Os 10 melhores filmes de Sean Connery, classificados

sean-connery-james-bond-peruca-mentira-convincente

A carreira do lendário ator escocês Sean Connery ficou para sempre associada ao seu papel mais famoso, no entanto, também incluiu muitas outras partes interessantes em uma ampla variedade de gêneros e estilos. Connery trabalhou com muitos diretores aclamados, como Alfred Hitchcock, Brian De Palma e Sidney Lumet, e demonstrou um alcance forte pelo qual muitas vezes não recebe crédito suficiente. A filmografia de Connery estava repleta de clássicos amados, favoritos cult e ramificações interessantes, que o apresentavam como uma verdadeira lenda do cinema.

Sean Connery era mais conhecido como o agente do MI6, James Bond, a quem interpretou em sete filmes diferentes e também ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação de destaque em Os Intocáveis. A última parte da carreira de Connery incluiu filmes de ação adorados, como A Caçada ao Outubro Vermelho e The Rock, que demonstraram o apelo contínuo de seu poder estelar. Embora a última aparição de Connery na tela em A Liga dos Cavalheiros Extraordinários tenha sido uma decepção crítica e logo seguida por sua aposentadoria, a carreira de Connery merecia ser comemorada e foi repleta de muitos papéis notáveis.

10 Highlander (1986)

Sean Connery como Juan Sánchez-Villalobos Ramírez

Highlander Christopher Lambert Sean Connery

Highlander

Data de lançamento 7 de março de 1986 Diretor Russell Mulcahy Elenco Christopher Lambert, Roxanne Hart, Clancy Brown, Sean Connery, Beatie Edney, Alan North Duração 116 minutos

Embora Highlander possa não ser considerado o filme de maior prestígio de Sean Connery, esta clássica aventura de fantasia dos anos 1980 alcançou status de culto e atuou como uma das entradas mais exclusivas e divertidas de sua filmografia. Connery interpretou Juan Sánchez-Villalobos Ramírez, um imoral egípcio que atuou como mentor de Connor MacLeod e lhe ensinou os costumes do Highlander, seres sempre vivos que não podem morrer a menos que sejam decapitados devido a uma energia chamada Quickening. Connery se destacou no papel e voltou para a sequência, sua única reaparição em uma franquia fora de James Bond.

9 Assassinato no Expresso do Oriente (1974)

Sean Connery como Coronel Arbuthnott

Sean Connery como Coronel Arbuthnott

Assassinato no Expresso do Oriente (1974)

Data de lançamento 24 de novembro de 1974 Diretor Sidney Lumet Elenco Albert Finney, Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Sean Connery, Martin Balsam, Jacqueline Bisset, Michael York, Anthony Perkins Duração 128 minutos

A primeira adaptação repleta de estrelas da aclamada história de mistério de Agatha Christie, Assassinato no Expresso do Oriente, contou com um elenco que incluía Sean Connery, Albert Finney, Lauren Bacall, Ingrid Bergman e muitos mais. Um policial clássico, a inclusão de Connery como suspeito no Expresso do Oriente apenas destacou seu poder de estrela na época de seu lançamento, já que o filme atuou como um evento cinematográfico e uma das melhores adaptações de uma história de Christie na tela grande. Connery acrescentou um sentimento de intriga e suspeita a Assassinato no Expresso do Oriente, como o Coronel Arbuthnott, um oficial inglês que voltava da Índia para casa.

8Marnie (1964)

Sean Connery como Mark Rutland

Uma imagem do pôster do filme Marnie com Tippi Hedren e Sean Connery

O thriller psicológico Marnie foi um dos filmes mais perturbadores já feitos pelo diretor Alfred Hitchcock, e seguiu a história de Marnie Edgar, interpretada por Tippi Hedren, e Mark Rutland, interpretado por Sean Connery em uma história de crime, engano e obsessão. Embora a princípio Marnie parecesse ser a vilã da história, roubando quase US$ 10.000 de seu empregador, o personagem de Connery mais tarde chantageou a jovem para um casamento categorizado por controle e agressão sexual implícita. No final, Marnie foi uma história profundamente perturbadora de traumas de infância e um dos papéis mais complexos e desconcertantes de Connery.

7A Colina (1965)

Sean Connery como o policial Joe Roberts

Sean Connery como (ex-sargento-mor) soldado Joe Roberts (Royal Tank Regiment) em The Hill (1965)

Sean Connery saiu de sua zona de conforto para o papel do soldado Joe Roberts no drama prisional da Segunda Guerra Mundial, The Hill. Como soldado enfrentando punição brutal de guardas sádicos em uma prisão militar no Norte da África, Connery jogou contra o tipo e demonstrou que era capaz de interpretar papéis corajosos em total oposição ao charme e estilo de James Bond. Uma produção brutal tanto emocional quanto fisicamente, The Hill foi um filme pesado de prisão e o primeiro de cinco filmes que Connery faria com o diretor Sidney Lumet.

6Os Intocáveis ​​(1987)

Sean Connery como oficial Jim Malone Close

Sean Connery levou para casa o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como o policial Jim Malone no filme de gangster da era da proibição, de Brian DePalma, Os Intocáveis. Um filme profundamente divertido, Connery estrelou ao lado de Kevin Costner como Agente Especial Eliot Ness e Robert De Niro em uma atuação exagerada como Al Capone. Connery foi o coração emocional do filme e interpretou um policial de rua que entrou em uma intensa investigação para derrubar Capone. Um triunfo no final da carreira de Connery, sua vitória no Oscar por Os Intocáveis ​​mostrou, 25 anos depois de interpretar James Bond pela primeira vez, que Connery ainda tinha um grande poder de estrela.

5A Rocha (1996)

Sean Connery como John Patrick Mason fecha a rocha

Data de lançamento 7 de junho de 1996 Diretor Michael Bay Elenco John C. McGinley, Sean Connery, David Morse, Nicolas Cage, Michael Biehn, William Forsythe, Vanessa Marcil, Ed Harris, Tony Todd, John Spencer Tempo de execução 136 minutos

The Rock aproveitou os pontos fortes de Connery como ator e mostrou a união de Connery e Cage como uma combinação perfeita.

Um espetáculo de ação de cair o queixo do diretor Michael Bay, Sean Connery brilhou em The Rock como John Mason, o único homem que escapou de Alcatraz. Uma aventura de alta octanagem que também contou com Nicolas Cage como o oficial do FBI Stanley Goodspeed, The Rock pode ser um dos filmes de guerra modernos mais irrealistas que ainda conseguiu manter o público na ponta da cadeira com a história de um químico e ex-presidiário evitando um grande ataque de mísseis com gás nervoso. The Rock aproveitou os pontos fortes de Connery como ator e mostrou a união de Connery e Cage como uma combinação perfeita.

4A Caçada ao Outubro Vermelho (1990)

Sean Connery como Capitão Marko Ramius

Sean Connery A Caçada ao Outubro Vermelho

Uma incrível história de espionagem submarina baseada em um romance de Tom Clancy e dirigida pelo homem que fez Die Hard John McTiernan, Sean Connery teve uma das melhores atuações de sua carreira em A Caçada ao Outubro Vermelho. Neste thriller da Guerra Fria, Connery interpretou o capitão soviético Mark Ramius desertando para os EUA em um submarino com mísseis. Com atuações comprometidas de todo o elenco, que também incluía Alec Baldwin e Tim Curry, A Caçada ao Outubro Vermelho foi um thriller à moda antiga que manteve a ação em uma aventura inteligente e bem ritmada que manteve o público em dúvida.

3Dr. Não (1962)

Sean Connery como James Bond

James Bond, de Sean Connery, encostado em uma palmeira em Dr.

Dr. Não

Data de lançamento 2 de outubro de 1962 Diretor Terence Young Elenco Sean Connery, Joseph Wiseman Tempo de execução 110 minutos

Como a introdução cinematográfica do espião mais famoso do mundo, Dr. No foi a primeira aventura do agente britânico M16 James Bond, conhecido pelo codinome 007. Connery estrelaria sete filmes de James Bond e seu retrato icônico como o charmoso O espião estabeleceria as bases para todos os atores que mais tarde assumiriam o papel de James Bond. Dr. No foi um sucesso e apresentou Bond investigando um agente desaparecido na Jamaica, apresentou a estética visual icônica da série e deu início à franquia de longa duração com estilo.

doisIndiana Jones e a Última Cruzada (1989)

Sean Connery como Henry Jones, Sr. Close Indiana Jones e a Última Cruzada

Data de lançamento 24 de maio de 1989 Diretor Steven Spielberg Elenco Harrison Ford, Sean Connery, Denholm Elliott, Alison Doody, John Rhys-Davies, Julian Glover Duração 127 minutos

Graças ao seu papel como James Bond, Steven Spielberg escalou Sean Connery para Indiana Jones e a Última Cruzada, Connery interpretou o pai de Indiana Jones, Professor Henry Jones Sr., em uma aventura alegre que atingiu todas as notas certas. Estrelando ao lado de Harrison Ford, Connery era o pai obcecado pelo Santo Graal de Indiana, cuja natureza excêntrica acrescentou um coração cômico à terceira aventura cinematográfica de Indiana. Spielberg supostamente queria que Connery retornasse ao papel de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, mas como Connery já havia se aposentado, ele infelizmente recusou o papel.

1Dedo de Ouro (1964)

Sean Connery como James Bond perto de Dedo de Ouro

Data de lançamento 20 de setembro de 1964 Diretor Guy Hamilton Elenco Sean Connery, Honor Blackman, Gert Fröbe, Shirley Eaton, Tania Mallet, Harold Sakata Duração 112 minutos

A terceira parcela da série James Bond foi a maior conquista de Sean Connery como ator e solidificou o modelo para o avanço da franquia. Goldfinger foi o primeiro filme de James Bond a receber um orçamento alinhado com sua ambição e foi o momento em que o personagem deixou de ser um simples sucesso para se tornar um verdadeiro ícone da cultura pop. Com engenhocas exageradas, humor irônico, a clássica Bond girl Pussy Galore e um vilão obcecado por riqueza, Goldfinger realmente tinha tudo. Goldfinger foi o pico de Bond e a lente através da qual a série e o resto da carreira de Sean Connery foram continuamente medidos.