Várias grandes reviravoltas do material original já estão prestes a acontecer em The Wheel of Time. Graças ao final da 2ª temporada de The Wheel of Time, o cenário está montado para a história da 3ª temporada, que está se preparando para ser o enredo do quarto livro da série. Os minutos finais do final da 2ª temporada posicionam Aiel Waste para servir como o próximo cenário importante nos livros, permitindo que The Wheel of Time passe imediatamente de The Great Hunt para The Shadow Rising.
No episódio, Aviendha identificou Rand como o Car’a’carn, o que significa que os Aiel estão prestes a se tornar parte da jornada de Rand. Nos livros, o Car’a’carn é o herói predito pela profecia que supostamente unirá as tribos Aiel e as trará de volta ao seu lar original. É esse desenvolvimento que permitirá que The Wheel of Time faça a transição para a quarta parcela dos livros Wheel of Time de Robert Jordan, em vez de focar no livro 3, The Dragon Reborn. No entanto, não é a única indicação do que vem a seguir. Vários momentos sugerem o que está por vir, incluindo algumas das reviravoltas que deveriam ser surpresas nos romances.
6Siuan Sanche é acalmada por seus próprios aliados Aes Sedai
Em The Shadow Rising, Siuan é abruptamente removida do poder e silenciada por seu envolvimento na missão secreta de Moiraine para encontrar o Dragão Renascido. A derrota de Siuan nas mãos de Lanfear na 2ª temporada abriu caminho para que o mesmo evento acontecesse no show. Ela provavelmente terá dificuldade em explicar o que aconteceu em Cairhien para as outras Aes Sedai, o que deve levar à revelação da verdade sobre seu conhecimento do Dragão Renascido. Nos livros, foi Elaida quem planejou a queda de Siuan, mas pode ser Liandrin quem segue esse caminho na série, visto que a Irmã Negra já deu a entender o quanto ela quer Siuan fora do tabuleiro.
5Sheriam acaba por ser uma amiga das trevas
Durante grande parte da série, Sheriam Bayaner do Blue Ajah foi considerada uma das “boas” Aes Sedai no mundo da Roda do Tempo. Isso mudou no livro 12, The Gathering Storm, quando Sheriam foi revelada como uma Irmã Negra. A verdadeira lealdade de Sheriam foi exposta aos leitores do livro no Capítulo 25, quando ela recebeu ordens de um Renegado, cuja identidade foi mantida ambígua. A partir daí, Sheriam teve um papel antagônico na série. Havia dicas sutis de sua verdadeira lealdade no início da história, mas os livros tiveram o cuidado de não fazer com que o status de Sheriam como Irmã Negra não fosse muito evidente.
O programa de TV apenas avançou para o segundo livro, mas sua versão de Sheriam já está começando a parecer uma Amiga das Trevas também. Esta possibilidade foi abertamente reconhecida por Verin e seus amigos depois que Sheriam aparentemente mentiu para proteger Liandrin. Não houve confirmação de que Sheriam seja membro do Black Ajah, mas depois dessa evidência, não será um choque se for revelado que a gentil Irmã Azul está ligada a Liandrin e os Renegados.
4Um herói do chifre se torna personagem coadjuvante
Em The Shadow Rising, Perrin conhece uma mulher misteriosa enquanto atravessa o Wolf Dream, que o avisa sobre um lugar chamado Torre de Ghenjei. À medida que a história se desenvolve, fica claro que a mulher em questão não era outra senão Birgitte Silverbow, uma guerreira lendária de séculos passados. Seu nome foi mencionado várias vezes nos livros anteriores a esse momento, mas naturalmente não havia expectativa de que um herói morto há muito tempo aparecesse na narrativa principal. Mesmo assim, tal desenvolvimento que acontecerá na série já provavelmente acontecerá após a chegada de Heroes of the Horn no final da 2ª temporada.
Um personagem que se aproxima da descrição de Birgitte Silverbow foi mostrado entre os antigos guerreiros reunidos por Mat Cauthon quando ele tocou a Trompa de Valere. A inclusão da arqueira loira praticamente confirmou que Birgitte Silverbow existe no cânone da série de TV. Nos livros, ser arrancado de Tel’aran’rhiod por Moghedien é o que atrai Birgitte para as aventuras dos personagens principais. Com a participação especial de Birgitte e as apresentações de Moghedien e Tel’aran’rhiod, The Wheel of Time lançou as bases para Birgitte Silverbow ressurgir como personagem coadjuvante na 3ª temporada.
3Masema se torna um vilão
No final da 2ª temporada de The Wheel of Time, Masema Dagar foi visto como um dos espectadores na multidão olhando para Rand após a derrota de Ishamael. Esta cena serviu como um prenúncio inteligente para o arco do livro de Masema. Ao longo da 2ª temporada, Masema foi pouco mais que um aliado silencioso de Perrin e Loial, mas o material original revela que o papel de Masema vai muito além disso. Depois de testemunhar a luta nas nuvens em Falme, Masema tornou-se um seguidor devoto de Rand. Proclamando-se o Profeta do Dragão, Masema tentou formar um exército de soldados dispostos a apoiar Rand nas lutas que viriam.
Infelizmente, Masema foi longe demais em seus esforços para servir Rand. Ele finalmente passou de herói a fanático religioso. Pessoas que não aceitaram Rand como o Dragão Renascido foram assassinadas a sangue frio por Masema e seus asseclas. No final de sua história, Masema havia se tornado um vilão de pleno direito e inimigo de Perrin.
A vila de Two Rivers é tomada por Whitecloaks
doisVerin se junta ao Black Ajah
Os livros de Jordan, The Wheel of Time, estavam repletos de traições inesperadas de personagens. Um dos maiores foi, sem dúvida, a revelação de The Gathering Storm de que Verin Mathwin era Black Ajah. Afinal, Verin foi alguém que não mediu esforços para ajudar os personagens principais. No entanto, isso foi apenas parte do que tornou esta história tão surpreendente; ela não era apenas uma Irmã Negra, mas essencialmente uma agente dupla. Verin se infiltrou no Black Ajah para trabalhar contra eles e não expôs sua conexão com eles até o momento de sua morte.
O primeiro passo para Verin se tornar um espião Black Ajah foi dado na 2ª temporada de The Wheel of Time, que viu Verin descobrir pistas que apontavam para a existência do Black Ajah dentro da Torre Branca. Verin sabendo deles já na segunda temporada torna ainda mais provável que a personagem tome as mesmas medidas contra eles que sua contraparte no livro.
1Padan Fain assassina amigos e família de Perrin em dois rios
O arco de Perrin em The Shadow Rising gira em torno dele retornando aos Dois Rios quando descobre que sua família foi morta pelos Trollocs nos Dois Rios. Depois de reunir alguns aliados e voltar para casa, Perrin se envolve em um conflito com o vingativo Dain Bornhald, que culpa Perrin pela morte de seu pai. Dain se torna inimigo de Perrin, mas seu verdadeiro inimigo é Padan Fain, que se descobre ser o responsável pelas trágicas mortes de seus familiares.
Os acontecimentos em Two Rivers em The Shadow Rising estão programados para se desenrolar na 3ª temporada, cortesia do final da 2ª temporada. Além de Dain buscar vingança contra Perrin, há também a questão da participação de Fain em tudo isso. Ele estava em Falme e sobreviveu à batalha, o que significa que está próximo dos Whitecloaks após o final da 2ª temporada. Com isso em mente, Fain juntando-se aos Mantos Brancos e rumo aos Dois Rios está a caminho de ser seu próximo enredo em A Roda do Tempo.