10 monstros revelam que arruinaram completamente os filmes de terror

o-Monstro-Cloverfield-de-Cloverfield-&-(Nicholas-King-as-Bughuul)-de-Sinistro

Os filmes de terror são os melhores quando se aproveitam do medo do desconhecido do público, mas às vezes puxam a cortina para revelar um monstro ridículo que arruína retroativamente toda a boa vontade assustadora que construíram. Os melhores monstros de filmes de terror têm designs arrepiantes e não naturais, dos quais os espectadores têm apenas breves vislumbres, amplificando o fator de susto após a revelação completa de uma criatura perturbada que é tão aterrorizante quanto se imagina. Infelizmente, isso pode ser algo difícil de realizar, e muitos designs de criaturas simplesmente não funcionam em termos de serem genuinamente assustadores.

Freqüentemente, o que os fãs de filmes de terror podem imaginar acaba sendo muito mais assustador do que os próprios filmes podem pagar, com orçamentos apertados limitando muito o quão bem os produtores de terror podem cumprir as promessas de seus filmes. Outras vezes, a atmosfera e a tensão criadas pelos cineastas são arruinadas pela presença de um monstro, sem que nenhum design de criatura seja bom o suficiente para justificar o puxar da cortina para uma entidade singular que está por trás dos sustos versus a mente despedaçada dos protagonistas. Filmes de terror com designs de criaturas fracos seriam melhores se não tivessem nenhum monstro revelado.

9 O Monstro Cloverfield

Cloverfield (2008) Fechar

A campanha publicitária de Cloverfield gerou um dos maiores hype para um filme em meados dos anos 2000, com imagens evocativas de desastres que não apresentavam nenhuma resposta definitiva sobre o que poderia estar causando a destruição. O filme de terror encontrado acabaria revelando que a fonte do caos era simplesmente um monstro gigante, com um design reconhecidamente original. O monstro de Cloverfield é único e bonito, mas foi inegavelmente uma decepção após uma construção tão intensa, e a subsequente trilogia confusa de filmes de Cloverfield não ajudou no legado do filme.

8 A Bruxa de Blair

A Bruxa de Blair (2016) Fechar

O original The Blair Witch Project semeou as sementes para Cloverfield, tanto em termos de essencialmente inventar o gênero de imagens encontradas quanto de criar um ousado burburinho de marketing que convenceu alguns espectadores de que a Bruxa de Blair era real. Embora o primeiro filme soubesse que era melhor não estragar seus sustos ao mostrar a bruxa titular, as sequências não honraram o terror inovador do primeiro filme, com Bruxa de Blair de 2016 dando um vislumbre de uma criatura bruxa magra e cambaleante. Embora o escritor Simon Barret tenha tentado recuar, alegando que a criatura não era a bruxa, o filme certamente a apresenta como tal.

7 O alienígena

Homem vs. (2015)

Alienígena em Homem vs.  (2015)

O esquecido filme de terror de sobrevivência Man vs. teve uma configuração incrível, seguindo uma estrela de TV sobrevivente no estilo Man vs Wild ou Survivorman no meio das filmagens de seu novo programa, completamente sozinho, apenas para ser aterrorizado por uma presença misteriosa. O filme faz um excelente trabalho ao aumentar lentamente a tensão à medida que a entidade da floresta se aproxima do protagonista, Duncan. Tragicamente, toda a narrativa é prejudicada não apenas pelo alienígena CGI sem brilho e de aparência genérica, mas pela revelação de uma invasão de todo o planeta que ocorreu enquanto Duncan estava fora.

6Forma de Aranha de Pennywise

TI (1990) Fechar

Adaptando o infame livro de Stephen King, a duologia original da IT TV fez um ótimo trabalho arrepiando a espinha dos telespectadores com Pennywise de Tim Curry em sua maior parte. Infelizmente, a batalha final contra a antiga criatura, assumindo a forma de uma aranha gigante, deixou muito a desejar. Mesmo que seja fiel ao livro original, a forma final de um ser tão poderoso que faz com que as festas do medo sejam algo que não pareceria deslocado como uma decoração de Halloween é amargamente decepcionante, e tanto a Parte Dois original de TI quanto o O remake de 2019 sofre por isso.

5 A escuridão

Casa na Colina Assombrada (1999)

A Escuridão de House on Haunted Hill 1999

Um remake do thriller de casa mal-assombrada de 1959 com o mesmo nome, House On Haunted Hill mostra uma grande promessa na primeira metade. Seguindo um grupo de estranhos competindo para ver quem consegue durar mais a noite em um manicômio abandonado por um prêmio em dinheiro, as coisas rapidamente saem dos trilhos quando o grupo é trancado lá dentro, sendo lentamente dilacerado pela claustrofobia e brigas internas, bem como a misteriosa aura maligna da casa. Infelizmente, essa aura maligna é personificada como uma criatura fantasma CGI de aparência barata, conhecida como The Darkness, neutralizando completamente qualquer tensão que o filme tenha construído.

4 A Criatura

Hipotermia (2012)

A criatura da Hipotermia 2012

Poucos cenários se prestam ao terror como os ambientes desolados do Ártico, e o filme de terror independente Hipotermia tira o máximo proveito disso. O filme conta a história de uma família que vai pescar no gelo e é atacada por uma criatura anfíbia, exibindo ótimas atuações, química crível e cenas de ação tensas. Infelizmente, tudo isso é prejudicado por um design de criatura imperdoavelmente barato, um traje de borracha dolorosamente óbvio que transforma o que poderia ser um filme de terror sólido em uma comédia ridícula e exagerada.

3 Bagul

Sinistro (2012)

Ethan Hawke e um Demônio em Sinistro

Outrora elogiado como o filme de terror mais assustador cientificamente, Sinistro é um thriller sombrio e atmosférico cujo mistério e atos depravados de violência criam uma panela de pressão de tensão horrível. Enquanto o protagonista do romance policial investiga os horríveis crimes registrados de meras crianças, a presença por trás dos sacrifícios revela ser Bagul, uma divindade babilônica. Em vez de algo mais interessante, a força sobrenatural por trás dos assassinatos, sendo um demônio genérico que mais se parece com um membro da banda Slipknot, foi um final monstruosamente desanimador para uma história de terror emocionante.

doisJason desmascarado

Sexta-feira 13 Parte VIII: Jason Conquista Manhattan (1989)

Sexta-feira 13-Jason-Desmascarado

O primeiro tipo forte e silencioso do subgênero slasher, Jason é um assassino morto-vivo insensível cuja máscara de hóquei é muito mais interessante do que qualquer rosto deformado. Infelizmente, sexta-feira 13, parte VIII: Jason toma Manhattan cometeu o erro de dar aos fãs um vislumbre de Jason sob a máscara, lançando luz sobre um rosto de zumbi bobo e deformado que minou o pouco medo que o personagem cansado ainda tinha para inspirar. A Parte VIII da franquia Sexta-Feira 13 comete muito mais erros do que isso, mas o SFX coxo de Jason foi a cereja do bolo decepcionante.

1 Os Anjos

A Raça Humana (2013)

Anjo de A Raça Humana 2013

A Raça Humana lança seu elenco eclético em um cenário estranho, quando uma força misteriosa sequestra um grupo de estranhos e os força a competir entre si a pé indefinidamente em torno de uma área industrial confinada, matando brutalmente aqueles que ficam para trás ou saem da linha. O senso de mistério do filme evapora quando é revelado que os culpados por trás da raça têm feito a mesma coisa com outras raças alienígenas e recompensam o único sobrevivente humano do filme, colocando-o contra um alienígena parecido com um anjo. A inesquecível e estranha revelação do monstro da Raça Humana deveria cair na infâmia dos filmes de terror.