Muitos livros best-sellers foram adaptados para longas-metragens, mas há alguns filmes que não conseguem alcançar o sucesso de sua base literária. Na indústria de Hollywood, é considerado um risco decidir adaptar certos livros para filmes. O sucesso de uma adaptação de livro para filme depende sempre de sua fidelidade ao material original e de como ele é visto pela crítica e pelo público.
Livros como Harry Potter, Adoráveis Mulheres e O Senhor dos Anéis foram adaptados para filmes aclamados pela crítica que tiveram sucesso financeiro e relativamente fiéis às suas histórias originais. Outros filmes baseados em livros não conseguem corresponder ao material original e são frequentemente rotulados como uma decepção pela crítica e pelo público. Muitos romances best-sellers não funcionaram quando foram transformados em filmes e muitos concordariam que funcionaram melhor como livro.
10Eragon (2006)
Adaptado do romance de 2002 de Christopher Paolini
O primeiro livro de O Ciclo da Herança, de Christopher Paolini, Eragon conta a história de um jovem fazendeiro que descobre um ovo de dragão; quando o ovo eclode e se transforma em um dragão, Eragon toma o dragão como seu animal de estimação. Suas vidas pacíficas são destruídas quando o rei malvado descobre sobre o ovo e decide tomá-lo para si, deixando Eragon e seu novo animal de estimação fugirem de sua cidade natal com um contador de histórias que lhe ensina como montar um dragão. O livro foi elogiado por seu enredo e personagens, e foi listado como um dos livros infantis mais populares do século XXI.
Eragon foi adaptado para um filme em 2006, estrelado por Ed Speelers e Jeremy Irons. Apesar de ter feito sucesso de bilheteria, foi recebido negativamente pela crítica, com alguns descrevendo a história como monótona e as atuações como sem vida. Os planos de adaptar as sequências para filmes foram eventualmente cancelados; entretanto, em 2022, foi anunciado que a Disney iria refazer Eragon como uma série de TV, que espera ter mais sucesso que o filme.
9Os Adoráveis Ossos (2009)
Adaptado do romance de 2002 de Alice Sebold
Indiscutivelmente um dos livros mais sombrios já escritos, The Lovely Bones se concentra em uma jovem, Susie Salmon, que, após ser estuprada e assassinada, zela por sua família do céu. De seu lugar na vida após a morte, Susie observa enquanto sua família luta para aceitar a perda e seu assassino procura sua próxima vítima. O romance foi um best-seller instantâneo, recebendo elogios por misturar tragédia e horror com uma sensação de esperança após a perda.
Peter Jackson, que trabalhou na franquia O Senhor dos Anéis, lançou uma adaptação cinematográfica de The Lovely Bones em 2009. Saoirse Ronan e Stanley Tucci foram muito elogiados por suas atuações, como Susie Salmon e George Harvey, respectivamente. No entanto, The Lovely Bones recebeu uma resposta mista do público, recebendo críticas por omitir os aspectos mais sombrios da história que tornaram o romance interessante; teve apenas um sucesso marginal de bilheteria e foi geralmente considerado sem brilho em comparação com o romance original.
8 Duna (1984)
Adaptado do romance de 1965 de Frank Herbert
O romance de Frank Herbert de 1965, Duna, é frequentemente considerado um dos maiores livros de ficção científica já escritos. Ambientado no futuro, em uma sociedade interestelar, Paul Atreides, de 15 anos, cuja família aceita a administração do planeta Arrakis, o único planeta conhecido por cultivar especiarias que melhoram as habilidades mentais de uma pessoa; a aceitação deles resulta em rivalidade e traição, forçando Paulo a confrontar seu verdadeiro destino. Duna foi um sucesso instantâneo, recebendo cinco romances sequenciais; depois que Herbert morreu em 1986, seu filho Brian escreveu mais 12 histórias adicionais.
Dune é conhecido por ser difícil de adaptar para um filme; o filme de 1984 estrelado por Kyle MacLachlan foi lançado depois de permanecer anos no inferno do desenvolvimento. O filme fracassou com a crítica e o público, perdendo US$ 12 milhões de bilheteria e sendo chamado de vazio e frio em comparação ao romance; o diretor, David Lynch, desde então se distanciou do filme. O remake de 2021, estrelado por Timotheé Chalamet como Paul Atreides, recebeu críticas muito mais fortes do que o filme de 1984.
Duna relacionada: 12 maiores diferenças entre as versões de 2021 e 1984 Denis Villeneuve e David Lynch são conhecidos por seus estilos de direção, então há grandes diferenças entre as versões de 2021 e 1984 de Duna.
7 O Grande Gatsby (2013)
Adaptado do romance de 1925 de F. Scott Fitzgerald Close
O Grande Gatsby, escrito por F. Scott Fitzgerald, é um dos livros mais populares já escritos e estudados. Ambientado na Era do Jazz, conta a história do milionário Jay Gatsby, que está determinado a se reunir com sua antiga amante Daisy; a história é narrada por seu vizinho Nick Carraway, que se envolve no romance.
Houve muitas adaptações cinematográficas de O Grande Gatsby, com o filme de 2013 estrelado por Leonardo DiCaprio como o misterioso milionário. Polarizou os críticos, com alguns elogiando os figurinos e cenários por permanecerem fiéis à história original, com outros criticando o filme por dramatizar demais a história. Embora o filme tenha sido visualmente deslumbrante, muitos concordam que é uma das adaptações mais fracas do aclamado romance de Fitzgerald.
6 Belas Criaturas (2013)
Adaptado do romance de 2009 de Kami Garcia e Margaret Stohl
Situado em uma pequena cidade em Gatlin, Carolina do Sul, Beautiful Creatures mostra um adolescente chamado Ethan que está desesperado para escapar de sua vida em uma cidade pequena. Tudo muda quando ele conhece a bela Lena e, ao saber de seu segredo, promete fazer tudo o que puder para protegê-la. O primeiro livro de Caster Chronicles, Beautiful Creatures, provou ser popular e recebeu três sequências, continuando a história de Ethan e Lena.
Beautiful Creatures foi um dos muitos romances de fantasia para jovens adultos transformados em filmes na década de 2010. No entanto, quando foi lançado, em 2013, a popularidade do gênero YA havia diminuído rapidamente. O filme não conseguiu impressionar o público, com os críticos chamando-o de exagerado, clichê e sem qualquer magia. Depois que Beautiful Creatures fracassou nas bilheterias, a ideia de continuar filmando Caster Chronicles acabou sendo abandonada.
5Eu sou o número quatro (2011)
Adaptado do romance de 2010 de Pittacius Lore
O primeiro livro da série Legados de Lorien, Eu Sou o Número Quatro, analisa uma batalha contínua entre duas espécies alienígenas, os Lóricos e os Magdalorianos. Os Lorics foram quase completamente exterminados, com apenas 9 sobreviventes escapando para a Terra. Depois que três são mortos, o quarto, chamado John, deve encontrar uma maneira de escapar de ser morto, ao mesmo tempo que mantém seus poderes escondidos de seus novos amigos humanos.
Eu sou o número quatro foi lançado como filme em 2011, estrelado por Alex Pettyfer e Dianna Agron. Os críticos não eram fãs do filme, chamando-o de um thriller de ficção científica esquecível; também fracassou nas bilheterias, arrecadando menos de US$ 150 milhões. Em uma entrevista para o 10º aniversário do filme, Alex Pettyfer afirmou que embora adorasse fazer Eu Sou o Número Quatro, os resultados financeiros sombrios do filme fizeram com que a Universal cancelasse totalmente a franquia.
4A Letra Escarlate (1995)
Adaptado do romance de 1850 de Nathaniel Hawthorne
The Scarlet Letter, escrito por Nathaniel Hawthorne, é sem dúvida um dos maiores livros americanos já escritos. Examina o escrutínio e o ostracismo que as mães solteiras enfrentaram no século XIX, através dos olhos de Hester Prynne, que é punida pela sua comunidade por ter um filho com um homem casado. Ela é forçada a usar uma letra escarlate na pele e luta para criar uma nova vida para ela e seu filho.
Muitos filmes foram lançados com base em The Scarlet Letter, com o filme de 1995 estrelado por Gary Oldman e Demi Moore. O filme foi criticado universalmente, com muitos acreditando que ele se afastou muito do romance original. Ganhou o Prêmio Framboesa de Ouro de Pior Remake ou Sequela e muitos críticos o citaram como uma das piores adaptações de livro para filme da história.
The Scarlet Letter recebeu um total de 7 indicações no Golden Raspberry Awards de 1995, incluindo Pior Filme.
3Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (2013)
Adaptado do romance de 2007 de Cassandra Clare
Outro romance para jovens adultos, Cidade dos Ossos, foi o primeiro da série Os Instrumentos Mortais escrito por Cassandra Clare. Segue uma adolescente, Clary Fray, que descobre os segredos de seu passado, ao ser atraída para o mundo dos Caçadores de Sombras. Cidade dos Ossos provou ser popular como livro e viu mais cinco romances serem lançados nos anos posteriores.
Estrelado por Lily Collins e Jamie Campbell Bower, Cidade dos Ossos foi lançado como filme em 2013. Teve uma recepção ruim da crítica, com alguns citando-o como mais um filme de fantasia chato que só agradaria os verdadeiros fãs. O fracasso crítico do filme e suas bilheterias medíocres resultaram no cancelamento dos planos do filme para o segundo livro, Cidade das Cinzas; uma reinicialização da série de TV, Shadowhunters, foi lançada em 2016, que recebeu uma recepção mais calorosa dos telespectadores.
Elenco de Caçadores de Sombras Relacionados – Onde Eles Estão Agora? Shadowhunters foi ao ar pela primeira vez em 2016 e durou três temporadas no Freeform. Aqui está o que o elenco tem feito desde o término da série em 2019.
doisO Gato do Chapéu (2003)
Adaptado do romance de 1957 do Dr. Seuss Close
Dr. Seuss é frequentemente considerado um dos maiores escritores infantis da história. Uma de suas histórias mais populares foi O Gato do Chapéu, onde um gato falante com um chapéu listrado de vermelho e branco causa caos na casa de dois irmãos em uma tarde chuvosa. O livro alcançou sucesso comercial e crítico instantâneo e tem sido frequentemente listado como um dos maiores livros infantis da história.
O Gato do Chapéu foi lançado como filme de ação ao vivo em 2003, estrelado por Mike Myers e Alec Baldwin; foi um desastre crítico e comercial, bombardeando as bilheterias e recebendo fortes críticas por seu humor e temas adultos em um filme infantil. Recebeu 8 indicações no Golden Raspberry Awards de 2004, ganhando um prêmio especial de Pior Desculpa para um Filme Real. Os planos para filmar a sequência O Gato do Chapéu Volta foram cancelados.
O fracasso crítico e comercial de O Gato do Chapéu resultou na viúva do Dr. Seuss, Audrey Geisel, proibindo quaisquer outras adaptações em live-action das obras de seu marido.
1Campo de Batalha da Terra (2000)
Adaptado do romance de 1982 de L. Ron Hubbard Close
L. Ron Hubbard, o fundador da religião de Scientology, lançou este romance de ficção científica em 1982. Battlefield Earth decorre em 3000 DC, onde uma espécie alienígena chamada Psychlos invadiu a Terra; depois de mil anos, um humano, Jonnie Tyler, decide que é hora de revidar. O livro geralmente dividiu os críticos, mas vendeu bem e é considerado por muitos leitores como um romance de ficção científica decente.
John Travolta fez campanha durante anos para que Battlefield Earth fosse transformado em filme; no entanto, o resultado final, lançado em 2000, foi um desastre universal, recebendo críticas contundentes por seu enredo, uso excessivo de ângulos holandeses e efeitos especiais ruins. Seu fracasso nas bilheterias resultou na falência de sua produtora, Franchise Pictures. O filme ganhou todos os prêmios para os quais foi indicado no Golden Raspberry Awards de 2001, ganhando mais tarde um prêmio especial de Pior Filme da Década. Muitas vezes considerado um dos piores filmes de todos os tempos, Battlefield Earth provou ser um dos romances de maior sucesso que fracassou completamente como filme.