10 programas de TV modernos e processuais que redefiniram o gênero

Matt-Smith-como-o-médico-do-médico-que-e-Hugh-Laurie-de-casa

Os programas de TV processuais são alguns dos programas mais populares e duradouros que existem graças às suas narrativas únicas, mas alguns programas conseguiram levar esse formato ainda mais longe. Programas processuais típicos tratam de atividades criminosas, processos judiciais ou dramas médicos. Eles contam uma nova história em cada episódio, o que permite que os espectadores entrem e saiam quando quiserem, sem depender da compreensão de uma história de fundo complexa ou prolixa.

Embora muitos desses programas continuem a tradição de seus antecessores e sigam exatamente as linhas que ditam o que torna um programa processual um programa processual, há alguns que assumem riscos e transcendem o formato. Das histórias alienígenas bizarras que estão envolvidas em cada episódio de Doctor Who, ao enredo misterioso e místico de programas como Lúcifer, os procedimentos modernos foram além do formato rígido que deu origem ao formato e os aplicaram a histórias novas e imaginativas que explore mundos expansivos e elementos fantásticos.

10 Doutor Quem

1963 – 1989, 1996, 2005 – Presente Fechar

Embora Doctor Who possa não se enquadrar no rótulo de “moderno”, o programa se recriou e se adaptou de maneira genial para evoluir com o tempo e se tornar amado por várias gerações. Os primeiros episódios seguiram um formato processual serializado com quatro ou cinco episódios de 20 minutos constituindo uma história, antes que a era moderna passasse a ter episódios de aventura únicos com uma duração mais longa, cerca de 40 minutos cada. A série permite que os espectadores mergulhem em qualquer lugar, desde que a premissa básica seja compreendida.

O Doutor é um alienígena que viaja no tempo e no espaço. Ele tem um carinho especial pelo planeta Terra e seus habitantes, e frequentemente salva o universo de perigos. Cada episódio mostra o médico enfrentando uma ameaça alienígena, algum problema profundamente humano ou conflito interno, geralmente auxiliado por um companheiro. O show é, por definição, processual, embora também acrescente fios de uma narrativa mais ampla ao longo de cada temporada e os fãs sejam premiados por verem mais da história como um todo.

2:07 Logotipo do ScreenRant Jodie Whittaker, Neil Patrick Harris e Paul McGann em Doctor Who

Relacionado Everything Is Canon: Doctor Who resolveu todos os seus problemas de continuidade com uma linha “The Giggle” finalmente deu ao Doctor Who uma solução para a continuidade inconsistente, mas será que o quebra-cabeça do Toymaker será suficiente para interromper as discussões sobre o cânone?

9 O Flash

2014 – 2023

Grant Gustin como Barry Allen em sua base sem máscara em The Flash

The Flash é um programa de TV de super-heróis que segue Barry Allen e seus amigos enquanto eles trabalham para manter Central City protegida de ameaças metahumanas. O programa adota um formato processual com a equipe resolvendo crimes e apreendendo criminosos, com cada episódio normalmente lidando com uma única ameaça criminosa, à medida que a narrativa mais ampla se constrói em segundo plano em direção ao final de cada temporada. Pegar o formato processual do crime e aplicá-lo a uma história de super-heróis funciona surpreendentemente bem, já que a série também traz elementos de comédia e romance.

8 ternos

2011 – 2019

Mike Ross (Patrick J. Adams) e Harvey Specter (Gabriel Macht) sentados no capô de um carro em Suits.

Suits é uma série dramática jurídica que segue Harvey Specter (Gabriel Macht), um advogado que segue as regras de maneira rápida e frouxa, e seu protegido, Mike Ross (Partrick J. Adams), que manipula o sistema para conseguir um emprego de prestígio em um grande escritório de advocacia. A série se afastou dos típicos programas processuais que tinham linhas claras entre os mocinhos e os bandidos, com os principais protagonistas sendo dois personagens muito obscuros. Embora sejam extraordinários e inteligentes, seus métodos não são ortodoxos, e a série parece distinta de outros procedimentos graças a essa disposição de quebrar as regras.

7 Psicológico

2006 – 2014 Fechar

Embora a maioria dos procedimentos esteja interligada com o gênero dramático a ponto de ser frequentemente chamada de “dramas processuais”, Psych decide agitar as coisas com a série focando na comédia. Quando Shawn Spencer (James Roday Rodriguez) convence a força policial local de que possui poderes psíquicos, ele consegue um emprego como consultor especial. Ele e seu amigo Burton Guster (Dulé Hill) então resolvem crimes com sua abordagem única que os leva a aventuras involuntárias que de alguma forma muitas vezes conseguem dar certo.

6iZumbi

2015 – 2019

Liv e Ravi no laboratório em iZombie

Quando Olivia Moore (Rose McIver) se transforma em zumbi, sua vida vira de cabeça para baixo. No entanto, à medida que se adapta ao seu novo modo de vida e encontra formas de satisfazer o seu desejo por inteligência, ela também descobre a sua capacidade única de absorver as memórias e capacidades das pessoas, um talento que é útil para ajudar a polícia a resolver crimes. A partir daí, a série dá uma série de reviravoltas para desvendar um enredo maior, mas na maior parte, funciona como um procedimento criminal, com o detetive estrela sendo um zumbi.

Relacionados os 10 melhores episódios de iZombie (de acordo com a IMDb) iZombie se tornou um dos programas mais populares da CW, mas alguns episódios das cinco temporadas da série são melhores que outros de acordo com a IMDb.

5 Lúcifer

2016 – 2021

Lúcifer e Chloe com o Doutor Martin na 5ª temporada de Lúcifer

O diabo fica entediado com sua posição como governante do Inferno e decide viajar para cima e se entregar ao melhor que a vida tem a oferecer à raça humana na Terra em Lúcifer. A história começa com Lúcifer deixando para trás suas travessuras não supervisionadas e desenvolvendo um grande interesse por uma detetive e seu trabalho na resolução de crimes. Tom Ellis oferece uma atuação incrível como o anjo caído com um bom coração que tem o poder de obrigar os outros a serem honestos ou assustá-los para a vida após a morte, revelando seu rosto demoníaco.

4 Mandril

2007 – 2012

Yvonne Strahovski e Zachary Levi em Chuck.

Chuck estrela Zachary Levi como um homem que luta para descobrir seu futuro quando um velho amigo lhe envia um e-mail misterioso. Como resultado, Chuck carrega em seu cérebro os segredos de todas as principais agências secretas americanas e se torna o ativo mais valioso do governo dos EUA. Chuck se torna parte integrante de uma pequena equipe especializada de agentes que são capazes de interceptar e impedir que crimes graves aconteçam graças às informações na cabeça de Chuck. Espionagem, romance, crime e muito mais, Chuck atinge todas as notas certas para um toque moderno no drama processual.

3 Casa

2004 – 2012 Fechar

Embora muitos procedimentos criminais tendam a ser mais dramáticos, muitos procedimentos médicos tendem para o romance e a comédia. House decididamente afasta o estereótipo com histórias dramáticas e situações médicas tensas que resultam em cada episódio lidando com um caso de vida ou morte. Em vez de aumentar a probabilidade de diagnósticos estranhos que aparecem em dramas médicos padrão muito mais do que é comum na vida real, House prepara o cenário mostrando que House e sua equipe são uma equipe especializada em diagnóstico que só atende pacientes com as características mais incomuns e perigosas. e circunstâncias desafiadoras.

Ao preparar o cenário com essa explicação desde o início, o restante da série é capaz de transmitir facilmente a narrativa de um programa que lida diariamente com doenças raras e potencialmente fatais. A série também se inspira muito nas histórias de Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle, com o personagem titular compartilhando muitos dos mesmos pontos fortes e fracos em ambas as histórias. House é brilhante, técnico e coloca grande parte de seu foco na doença com alguma exploração dos personagens e suas relações entre eles, sem sentir que um domina o outro.

Imagem do episódio piloto de House with Gregory House

Relacionados 7 elementos principais da casa que foram montados na casa piloto é um programa de procedimentos médicos como nenhum outro, mas tem um formato muito distinto que se estabelece desde o primeiro episódio da série.

2 Salto Quântico

1989 – 1993, 2022 – Presente

Ben com Allison no Egito no episódio 8 da 2ª temporada de Quantum Leap

Quantum Leap adota o formato processual criminal padrão e agita as coisas com um homem que é capaz de saltar no tempo. A série original seguiu Sam Beckett (Scott Bakula), que se vê envolvido na vida das pessoas no passado e só consegue seguir em frente depois de ajudar a resolver seus problemas. Cada episódio trata de uma nova aventura em um novo lugar, com novas pessoas para ajudar.

A reinicialização moderna da série começa 30 anos depois, com Ben Song (Raymond Lee) se voluntariando para embarcar neste experimento de salto quântico para descobrir o que aconteceu com o Dr. Sam Beckett e possivelmente trazê-lo de volta. A série sacode o formato usual e adiciona grandes elementos de ficção científica para tornar as coisas interessantes, assim como Doctor Who, mas com uma história mais humana. Há também uma narrativa maior que é mais claramente definida na série moderna, mas as mudanças no tempo e no local mantêm as coisas atualizadas a cada episódio e permitem que os espectadores entrem e saiam.

1 monge

2002 – 2009

Adrian Monk no último caso do Sr. Monk, um filme de monge

Monk é outra série dramática de TV que segue Adrian Monk (Tony Shaloub), um ex-detetive que agora oferece seus serviços à polícia como consultor. A razão pela qual Monk se destaca de outros detetives é devido ao seu transtorno obsessivo-compulsivo, que às vezes pode ser um obstáculo, mas também o torna incrivelmente meticuloso e capaz de detectar detalhes mais sutis que a maioria das outras pessoas não percebe. A série compartilha muitas coisas em comum com programas típicos de crimes processuais, mas analisa mais de perto a saúde mental e o TOC com seus pontos positivos e negativos em uma nova abordagem do gênero.