Desde que se estabeleceu como uma estrela na década de 1960, Michael Caine apareceu em uma série de filmes excelentes em diversos gêneros. Os primeiros papéis principais de Caine muitas vezes o faziam interpretar um malandro charmoso, o que aumentava sua imagem pública na vanguarda do estilo britânico dos anos 60. Ele usou seu sotaque cockney, marca registrada, para retratar heróis da classe trabalhadora, e sua personalidade gélida serviu-lhe bem como anti-herói em várias travessuras criminais e em thrillers moralmente cinzentos. No entanto, a carreira de Caine passou por várias fases diferentes e ele logo ultrapassou seus limites.
Nas décadas de 1970 e 1980, Caine se reinventou como um poderoso ator dramático, capaz de se destacar ao lado de talentos lendários como Sean Connery, Laurence Olivier, Sidney Poitier e muitos outros. Ele ainda mantinha um senso de humor inexpressivo, e isso viria à tona durante o renascimento de sua carreira no século 21, durante o qual ele se tornou um ator de destaque, trabalhando tanto em comédia quanto em drama. Agora que Michael Caine se aposentou da atuação, sua notável filmografia pode ser apreciada em sua totalidade, e seus melhores filmes ainda estão prontos para serem assistidos novamente.
10O arquivo Ipcress (1965)
Harry Palmer
O Arquivo Ipcress foi um antídoto mais fundamentado para a arrogância dos primeiros filmes de James Bond. Harry Palmer não tem um Aston Martin e um pedido de coquetel exclusivo, porque The Ipcress File está inteiramente preocupado em construir um enredo envolvente. Isso não quer dizer que Michael Caine não exala charme como o estóico espião Harry Palmer – ele absolutamente exala – mas o mundo de The Ipcress File é mais perigoso, mais oblíquo e mais burocrático do que Bond. Aqui está um thriller de espionagem sobre um homem da classe trabalhadora fazendo seu trabalho, em vez de um playboy rico tagarelando em locais exóticos.
9 O Conto de Natal dos Muppets (1992)
Ebenézer Scrooge
Michael Caine é um profissional consumado e traz seu melhor jogo para qualquer atuação, não importa se está atuando ao lado de Laurence Olivier ou Miss Piggy. O Conto de Natal dos Muppets só funciona com a seriedade impassível de Caine, interpretando Ebenezer Scrooge como se estivesse buscando a aprovação de Charles Dickens. Caine sabe como ser engraçado sem ser engraçado e fica no centro da tempestade enquanto os Muppets cantam, dançam e giram ao seu redor. Sua seriedade inerente faz muito trabalho para ele, mas ele ainda vende o final emocional com perfeição.
Relacionado Disney finalmente corrige um erro de canção de natal de Muppet de 30 anos Os fãs de Muppet Christmas Carol agora podem se alegrar quando a música perdida, ‘When Love Is Gone’, finalmente retornou ao filme bem a tempo para as férias.
8 Zulu (1964)
Tenente Gonville Bromhead
Os filmes de guerra britânicos tendem a se concentrar em histórias de heroísmo de qualquer uma das Guerras Mundiais. Em vez disso, Zulu explora a Batalha de Rorke’s Drift na guerra Anglo-Zulu, que agora é vista por muitos como um ato de exagero imperial. No entanto, Zulu não faz nenhuma tentativa de glorificar o Império. O tenente Bromhead e seus companheiros são mostrados como jovens lutando e morrendo por um pedaço de terra a milhares de quilômetros de casa, por razões que nunca são explicadas. O foco está em sua jornada emocional desesperada e na batalha brutal que lhes rouba qualquer individualidade e compaixão.
7O Trabalho Italiano (1969)
Charlie Croker Fechar
Se Going in Style, Now You See Me e King of Thieves servirem de referência, então pode-se deduzir razoavelmente que Michael Caine adora filmes de assalto. Seu crime mais famoso é The Italian Job, que segue um grupo de renegados britânicos roubando um caminhão cheio de ouro em Torino. É repleto de estilo, desde a linda balada orquestral nos créditos de abertura até o final inesquecível de The Italian Job. Os ladrões não combinam com seu ambiente elegante. Eles são um grupo de arruaceiros impetuosos que têm mais em comum com os hooligans do futebol do que com os gentis do tipo Danny Ocean.
6 Educando Rita (1983)
Dr.Frank Bryant
Educar Rita foi um marco importante na jornada de Michael Caine, de mod adorável a ator dramático respeitado. Tanto Caine quanto sua co-estrela Julie Walters receberam indicações ao Oscar por Educando Rita, e sua deliciosa réplica é a chave para o sucesso do filme. Caine interpreta um professor alcoólatra que está cansado das camisas empalhadas da academia, até conhecer uma jovem cabeleireira apaixonada pela educação. Ambos os atores equilibram habilmente os tons cômicos com momentos mais emocionantes, tornando Educating Rita uma espécie de joia esquecida do cinema britânico, mesmo que tenha sido elogiada na época.
5 Pegue Carter (1971)
Jack Carter Fechar
Get Carter é um verdadeiro clássico do filme de gangster, com Michael Caine como Jack Carter em uma sangrenta cruzada de um homem só para vingar a morte de seu irmão. O comportamento inabalável de Carter mal esconde uma ira violenta, da mesma forma que seus ternos elegantes encobrem um bruto desajeitado e gangster. A entonação idiossincrática de Caine faz de Carter um personagem extremamente citável, mesmo em suas interações mais mundanas. A assustadora realidade é que Carter mal muda de assunto, como se seus atos de violência retributiva fossem tão naturais para ele quanto tomar uma bebida em um pub.
4O Cavaleiro das Trevas (2008)
Alfredo Fechar
Michael Caine produz algumas de suas melhores performances quando apoia outras estrelas, e isso é algo que Christopher Nolan usou com pleno efeito em The Prestige, Interstellar e outros. Em O Cavaleiro das Trevas, Caine interpreta o mordomo de longa data de Bruce Wayne, Alfred. Ele é uma figura paterna e um guia moral, mas também é um amigo. A trilogia Cavaleiro das Trevas ainda se mantém, após 15 anos de sucessos de bilheteria intermináveis de super-heróis, como uma obra-prima definidora do gênero. A mistura especializada de ação contundente e caracterização profunda de Christopher Nolan permanece incomparável.
3 canalhas podres e sujos (1988)
Lawrence Jamieson
Dirty Rotten Scoundrels junta Michael Caine e Steve Martin como uma dupla de vigaristas rivais que competem para ver quem consegue roubar US$ 50.000 de uma jovem herdeira. É um dos melhores filmes de Steve Martin e também de Caine, e a dupla cria uma dinâmica cômica maravilhosa. Caine já interpretou um réprobo da classe alta muitas vezes, e a presença brilhantemente boba de Martin é o contraste perfeito para seu tipo de ameaça contida. Dirty Rotten Scoundrels se diverte muito com sua narrativa sinuosa, adequada para seu mundo encantador cheio de bandidos enganadores.
doisGambito (1966)
atormentar
O Trabalho Italiano pode ser o assalto mais famoso de Michael Caine, mas Gambit é o filme superior. Caine estrela como um vigarista elegante que atrai Shirley MacLaine para um emprego porque ela tem uma estranha semelhança com a falecida esposa de um homem rico. Gambit usa uma narrativa dividida brilhante, primeiro mostrando o plano fácil de Harry e depois a realidade hilariamente difícil. MacLaine desempenha seu papel como cúmplice tagarela da classe trabalhadora de Harry com perfeição. Gambit traz uma trama intricada e muitas risadas, e pertence ao debate dos melhores filmes de assalto de todos os tempos.
1O homem que seria rei (1975)
Pêssego Carnehan
Sean Connery é um excelente parceiro de Michael Caine em O Homem que Queria Ser Rei, uma história emocionante sobre dois ex-soldados britânicos que decidem resolver os problemas do Império com as próprias mãos e se tornarem governantes de algumas terras esquecidas no atual Afeganistão. É uma aventura de ação em grande escala, mas há elementos de bom humor na representação de John Huston de dois tolos intitulados que tiveram sucesso por pura e estúpida sorte. No final das contas, a busca dos homens pelo poder corrompe os dois de maneiras diferentes, e uma aventura ambiciosa se transforma em um pesadelo solitário.