10 finais devastadores de filmes de guerra que arruinaram a todos

Imagem personalizada do Sargento Sanborn (Anthony Mackie) e do Sargento William James (Jeremy Renner) em The Hurt Locker, e Paul Bäumer (Felix Kammerer) em All Quiet on the Western Front

Os finais de filmes de guerra mais emocionalmente devastadores que arruinaram a todos são retratos inabaláveis ​​da dura realidade do conflito. Estas conclusões retratam tipicamente o impacto sobre os indivíduos e as sociedades, destacando as cicatrizes psicológicas e físicas deixadas pela guerra. A devastação deles é intensificada pelas conexões profundas formadas entre os espectadores e os personagens do filme, tornando seus destinos particularmente comoventes. Além disso, os temas dos sonhos desfeitos, dos relacionamentos fraturados e do trauma persistente da batalha contribuem para o impacto e o peso de tais finais.

Seja em filmes de guerra elogiados por sua precisão, ou em filmes com representações mais sensacionalistas de conflitos, é comum que diretores do gênero empreguem conclusões emocionalmente devastadoras. Em vez de resoluções convencionais de felicidade ou bem-estar, estas conclusões são representações cruas das consequências da guerra. Além de um profundo e persistente sentimento de tristeza, estes finais também deixam o público com questões sobre o custo humano dos conflitos armados e os desafios duradouros de reconstruir vidas destruídas pela guerra. Ao contemplar honestamente a brutalidade, a aleatoriedade e o horror absoluto da guerra, estes filmes e os seus comoventes terceiros actos garantiram o seu lugar na história do cinema.

10Stalingrado (1993)

Drama, Anti-Guerra

Dominique Horwitz como Obergefreiter Fritz Reiser embalando o corpo de Thomas Kretschmann como Leutnant Hans von Witzland no final de Stalingrado (1993)

Conhecido por ser um dos melhores filmes de guerra onde o herói morre, o final de Stalingrado se desenrola em meio às ruínas da cidade histórica sitiada. Após a Batalha de Stalingrado na Segunda Guerra Mundial, os remanescentes das forças alemãs ficam presos no inverno rigoroso da cidade de mesmo nome. No entanto, os desiludidos soldados nazistas Reiser e Witzland – auxiliados pela soldado soviética Irina – também têm a tão esperada chance de abandonar a guerra. Tragicamente, Irina leva um tiro de um atirador enquanto os três passam furtivamente por um posto avançado soviético, enquanto Reiser e Witzland sucumbem ao frio inverno russo. No seu comovente quadro final de desesperança, Estalinegrado capta a pura futilidade da guerra.

9 Rogue One: uma história de Star Wars (2016)

Ação, Ficção Científica, Guerra

Jyn Erso (Felicity Jones) e Cassian Andor (Diego Luna) se abraçam em uma praia perto da base Scarif em Rogue One: Uma História Star Wars.

Rogue One: uma história de Star Wars

Data de lançamento 13 de dezembro de 2016 Diretor Gareth Edwards Elenco Felicity Jones, Diego Luna, Ben Mendelsohn, Donnie Yen, Mads Mikkelsen, Alan Tudyk, Jiang Wen, Forest Whitaker Runtime 134 Minutes

Rogue One culmina com Jyn Erso roubando com sucesso os esquemas da Estrela da Morte para a rebelião e enviando-os para a Princesa Leia na hora certa. No entanto, isso aconteceu ao custo da Estrela da Morte destruir a própria base Scarif do Império e todos os que estavam nela. No final devastador de Rogue One, Jyn, Cassian Andor e todas as outras forças rebeldes e imperiais no terreno são mortos pela explosão. Ao revelar os sacrifícios heróicos que a rebelião suportou para eventualmente derrotar o Império Galáctico, Rogue One conseguiu o impossível – retratando o custo humano da guerra e ao mesmo tempo permanecendo fiel ao estilo de narrativa familiar de Star Wars.

Pôster de Rogue One ao lado de um mural da Saga Skywalker de Star Wars

Relacionado 10 maneiras pelas quais Rogue One mudou Star Wars para sempre, 7 anos depois Rogue One: uma história de Star Wars foi lançado em dezembro de 2016 e mudou para sempre o futuro de uma galáxia muito, muito distante de várias maneiras.

8 O Armário Ferido (2008)

Suspense, Drama, Guerra Close The Hurt Locker

Data de lançamento 31 de julho de 2009 Diretora Kathryn Bigelow Elenco Jeremy Renner, David Morse, Guy Pearce, Anthony Mackie, Ralph Fiennes, Christian Camargo, Evangeline Lilly, Brian Geraghty Duração 131 minutos

The Hurt Locker termina com o Sargento James de volta em casa com seu filho e ex-esposa, Connie. Embora The Hurt Locker seja repleto de ação emocionante, os momentos mais emocionalmente devastadores ocorrem depois que James é mostrado realizando tarefas mundanas, completamente entediado. Eventualmente, The Hurt Locker culmina com James dizendo a seu filho que só há uma coisa que ele realmente ama – antes de partir para outra missão. O final de Hurt Locker ressalta o custo psicológico de longo prazo de ser um soldado de carreira, muitos dos quais lutam tanto para se ajustar à vida civil que acabam ansiando pela ação que deixaram para trás.

7 Salvando o Soldado Ryan (1998)

Drama, Guerra Fechada Salvando o Soldado Ryan

Data de lançamento 24 de julho de 1998 Diretor Steven Spielberg Elenco Tom Sizemore, Adam Goldberg, Vin Diesel, Tom Hanks, Edward Burns, Matt Damon Tempo de execução 169 minutos

O soldado James Ryan sai vivo da guerra nas cenas finais de O Resgate do Soldado Ryan. No entanto, isso só foi possível porque o capitão Miller e todos os outros que decidiram salvar o soldado Ryan fizeram o sacrifício final. Antes de sucumbir aos ferimentos na Batalha de Ramelle, as últimas palavras do Capitão Miller no final de O Resgate do Soldado Ryan resumem o peso dos eventos. “James… ganhe isso. Ganhe”, Miller diz a Ryan, referindo-se às vidas que foram perdidas para completar a única missão de sobrevivente. Embora o epílogo do filme, mostrando Ryan como um homem velho, seja inspirador e esperançoso, ele também destaca os sacrifícios devastadores dos soldados americanos.

6 Jaqueta totalmente metálica (1987)

Jaqueta Full Metal Drama, War Close

Data de lançamento 10 de julho de 1987 Diretor Stanley Kubrick Elenco Matthew Modine, Arliss Howard, Adam Baldwin, R. Lee Ermey, Vincent D’Onofrio Tempo de execução 116 minutos

Full Metal Jacket termina com o Sargento Joker e seu esquadrão finalmente contornando um atirador vietcongue que os prendeu. O atirador revela ser uma adolescente, agora mortalmente ferida. Com a jovem vietnamita dizendo repetidamente “Atire em mim”, o amante da paz Coringa é forçado a executar seu assassinato misericordioso. A câmera não mostra a morte da garota e, em vez disso, foca no rosto do Coringa, cujas mudanças sutis refletem uma sensação de abraçar a guerra, apesar da hesitação inicial do Coringa em filmar. O final de Full Metal Jacket é devastador não apenas com a morte de um combatente adolescente, mas também com Joker abandonando completamente a inocência que o tornava tão cativante.

Joker e as tropas cantam no final de Full Metal Jacket

Relacionada Marcha do Mickey Mouse do Full Metal Jacket e narração final explicada No final sombrio do Full Metal Jacket, os soldados sobreviventes cantam a Marcha do Mickey Mouse. Qual é o significado por trás dessa cena estranha e perturbadora?

5O caçador de cervos (1978)

Drama, Épico, Guerra

Mike (Robert De Niro) joga roleta russa em The Deer Hunter

O caçador de veados

Data de lançamento 23 de fevereiro de 1979 Diretor Michael Cimino Elenco Robert De Niro, John Cazale, John Savage, Meryl Streep, Christopher Walken, George Dzundza Duração 184 minutos

Os personagens sobreviventes no final de The Deer Hunter se reúnem para o funeral do cabo “Nick” Chevotarevich em seu bar local. Todo o grupo canta “God Bless America” ​​em homenagem a Nick, que sofreu tanto de PTSD que abandonou sua própria identidade e jogou sua vida fora. Normalmente uma música inspiradora, a versão de “God Bless America” do elenco de The Deer Hunter é sombria e triste, encapsulando os sentimentos de uma geração inteira em relação à Guerra do Vietnã. Na verdade, a música final reflete o impacto profundamente traumático do conflito histórico, com o elenco lamentando não apenas por Nick, mas por cada veterano da Guerra do Vietnã cuja vida foi desperdiçada inutilmente.

4 Pelotão (1986)

Drama, Guerra

Chris Taylor (Charlie Sheen) no campo de batalha em Pelotão

O voluntário do Exército dos EUA, Chris Taylor, finalmente mata o sargento Barnes, responsável pelo assassinato de seu amigo, o sargento Elias. Na sequência, o colega sobrevivente de Taylor, Francis, esfaqueia a própria perna, lembrando a Taylor que eles podem voltar para casa porque foram feridos nos combates duas vezes. Antes do discurso de Chris Taylor sobre a Guerra do Vietnã no final do Pelotão, a dupla é levada por um helicóptero, onde Taylor não pode deixar de chorar ao ver inúmeros corpos em meio à paisagem devastada. “Não lutamos contra o inimigo. Lutamos contra nós mesmos”, narra Taylor enquanto observa a carnificina. É um momento marcante de compreensão que resume o quão profundamente a Guerra do Vietname marcou profundamente a memória colectiva da América.

3Jogar Sujo (1969)

Crime, Guerra

Capitão Douglas (Michael Caine) em Play Dirty

Os capitães Douglas e Leech, do exército britânico, são os únicos sobreviventes de uma tripulação de soldados e condenados que detonaram com sucesso um importante depósito de combustível nazista. Ainda vestindo os uniformes alemães que usaram para executar seu plano, os dois se rendem ao Oitavo Exército Britânico que chega. Play Dirty termina com Douglas e Leech sendo mortos a tiros por um soldado britânico, que é momentaneamente repreendido por um oficial superior por não perceber sua bandeira branca de rendição, antes que o exército siga em frente. Depois que Douglas e Leech desafiaram todas as probabilidades para completar sua missão original e sobreviver, o final devastador e angustiante de Play Dirty ressalta a terrível aleatoriedade da guerra.

Filmes de guerra

Relacionados 10 filmes de grande guerra com os finais mais angustiantes Os maiores filmes de guerra enfrentam as realidades brutais do conflito, e algumas das maiores entradas do gênero apresentam finais verdadeiramente devastadores.

2 Tudo Silencioso na Frente Ocidental (2022)

Histórico, Drama, Guerra

Felix Kammerer como Paul de All Quiet on the Western Front coberto de lama.

Tudo tranquilo na Frente Ocidental

Data de lançamento 28 de outubro de 2022 Diretor Edward Berger Elenco Felix Kammerer, Albrecht Schuch, Daniel Brühl Duração 150 minutos

A terceira adaptação cinematográfica do romance, All Quiet on the Western Front muda o livro para incluir as negociações do armistício para encerrar a Primeira Guerra Mundial. Sob as ordens do General Freidrichs, o ex-idealista soldado alemão Paul Baumer mata tantos soldados franceses quanto possível horas antes o armistício. All Quiet on the Western Front termina com Paul sendo atingido pelas costas com uma baioneta e morrendo – poucos segundos antes do cessar-fogo entrar em vigor. A etiqueta de identificação de Paul nunca foi encontrada, o que significa que sua morte nem sequer fez parte dos registros oficiais. Apesar de mudar o romance, o final do filme permaneceu fiel à sua essência – destacando inabalavelmente a trágica futilidade da guerra.

tudo-quieto-na-frente-ocidental-uma-história-verdadeira

Análise completa relacionada de All Quiet On The Western Front, verdadeira história e eventos All Quiet on the Western Front é baseado em eventos reais, mas quão preciso é o filme (e o livro em que foi baseado) em retratar a Primeira Guerra Mundial?

1Galípoli (1981)

Histórico, Guerra, Drama

Archy (Mark Lee) e Frank (Mel Gibson) em frente às pirâmides egípcias em Gallipoli

O soldado da ANZAC, Frank, corre para evitar que os homens do Coronel Robinson sofram um ataque imprudente – mas é tarde demais. Gallipoli termina com a Batalha de Nek, durante a qual a coordenação defeituosa entre as forças da ANZAC levou centenas de soldados australianos a correrem direto para o fogo das metralhadoras turcas. Isso inclui Archy, amigo e companheiro de longa data de Frank, que corre para a Terra de Ninguém apenas para ser morto a tiros. Gallipoli se fecha em uma imagem congelada de Archy com as costas arqueadas e os braços estendidos, evocando o amor que ele e Frank compartilhavam pela corrida e suas ambições antes de entrar na guerra – um quadro devastador que ressalta como mortes sem sentido são muito comuns durante a guerra.