Existem muitos filmes excelentes ambientados em tempos pré-históricos, todos explorando elementos fascinantes desde os primeiros dias da evolução humana até os primeiros homens. No entanto, os filmes podem não ser a melhor fonte para representações precisas dos tempos pré-históricos. Na tela, a vida pré-histórica é frequentemente retratada com um toque cômico. Alguns até optam por focar em aspectos sensacionais como encontros com dinossauros, como visto em Um milhão de anos a.C., apesar de essas criaturas terem sido extintas muito antes dos primeiros humanos.
Esses cenários pré-históricos geralmente oferecem comentários valiosos sobre questões atuais e sobre a cultura pop. Por exemplo, Early Man usa as palhaçadas da Idade do Bronze para espelhar o insucesso histórico da seleção inglesa de futebol. O fantástico épico 2001: Uma Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick explora a evolução humana e os avanços significativos que a humanidade fez ao longo do tempo, contrastando as ferramentas dos macacos pré-históricos com as conquistas humanas no espaço. Estes filmes e outros provam que, apesar das vastas mudanças ambientais e tecnológicas da humanidade, muitas preocupações e comportamentos humanos permanecem constantes ao longo dos tempos.
10Clã do Urso das Cavernas (1986)
Diretor: Michael Chapman
O Clã do Urso das Cavernas é um filme que explora o surgimento da humanidade, comparando questões modernas, como as estruturas patriarcais modernas, com as lutas da vida pré-histórica. O filme segue uma jovem Cro-Magnon, Ayla, órfã e ferida, que é adotada relutantemente por uma tribo Neandertal. Lutando com diferenças culturais e enfrentando dificuldades, ela desafia as normas, torna-se uma curandeira e caçadora habilidosa e, eventualmente, deixa a tribo, em busca de seu próprio povo com seu filho. Infelizmente, O Clã do Urso das Cavernas não consegue retratar autenticamente as duras realidades do período, apoiando-se fortemente em lentes modernas.
9Viagem do Tempo: A Jornada da Vida (2016)
Diretor: Terrence Malick
Voyage of Time, de Terrence Malick, é um documentário de 2016 e uma exploração visual da criação do universo. Disponível em duas versões, uma versão de 90 minutos narrada por Cate Blanchett e uma versão IMAX mais curta com Brad Pitt, tem como objetivo narrar a história científica da Terra. O filme de Malick, desprovido de atores e com mínima presença humana, apresenta uma impressionante variedade de imagens, desde paisagens cósmicas até detalhes microscópicos, misturando imagens naturais e CGI. No entanto, o filme é mais uma experiência estética e abstrata do que um documentário educativo.
Transmita no Amazon Prime Video.
😯 Bom Dinossauro (2015)
Diretor: Peter Sohn Close The Good Dinosaur PG Family Animation
Data de lançamento 25 de novembro de 2015 Diretor Peter Sohn Elenco Bill Hader, Neil Patrick Harris, Lucas Neff, John Lithgow, Frances McDormand, Judy Greer
The Good Dinosaur se passa em um mundo alternativo onde os dinossauros nunca são extintos e coexistem com os humanos, seguindo uma família de dinossauros que administra uma fazenda e um jovem apatosaurus, Arlo, que faz amizade com um humano. O Bom Dinossauro é uma carta de amor à Era de Ouro de Hollywood, com o objetivo de capturar as paisagens amplas e o espírito de fronteira predominante em muitos filmes de faroeste clássicos. Apesar de algumas cenas visualmente deslumbrantes, o filme luta contra a falta de originalidade, pegando emprestados elementos de contos clássicos como O Livro da Selva e O Rei Leão.
Transmita no Disney+.
7Em Busca do Fogo (1981)
Diretor: Jean-Jacques Annaud
A Busca pelo Fogo, de Jean-Jacques Annaud, é um épico atemporal. Este drama histórico gira em torno de três membros da tribo Cro-Magnon em uma jornada através do país para encontrar fogo depois que o deles for extinto. O filme foca em um dos momentos mais cruciais da civilização humana, a busca pelo controle do fogo. Impressionantemente, Quest for Fire envolve uma linguagem primitiva inventada, criada pelo romancista Anthony Burgess. Em Busca do Fogo é um dos melhores filmes de Jean-Jacques Annaud. Ganhou o prêmio de Melhor Filme no Cesar Awards, o equivalente francês ao Oscar, e também garantiu um Oscar e um BAFTA de Melhor Maquiagem.
Transmita no Amazon Prime Video.
6Homem de Gelo (2017)
Diretor: Félix Randau
O drama de Felix Randau, Iceman, reconstrói de forma imaginativa a vida e a morte de um homem de 5.000 anos encontrado nos Alpes austríacos, preservado no gelo. Segue-se o homem do gelo, interpretado por Jürgen Vogel, que, após encontrar seu assentamento devastado por saqueadores, embarca em uma busca de vingança com um bebê recém-nascido e uma cabra. O filme faz um ótimo trabalho retratando a brutalidade do meio ambiente, do mundo e do ato de vingança. É semelhante a um faroeste de vingança ambientado em tempos pré-históricos. Impressionantemente, o filme tem uma pequena quantidade de diálogos em uma linguagem rética reconstruída, desenvolvida especificamente para o filme por um linguista.
Transmita na Apple TV e Amazon Prime Video.
5Homem Primitivo (2018)
Diretor: Nick Park Close Early Man PG Animation
Data de lançamento 16 de fevereiro de 2018 Diretor Nick Park Elenco Timothy Spall, Tom Hiddleston, Johnny Vegas, Simon Greenall, Richard Ayoade, Gina Yashere, Mark Williams, Maisie Williams, Selina Griffiths
Early Man, uma animação da Aardman Animations, traz a comédia aos tempos pré-históricos. O filme imagina divertidamente um confronto entre simples caçadores-coletores e humanos avançados da Idade do Bronze, com o futebol substituindo a guerra. Situado perto de Manchester, o protagonista do filme, Dug, e sua tribo enfrentam o deslocamento do amante do bronze Lord Nooth. Usando o futebol como campo de batalha, Dug e seus amigos desafiam o time de Nooth para salvar seu vale. O filme é cheio de piadas inteligentes e momentos de pastelão e, em uma homenagem humorística, a cena pós-crédito de Early Man presta homenagem a Um milhão de anos a.C.
Transmita no Amazon Prime Video e Netflix.
4A Era do Gelo (2002)
Diretor: Chris Wedge
A Era do Gelo é um filme de animação familiar de 2002. Ambientado durante uma grande era glacial, a história segue um mamute peludo, um tigre dente-de-sabre e uma preguiça que se unem para devolver um bebê humano aos seus pais. Viajando pela paisagem congelada pré-histórica, a jornada inesperada promove uma amizade única entre a gangue improvável. A Era do Gelo apresenta animação impressionante, humor e uma história comovente sobre laços improváveis. Notavelmente, uma subtrama envolvendo as lutas de uma bolota de esquilo adiciona um humor ainda mais delicioso ao filme.
Transmita no Disney+.
3Três Idades (1923)
Diretores: Edward F. Cline e Buster Keaton
O filme Three Ages, de Buster Keaton, de 1923, foi seu primeiro longa-metragem como escritor, produtor, diretor e estrela. O filme, uma paródia de Intolerância, de DW Griffith, entrelaça habilmente três histórias ambientadas em épocas históricas diferentes, com Keaton competindo contra Wallace Beery pela mesma garota, Margaret Leahy. Notável por seus detalhes pseudo-históricos inventivos e acrobacias ousadas, Three Ages foi bem recebido por seu humor e criatividade. O filme inclui piadas absurdas e notáveis, como um homem das cavernas usando uma pedra como bola de beisebol ou um trenó puxado por cães em uma corrida de carruagem.
Transmita no Amazon Prime Video.
doisUm milhão de anos aC (1966)
Diretor: Don Chaffey
O filme de 1966, Um Milhão de Anos AC, um remake do filme de 1940, ignora completamente a separação de 65 milhões de anos e aproxima dinossauros e humanos. Segue Tumak e Loana, interpretados por John Richardson e a estrela de Hollywood Raquel Welch, em sua jornada em um mundo pré-histórico. O filme apresenta os renomados dinossauros stop-motion de Ray Harryhausen, sendo uma das cenas mais famosas e icônicas do filme uma luta entre um Ceratossauro e um Triceratops. Além disso, o icônico biquíni de pele de Welch tornou-se um símbolo da época.
Transmita na Apple TV e Amazon Prime Video.
1 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)
Diretor: Stanley Kubrick Close 2001: Uma Odisseia no Espaço G Aventura Mistério Ficção Científica
Data de lançamento 2 de abril de 1968 Diretor Stanley Kubrick Elenco Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Daniel Richter, Leonard Rossiter, Margaret Tyzack
2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, um dos filmes mais famosos de todos os tempos, é uma obra-prima visualmente impressionante e profética que explora as viagens espaciais e a evolução humana. O filme combina a vida pré-histórica com o espaço, principalmente no segmento de abertura de 25 minutos de Kubrick em 2001, onde macacos, expulsos de seu bebedouro por rivais, encontram um monólito. Este segmento culmina no corte mais famoso do cinema: um osso que se transforma numa nave espacial, saltando brilhantemente milhões de anos num único plano e simbolizando o alvorecer da humanidade.
Transmita na Apple TV e Amazon Prime Video.