas ao seu redor fazem dele um personagem particularmente desagradável e egoísta.

Mesmo assim, a atuação de Tom Hiddleston ainda cria de alguma forma uma sensação de encanto sobre o Deus da Travessura. É impossível não se deixar levar pela energia magnética da performance de Hiddleston, que, combinada com a escrita sonora, fez Loki parecer muito mais matizado do que realmente é. No final das contas, apesar de todas as qualidades desfavoráveis ​​de Loki, o MCU encontrou uma maneira de apresentá-lo como um personagem mais agradável, levando muitos a ignorar suas inúmeras falhas.

5Loki nunca se importou de verdade com sua família

Loki não é tão afetado por suas perdas quanto deveria estar perto

Superficialmente, parte da história de Loki sempre girou em torno de seu desejo de se adaptar e ganhar o amor e o respeito de sua família. É um dos temas centrais de Thor e é mencionado novamente em Os Vingadores antes de ser revisitado em Thor: O Mundo Sombrio e Thor: Ragnarok. No entanto, um aspecto de Loki que é frequentemente ignorado é que, apesar de toda a sua conversa sobre família e aceitação, ele parece se importar muito pouco com aqueles que são supostamente importantes para ele.

Depois de ser indiretamente responsável pela morte de sua mãe Frigga, Loki mostra alguns sinais de tristeza. Após a morte de seu pai, porém, Loki reage muito pouco, mesmo diante do aparecimento de sua irmã há muito perdida. Além do mais, Loki fez várias tentativas de matar Thor e Odin, e arriscou suas vidas várias vezes por meio de seus esquemas, fazendo parecer que ele nunca se importou com eles tanto quanto afirmava.

4O papel principal de Loki na saga do infinito foi sua primeira aparição

O vilão desempenhou um papel aparentemente menor nos primeiros anos da franquia

Embora Loki inicialmente tenha servido como vilão principal na Fase 1 do MCU, ele apareceu em vários filmes que levaram ao culminar da Saga do Infinito. Apesar de seu papel inicial nos planos de Thanos e de ter desempenhado seu papel no exílio de Thor para a Terra, Loki eventualmente ajudou os heróis ao seu redor em suas tentativas de frustrar o Titã Louco. Curiosamente, Loki quase não teve impacto na história da Saga Infinity após os eventos de Os Vingadores.

A história de Thor viu Loki incapaz de ter qualquer impacto duradouro considerável, mas Os Vingadores o viram se unir a Thanos para tentar invadir a Terra. Depois disso, Loki quase não influenciou a história geral do MCU, desempenhando um papel coadjuvante menor que envolveu muito pouco digno de nota. Na verdade, isso pinta Loki como um dos personagens mais inúteis da Saga Infinity, já que sua presença contínua ainda não foi suficiente para ele deixar uma marca em sua história.

3O arco da história de Loki é ruim para o MCU mais amplo

Dar a redenção a Loki faz com que a história do MCU pareça muito legal

Apresentado como um dos personagens mais fascinantes e complicados do MCU, Loki parecia ter muitas promessas nos primeiros dias da franquia. À medida que sua história continuava, essa profundidade percebida não foi explorada de maneira real, mas ele passou por uma mudança significativa de personagem. Eventualmente, Loki se estabeleceu como uma figura heróica no MCU, embora não no sentido tradicional.

O arco MCU de Loki pode parecer satisfatório, mas é ruim para a franquia em geral. Loki passando de vilão a herói é o tipo de mudança que parece forçada e previsível, e o sucesso de Loki irá potencialmente encorajar outros arcos semelhantes. Loki se tornando uma figura menos egoísta rouba da franquia um de seus vilões mais intrigantes e imprevisíveis, fazendo com que não apenas as histórias de Loki, mas todo o MCU pareçam significativamente mais enfadonhos.

doisLoki traindo a morte alterou o que estava em jogo em sua história

A estranha habilidade de Loki para sobreviver torna suas histórias menos interessantes

Um dos aspectos mais comuns das aventuras de Loki no MCU são seus repetidos problemas com a morte. Para um deus, Loki experimenta a mortalidade com muita frequência, com personagens acreditando que ele morreu em inúmeras ocasiões. No final de Thor de 2011, Thor: O Mundo Sombrio de 2013 e novamente em Vingadores: Guerra Infinita, Loki foi aparentemente morto, apenas para retornar por um meio mágico ou outro.

A estranha habilidade de Loki para sobreviver a ferimentos ou eventos aparentemente mortais tem implicações mais amplas para o futuro de seu MCU. Tendo visto Loki morrer tantas vezes, é improvável que o público acredite em uma morte real, tornando-o narrativamente invulnerável e, assim, reduzindo consideravelmente quaisquer riscos potenciais. Por ter um personagem que aparentemente não pode morrer, o MCU mudou o personagem de Loki de uma forma que mina o impacto emocional de quaisquer saídas futuras.

1O “novo” MCU Loki nunca experimentou a maioria de seus melhores momentos

As redefinições da linha do tempo significam que o MCU apagou alguns dos maiores desenvolvimentos de personagens de Loki

Embora a Fase 4 finalmente tenha dado a Loki a chance de brilhar em seu próprio projeto solo, isso veio com uma advertência muitas vezes ignorada. Como Loki foi morto durante os eventos de Vingadores: Guerra Infinita, na verdade é explicado que uma variante de uma realidade ramificada escapou após os eventos de Os Vingadores e foi trazida para a TVA. Isso coloca a versão do personagem de Loki muito mais cedo na linha do tempo, causando um problema muito sutil.

Os eventos de Thor: O Mundo Sombrio, Thor: Ragnarok e Vingadores: Guerra Infinita foram alguns dos mais significativos no desenvolvimento do personagem de Loki, especialmente no que se refere ao seu relacionamento com Thor. A versão do personagem de Loki – o “novo” Loki do MCU – nunca passou por nenhum desses eventos e é efetivamente um personagem totalmente diferente. Remover grande parte da base estabelecida por aparições anteriores faz com que Loki soe um tanto vazio como personagem em seu show solo, já que muito do contexto de sua personalidade foi silenciosamente apagado.

Pôster da 2ª temporada de Loki

Loki onde assistir

*Disponibilidade nos EUA

    transmitir alugar comprar

Não disponível

Não disponível

Não disponível

Elenco Tom Hiddleston, Richard E. Grant, Erika Coleman, Gugu Mbatha-Raw, Sophia Di Martino, Owen Wilson, Wunmi Mosaku, Sasha Lane Data de lançamento 11 de junho de 2021 Temporadas 2 Diretores Kate Herron