As aberturas de anime mais imperdíveis não apenas encantarão o público, mas também criarão um tema musical introdutório tão icônico que os espectadores não suportarão pular a sequência de um minuto e meio se puderem. As aberturas de anime servem como o rosto de uma série, e os estúdios farão de tudo para torná-las uma parte significativa da experiência de visualização.
Naturalmente, tal feito é uma tarefa difícil que envolve habilidades auditivas e visuais que são intensificadas ao máximo. É imprescindível que o clima musical seja representativo do clima da respectiva série de anime, mas suas letras também devem ser relevantes, e o ritmo deve combinar bem com as prévias visuais que servem a maioria das animações de abertura.
Como os temas de abertura são tão importantes, a maioria das produções de animação chega diretamente a artistas japoneses proeminentes para encomendar músicas com o único propósito de ser o tema de abertura de um anime.
Relacionadas 10 melhores aberturas de anime de 2023 2023 apresentou muitas novas aberturas de anime excelentes de franquias convencionais e séries menos conhecidas. Estes são os dez melhores do ano.
10 “Partida” não perde para a repetição
Hunter x Hunter Abertura 1-6 por Ono Masatoshi
O tema de abertura de Hunter x Hunter é aquele que permaneceu durante todos os 148 episódios do popular remake de shonen. Cada novo arco da série produzido pelo estúdio Madhouse e baseado no mangá de Togashi Yoshihiro traz a mesma trilha acompanhada de uma nova sequência de animações para cada arco.
Apesar da repetição, a música, intitulada “Departure”, combina perfeitamente com todas as partes do anime, não permitindo que qualquer sentimento de monotonia chegue aos seus espectadores. Além disso, os temas da música destacam tanto as dificuldades que os personagens principais, Gon, Killua, Kurapika e Leorio enfrentam, quanto os momentos agradáveis passados juntos.
9 “Ficção” pinta um romance vibrante
Wotakoi: Love Is Hard For Otaku Abertura por Sumika
Wotakoi: Love Is Hard For Otaku é um romance cheio de comédia facilmente regravável, produzido pela A-1 Pictures e baseado no web mangá de Fujita, e é perfeitamente complementado por sua fascinante sequência de abertura. A música de abertura, “Fiction” de Sumika, é uma música animada, cheia de técnicas vocais e ornamentações únicas que destacam o anime autoconsciente e sincero que é Wotakoi.
À medida que o anime segue as travessuras do otaku corporativo Momose Narumi, faíscas inesperadas de amor e amizade acendem junto com as letras potentes e o refrão cativante de Sumika. Por fim, a música “Fiction” combina perfeitamente com sua sequência de animação que apresenta os personagens realizando uma adorável dança com movimentos perfeitamente coordenados com o ritmo da música.
Assista no vídeo principal
8’Unravel’ dá um começo estranho, mas arrebatador
Tokyo Ghoul Abertura 1 por TK
Tokyo Ghoul é um anime de fantasia e terror produzido pelo Studio Pierrot baseado no mangá de Ishida Sui que é perfeitamente apresentado pela montanha-russa de emoções que é “Unravel” de TK. A música começa com uma abertura em falsete que acentua os visuais isoladores que retratam o personagem principal, Keneki, sentado em um espaço paradisíaco.
A voz de TK tem um timbre suave, mas angustiante, que atrai os espectadores para uma sensação de gravidade, já que os vocais são intercalados por explosões surpresa de solos da banda que apresentam riffs de guitarra furiosos e movimentos rápidos através dos registros. “Unravel” é possivelmente a melhor escolha para representar a história tumultuada e assustadora de Tokyo Ghoul.
7 “O mundo” inicia batalhas psicológicas
Death Note Abertura 1 por Nightmare
O popular mistério psicológico Death Note, produzido por Madhouse e baseado no mangá de Obata Takeshi e Ohba Tsugumi, é um exemplo máximo de suspense shonen que é retratado primorosamente por seu primeiro tema de abertura intitulado “The World”. Esta música de Nightmare é uma peça de rock de alta energia com elementos de metal que pega a emoção do terror e a infunde em um tema de abertura bastante otimista.
À medida que Death Note segue as complexas batalhas intelectuais de seus personagens, Light, L e até mesmo Ryuk, o shinigami, o aspecto psicológico do anime vem à tona. Combinado com o visual da abertura, “The World” é uma prévia perfeita do que está por vir.
6 “Cores” pintam uma tela explosiva
Code Geass abrindo 1 por Flow
Code Geass é um anime mecha sobrenatural produzido pelo Studio Sunrise e é uma série original dirigida por Taniguchi Gorou que vira de cabeça para baixo os típicos arquétipos de ação shonen. Naturalmente, o primeiro tema de abertura, “Colors” de Flow, é uma música um pouco enganosa que deixa o público animado para aventuras emocionantes, mas não se prepara para as surpresas que o aguardam.
Na verdade, tal omissão de tom é uma combinação perfeita para Code Geass, já que o anime se orgulha de suas reviravoltas sofisticadas na trama e relacionamentos complexos entre personagens. Independentemente disso, “Colors” é uma música boa o suficiente para ser independente, mas é intensificada quando combinada com Code Geass.
5’Hikaru nara’ é transformador com enredo
Your Lie em abril, inauguração 1 da Goose house
Your Lie in April é um anime musical produzido pela A-1 Pictures baseado no mangá de Narakawa Naoshi. Apesar de sua classificação de gênero enganosa, Your Lie in April é muito mais do que um anime alegre do ensino médio ou um simples romance, e o tema de abertura, “Hikaru nara”, introduz secretamente essas reviravoltas sutis.
A abertura imediatamente se tornou a música de uma geração, apresentando harmonias lindas e alegres que proporcionam experiências otimistas antes que toda pretensão seja destruída. À medida que o enredo do anime muda, os tons dramáticos do tema de abertura lentamente vêm à tona, e a música se transforma em uma elegia de tristeza que só pode ansiar por finais felizes.
4’Kyouran Ei, crianças !!’ É um thriller descolado
Noragami Abertura 2 da The Oral Cigarettes
Noragami é um anime de fantasia produzido pelo Studio Bones e baseado no mangá de Adachitoka que dá sabor ao demográfico shonen, não só com foco na mitologia japonesa, mas também com seu thriller de abertura de The Oral Cigarettes.
A música, intitulada “Kyouran Hey Kids!!”, abre a segunda temporada de Noragami e parece que também abre uma porta para um novo mundo. Esta segunda temporada levou o anime, antes sub-representado, ao auge da popularidade, em parte devido à sua sequência de abertura única. Incorporando reviravoltas surpreendentes de gênero com tons jazzísticos, The Oral Cigarettes convida os espectadores a experimentarem a série.
3 “Again” é um clássico inesquecível
Fullmetal Alchemist: Brotherhood Abertura 1 por Yui
Fullmetal Alchemist: Brotherhood é um anime shonen que é frequentemente elogiado como um dos melhores animes de todos os tempos, e a adaptação para anime do Studio Bones do famoso mangá de Arakawa Hiromu não erra ao escolher qualquer uma de suas músicas. Brotherhood não apresenta músicas que não sejam atraentes, da abertura ao final, mas “Again” de Yui é a mais proeminente e memorável.
A voz de Yui apresenta um sentimento de serenidade e nostalgia, apesar de servir como uma primeira introdução à série. Perfeitamente emparelhado com as graves mas belas leis do mundo de Fullmetal Alchemist, “Again” se entrelaça com a trama e os próprios personagens, deixando um pedaço para trás mesmo após mudanças na música de abertura.
dois’Shinzou Wo Sasageyo!’ Tem fãs em posição de sentido
Ataque a Titã Abertura 3 por Linked Horizon
Attack on Titan, produzido pelo Wit Studio e posteriormente pelo MAPPA Studio baseado no mangá de Isayama Hajime, conta uma história rústica de sobrevivência shonen como nenhuma outra, apresentando temas de abertura que nunca decepcionam. Da sua seleção robusta, o Linked Horizon contribuiu fortemente para “Shinzou wo Sasageyo!” se destaca do resto.
Esta música é uma das primeiras herdades do anime e permanece na mente dos fãs mesmo enquanto eles continuam nas lutas finais fascinantes. Linked Horizon combina habilmente letras alemãs e japonesas, acentuando a influência europeia da paisagem da série, criando o icônico grito de guerra que marca a paixão mais elevada que o título descreve como dedicar seu coração.
1’Cruel Angel’s Thesis’ é a abertura definitiva do anime
Abertura de Neon Genesis Evangelion por Takahashi Yoko
Neon Genesis Evangelion é uma série original que sem dúvida mudou o anime para sempre, graças ao trabalho visionário de seu criador e diretor, Hideaki Anno, e também tem uma das melhores aberturas de todos os tempos. “Cruel Angel’s Thesis” é tão grandiosa quanto o título faz parecer, com ritmos desimpedidos e uma melodia que ultrapassa a linha do otimismo e da tragédia.
Esta obra-prima de música há muito se consolidou na história e ainda pode ser ouvida em sessões de karaokê em todo o Japão e até mesmo no mundo. Sua melodia em dó menor, contrastada com influências jazzísticas e ritmo otimista, cria um tema de abertura de muitas facetas que está destinado a nunca sair da mente dos fãs de anime.