10 razões pelas quais o controverso Lex Luthor de Jesse Eisenberg é muito melhor do que você lembra

Jese Eisenberg parece sério como Lex Luthor com uma auréola em seu passado

A opinião de Jesse Eisenberg sobre Lex Luthor em Batman v Superman: Dawn of Justice foi uma abordagem fortemente original que gerou bastante controvérsia no DCEU, embora, retrospectivamente, seu desempenho possa ter recebido reações relativamente duras em alguns aspectos. Deixando crescer longas mechas de cabelo em vez de seguir um visual careca mais cômico, Luthor de Eisenberg estava cheio de vigor e inveja, preparando-o para ser um vilão ideal para o crossover cinematográfico de Zack Snyder. Funcionando como inimigo tanto do Homem de Aço quanto do Cavaleiro das Trevas, a versão indicada ao Oscar do eterno personagem da DC polarizou a crítica e o público.

O próprio Eisenberg parece ter feito as pazes com o papel e sua recepção divisiva. Apesar de uma breve aparição na Liga da Justiça, seus planos de aparecer na linha do tempo dos filmes do DCEU terminaram com James Gunn assumindo o controle criativo da franquia e reiniciando no Universo DC. Com o novo DCU acomodando projetos como Superman: Legacy, Nicholas Hoult se torna o mais recente ator a assumir o lugar de Luthor, com Eisenberg dando ao outro ator o conselho de “não me observe!” quando questionado pela Variety sobre conselhos para o papel do vilão. Apesar das reservas do próprio ator, vale a pena revisitar seu ato que definiu sua carreira.

Todos os filmes do DCEU classificados

Relacionado Cada filme do DCEU classificado do pior para o melhor O DCEU está quase completo após 15 filmes, mas como Aquaman e o Reino Perdido se comparam a filmes como Liga da Justiça e The Flash?

10 O jovem Lex Luthor de Jesse Eisenberg era muito original

Lex-Luthor-em-Batman-v-Superman-Amanhecer-da-Justiça

A maioria das outras versões cinematográficas de Lex Luthor tende a mostrar o empresário e cientista em uma fase um pouco mais antiga da vida. A visão mais jovem de Jesse Eisenberg sobre o personagem era relativamente mais impulsiva e imatura, como fica evidente em suas decisões precipitadas e energia excessivamente zelosa. Aqui estava um Luthor que ainda estava no estágio de formação de sua vilania, permitindo a Eisenberg recriar e reinterpretar o personagem à sua maneira. O filme de Zack Snyder pode ser bastante preciso para certos quadrinhos, mas Eisenberg ainda teve liberdade suficiente para se destacar de todas as outras versões live-action de Luthor.

9Esta versão de Lex Luthor é muito mais imprevisível

Lex Luthor sorrindo e gesticulando com as mãos em Batman v Superman Dawn of Justice

Apresentar Lex Luthor de uma franquia em um filme do Superman torna seu modus operandi mais previsível, com uma tentativa óbvia de enfraquecer o super-herói com criptonita. Mas essas apostas ficam mais intensas, considerando como a estreia de Eisenberg no DCEU também dobrou como um filme do Batman – então os planos de Luthor vão além de apenas imobilizar o Superman. Planejar um duelo entre os heróis titulares, ressuscitar o Dia do Juízo Final com tecnologia kryptoniana e até mesmo bombardear o edifício do Capitólio dos EUA mostra a absoluta imprevisibilidade de suas ações. É inevitável que sejam feitas comparações com um anarquista como o Coringa, mas, ao contrário dele, o Luthor de Eisenberg quase sempre tinha um fim de jogo à vista.

Jesse Eisenberg como Lex Luthor no DCEU

Relacionado A reação BvS de Jesse Eisenberg prova que ele nunca entendeu Lex Luthor Ao falar sobre a reação negativa ao seu desempenho em Lex Luthor, Jesse Eisenberg provou exatamente por que ele foi a escolha errada para o vilão do DCEU.

😯 papel permite que Eisenberg equilibre seu sarcasmo característico com um drama sério

Fechar

Em vez de se ater aos tropos de personagem por excelência de Lex Luthor dos quadrinhos, Eisenberg tornou o papel verdadeiramente seu, misturando sua própria gama dramática. Papéis principais anteriores em comédias como Zombieland e Adventureland provaram que ele tinha um timing cômico impecável, especialmente quando se trata de diálogos sarcásticos e maneirismos físicos inexpressivos. Sugestões desse sarcasmo ficaram evidentes em uma escala mais dramática em sua interpretação de Luthor. Ao mesmo tempo, Eisenberg capturou os múltiplos estados de espírito de Luthor com desvios ocasionais para territórios mais dramáticos, um retorno às suas performances mais sérias em The Social Network e The Double.

7 Zack Snyder revela um lado emocional de Lex Luthor

Jesse Eisenberg como Lex Luthor atrás das grades da cela em Batman v Superman Dawn of Justice

Lex Luthor nem sempre está tramando o mal em Batman v Superman: Dawn of Justice. A maneira como o diretor Zack Snyder imagina o personagem também está enraizada em humanizá-lo ainda mais. Assim, o Luthor de Eisenberg também pode ter seu quinhão de momentos vulneráveis, como fica evidente nas cenas em que ele relembra o relacionamento tenso que compartilhou com um pai rico, mas quase sempre ausente. Sua personalidade pode ser definida por sua crueldade e ambição, mas por trás de tudo isso também existe uma insegurança profunda que muitas vezes pode ser ofuscada em diferentes iterações do vilão.

6 O retrato de Eisenberg traz retornos aos melhores elementos de Lex Luthor de Gene Hackman

Jesse Eisenberg e Gene Hackman como Lex Luthor

A atuação vilã de Gene Hackman nos filmes do Superman liderados por Christopher Reeve continua sendo uma das melhores representações de Lex Luthor. Embora Hackman também tenha dado um toque distinto ao personagem, Eisenberg parece ter emprestado uma página de seu livro enquanto interpretava Luthor do DCEU. Muito parecido com o desempenho de Hackman, Eisenberg esconde os motivos ocultos do antagonista com um charme espirituoso e uma personalidade magnética. O Luthor de Hackman pode ser mais cavalheiresco em sua personalidade, mas a estrela da Rede Social também tem suas próprias maneiras de chamar a atenção sempre que está na sala. O humor estranho que ele evoca é outro excelente retorno para Hackman.

Ator interpretando Lex Luthor (Live-Action)

Filme/série de TV

Lyle Talbot

Homem Átomo vs. Superman

Gene Hackman

Super-Homem, Super-Homem II, Super-Homem IV

Scott James Wells/Sherman Howard

Superboy

John Shea

Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman

Michael Rosenbaum

Smallville

Kevin Spacey

O Retorno do Super-Homem

Jesse Eisenberg

Batman v Superman: A Origem da Justiça, Liga da Justiça

Jon Cryer

Supergirl

Tito Welliver

Titãs

Michael Cudlitz

Superman e Lois

Nicholas Hoult

Super-Homem: Legado

5 O ódio de Lex Luthor pelo Superman está enraizado em um complexo de Deus

Fechar

Embora os críticos que buscam a precisão dos quadrinhos possam achar o Luthor de Eisenberg mais desequilibrado, seus objetivos finais estão em conjunto com o material original. Independentemente do enredo, o que muitas vezes impulsiona os planos de Luthor contra o Super-Homem é sua própria auto-importância e complexo de deus. Com Luthor constantemente se referindo ao Superman como um deus entre os homens, a caracterização de Eisenberg deixou Luthor ainda mais fixado em se tornar ele próprio uma figura messiânica. Ele está convencido de que seu conhecimento excepcional e desejo de poder podem superar um deus, já que “ele não pode ser todo-poderoso”, o que significa que, ao derrubar um deus, Luthor acredita que ele próprio será capaz de se tornar um deus.

A promessa de Lex Luthor do Superman Legacy pode finalmente entregar o que sete filmes falharam

Superman relacionado: a promessa de Lex Luthor do Legacy pode finalmente entregar o que 7 filmes falharam Um novo Lex Luthor aparece em Superman: Legacy de James Gunn – mas quão diferente será o vilão quando comparado aos filmes anteriores do Superman?

4 Lex Luthor do Batman V Superman é um empresário da era moderna

Jesse Eisenberg como Lex Luthor na sede da Lexcorp

Os super-ricos do século XXI já não incluem apenas oligarcas envelhecidos. Com empreendedores de tecnologia relativamente mais jovens, como Mark Zuckerberg e Elon Musk, dominando a indústria global, um Lex Luthor mais jovem como magnata dos negócios faz todo o sentido. Eisenberg já tinha o gostinho de ser um ambicioso milionário da tecnologia, graças à sua vez como Zuckerberg em A Rede Social. Dramatizar esse desempenho em uma tela mais ampla foi algo fácil para Eisenberg em Batman v Superman: Dawn of Justice. Um indivíduo jovem e motivado como seu Luthor assumindo as rédeas da Lexcorp ofereceu possibilidades emocionantes para o mundo do DCEU (para melhor ou para pior).

3Lex Luthor de Eisenberg é um mestre manipulador

Lex Luthor (Jessie Eisenberg), Bruce Wayne (Ben Affleck) e Clark Kent (Henry Cavill) se encontrando em Batman v Superman: Dawn of Justice

Nunca antes Lex Luthor foi tão manipulador como em Batman v Superman: Dawn of Justice. Em vez de ir diretamente contra o Superman, ele o coloca contra o Batman e compensa sua falta de força matando-o durante um Dia do Juízo Final ressuscitado. A maneira como Luthor conquista Wallace Keefe, ex-funcionário da Wayne Enterprises, para seu lado e depois o usa como isca para uma trama maior, revela sua habilidade manipuladora. Ao obter apoio financeiro e político suficiente, ele também tenta impulsionar o discurso público em geral contra os super-heróis (escondendo convenientemente o facto de que as suas próprias ações resultam em danos colaterais).

doisO futuro do Snyderverse deixou muito potencial futuro para Lex Luthor de Eisenberg

Fechar

As consequências de Batman v Superman: Dawn of Justice revelaram que Luthor estava cumprindo pena na prisão de Belle Reeve, raspando o cabelo como seu homólogo dos quadrinhos. O retorno de Luthor na Liga da Justiça o encontrou se unindo ao Exterminador, deixando muito mais potencial destrutivo como supervilão se os filmes de Snyder continuassem. Como sua estreia no DCEU cobriu apenas sua juventude, os próximos episódios da franquia poderiam ter explorado um lado mais velho e corajoso de Luthor, representando uma evolução notável do personagem e mais nuances, diferenciando-o de outras versões mais imutáveis ​​​​do vilão.

Nicholas Hoult como Lex Luthor na arte de IA com Clark Kent no enredo All-Star Superman da DC Comics

Relacionado Por que Nicholas Hoult é melhor como Lex Luthor da DCU do que como Superman Nicholas Hoult foi escalado como Lex Luthor para Superman: Legacy da DCU, apesar do teste para Superman, mas essa escolha é realmente perfeita.

1 Lex de Jesse Eisenberg estava convencido de que é um herói

Jesse Eisenberg como Lex Luthor em um pôster do Batman V Superman

Enquanto muitos Luthors anteriores de ação ao vivo se contentavam em serem vilões astutos e sedentos de poder, a versão de Eisenberg em Batman v Superman: Dawn of Justice estava convencida de que ele poderia realmente salvar o mundo dos deuses e dos super-humanos. Mesmo que suas ações tenham custado vidas humanas (como o edifício do Capitólio), Luthor de Eiseinberg lutou por um mundo “perfeito”, desprovido de quaisquer super-heróis com capa dominados e causadores de danos. Lex Luthor, de Eisenberg, está convencido de que está salvando a humanidade de demônios que ele sente “vindos do céu” (muito parecido com seu adversário kryptoniano), e a exploração desse heroísmo distorcido criou algumas das dimensões mais interessantes do personagem.

Principais datas de lançamento

    Roteiro do Coringa Parte 2 Coringa: Folie a Deux Data de lançamento: 04/10/2024 Capa em quadrinhos do legado do Superman Superman: Data de lançamento do legado: 11/07/2025 Pôster temporário do Batman 2 The Batman – Parte II Data de lançamento: 03/10/2025