Dezesseis pessoas foram resgatadas da montanha em Sociedade da Neve, que conta a história do desastre aéreo nos Andes em 1972, mas oito delas foram deixadas na montanha por mais uma noite após a chegada dos primeiros helicópteros. Dos 45 passageiros do voo 571 da Força Aérea Uruguaia, houve 29 mortes na Sociedade da Neve, durante ou depois do acidente, durante sua estada na Cordilheira dos Andes. O diretor JA Bayona fez de tudo para incluir o máximo de detalhes possível no filme, até mesmo filmando Sociedade da Neve no local do acidente nas montanhas.
Mesmo com sua atenção aos detalhes, algumas coisas tiveram que ser omitidas, pois a Sociedade da Neve deixou de fora o resgate por helicóptero e a dura realidade que o cercava. Oito dos sobreviventes tiveram que passar mais uma noite na montanha por vários motivos. Um dos problemas era que os helicópteros teriam ultrapassado o limite de peso com todos os sobreviventes a bordo. Também houve mau tempo durante o primeiro voo de resgate, impedindo-os de retornar no mesmo dia. Embora o filme mostre todos voando no mesmo dia, oito dos sobreviventes tiveram que estender a tragédia por mais uma noite.
Relacionadas as 10 maiores mudanças que a sociedade da neve faz no desastre do vôo nos Andes em 1972 A verdadeira história da sociedade da neve é quase uma releitura completamente precisa do trágico acidente de avião e da história de sobrevivência nos Andes em 1972, mas há algumas mudanças importantes.
8Alfredo “Pancho” Delgado
Pancho Delgado foi um dos sobreviventes deixados para trás por mais uma noite após a partida do primeiro helicóptero de resgate. Pancho se machucou durante o acidente e não conseguiu se mover durante todo o tempo na montanha. Ele foi o primeiro sobrevivente a explicar por que tiveram que recorrer ao consumo de carne humana durante a coletiva de imprensa após o resgate. Muitos dos sobreviventes tiveram vidas plenas depois da Sociedade da Neve, incluindo Pancho. Mais tarde, ele se casou com sua namorada de longa data e teve quatro filhos com ela, embora seu reencontro com ela tenha sido adiado por mais um dia.
7 Roberto “Bobby” François
Bobby François foi um sobrevivente único porque tinha poucas esperanças de conseguir sair da montanha. Ele caiu em profunda depressão devido às terríveis circunstâncias e não conseguiu ajudar os outros sobreviventes devido ao seu estado mental. Bobby foi um dos sobreviventes que teve que ficar mais um dia, o que certamente não melhorou sua saúde mental. Ele ainda está vivo e trabalha como técnico agrícola com esposa e seis filhos.
6Roy Harley
Roy Harley era um estudante de engenharia e suas habilidades e conhecimentos foram inestimáveis na montanha. Por causa de sua educação, Roy conseguiu consertar tanto o pequeno rádio que informava os sobreviventes sobre os esforços de resgate, quanto o transmissor maior na cauda do avião. Ele também não estava na fuselagem durante a avalanche e foi capaz de cavar no topo da neve para ajudar a resgatar os sobreviventes restantes. Atualmente é casado com a cunhada de Roberto Canessa e têm dois filhos.
5Javier Methol
Javier Methol perdeu sua esposa, Liliana, durante a avalanche do dia 17, quando a neve enterrou os dois com Javier em cima. A morte dela afetou Javier, mas ele conseguiu encontrar o sentido que tirou da tragédia, que foi um momento importante na Sociedade da Neve e ajudou a transmitir o tema do filme. Como afirma no filme, ele levou para casa, para os quatro filhos, o amor intenso que sentia por Liliana. Após o acidente, ele se casou novamente e teve mais quatro filhos antes de morrer em 2015.
4Ramón “Moncho” Sabella
Moncho Sabella não fazia parte do time de rugby do Old Christians Club, mas foi convidado para viajar de avião durante as férias. Por causa disso, ele não conhecia muitos dos outros sobreviventes e ficou muito quieto nos primeiros dias de sobrevivência. Moncho também foi um dos sobreviventes que teve uma participação especial na Sociedade da Neve. Ele só começou a falar sobre sua passagem pelos Andes anos depois e agora tem uma carreira de sucesso nos negócios.
3Adolfo Strauch
Adolfo Strauch era um dos primos Strauch e foi parcialmente responsável por cortar os corpos antes que pudessem ser comidos. Na Sociedade da Neve, Numa explicou que ele e muitos dos outros sobreviventes ficaram extremamente gratos pelo trabalho dos primos, pois assumiram uma tarefa extremamente desagradável e necessária à sua sobrevivência de uma forma que facilitou o consumo da carne. Após o dia extra nos Andes, Adolfo renovou a fé em sua religião e atribuiu a sobrevivência do grupo ao amor de Deus por eles.
Os 10 maiores detalhes relacionados que a Sociedade da Neve deixa de fora da verdadeira história A Sociedade da Neve é considerada muito autêntica em relação ao acidente de avião nos Andes em 1972 e aos relatos de sobreviventes, mas alguns aspectos importantes foram deixados de fora.
2 Antonio “Tintim” Vizintín
Tintin Vizintín foi descrito como um dos jogadores mais fortes do time de rugby e jogou na posição mais atingida. Os outros sobreviventes celebraram a força de Tintim, que os ajudou nos esforços para encontrar uma saída da montanha. Ele acompanhou Nando e Roberto na caminhada em busca de ajuda, carregando uma das mochilas mais pesadas que trouxeram, antes de voltar para ajudar os outros dois a conservar os alimentos para o resto da viagem. Ele também foi um dos últimos sobreviventes a ser resgatado, outra prova de sua força. Ele teve três esposas e dois filhos após seu resgate.
1Gustavo Zerbino
Gustavo Zerbino ajudou Roberto a cuidar das condições médicas dos demais sobreviventes. Ele também fez parte da primeira expedição para a cauda do avião com Numa e queimou os olhos durante a viagem. Em Sociedade da Neve, Gustavo foi o sobrevivente que se recusou a embarcar no helicóptero sem a mala. Isso porque ele havia recolhido cartas e outros pertences pessoais dos passageiros falecidos no acidente e na montanha para lembrá-los. Ele foi um dos últimos sobreviventes a ser resgatado e, depois disso, continuou a jogar rúgbi e mais tarde dirigiu uma empresa química. Ele tinha uma esposa da qual se divorciou mais tarde e quatro filhos.
Os sobreviventes da Sociedade da Neve passaram por uma provação terrível e trágica, mas oito deles tiveram que suportar as duras condições um dia a mais que os demais. Embora o filme seja uma releitura extremamente detalhada e fiel do desastre do voo nos Andes, alguns detalhes tiveram que ser cortados. O resgate no final do filme foi encurtado para manter o tom edificante do filme nas últimas cenas e, embora o resgate tenha sido milagroso, nem todos desceram da montanha ao mesmo tempo.
Diretor da Sociedade da Neve JA Bayona Elenco Matías Recalt, Agustin Pardella, Felipe González Otaño, Luciano Chatton, Valentino Alonso, Francisco Romero, Agustín Berruti, Andy Pruss