10 filmes que você nunca conheceu eram adaptações secretas de Shakespeare

Uma imagem personalizada combinando West Side Story, She's The Man, Warm Bodies

Não é nenhum segredo que os escritos de William Shakespeare, concluídos há tantos séculos, ainda têm um impacto significativo nas histórias que são feitas hoje, mas às vezes, a influência do Bardo é tão grande que um filme pode parecer a sua própria história individual, mas na verdade é secretamente uma adaptação da obra de Shakespeare. As adaptações secretas de Shakespeare estão longe de ser novas, tendo sido feitas desde o início do cinema, mas houve definitivamente um aumento nesse tipo de filme nos anos 2000. De qualquer forma, esses filmes são ótimos, mas nem sempre fáceis de escolher como Shakespeare.

Para ser mais específico, uma adaptação secreta de Shakespeare é um filme aparentemente original, como qualquer outro filme, mas na verdade usa o enredo de uma obra de Shakespeare em um cenário completamente diferente, geralmente moderno. Muitas vezes, esses filmes não são avançados quanto ao uso de Shakespeare, mas aqueles que estão familiarizados com seu trabalho normalmente verão as semelhanças. As adaptações secretas de Shakespeare são geralmente boas porque tornam Shakespeare mais acessível ao público e reimaginam suas obras icônicas de novas maneiras. Além disso, cada uma das obras a seguir é um relógio incrível por si só.

10 História do Lado Oeste

Romeu e Julieta

Maria (Natalie Wood) e Tony (Richard Beymer) de mãos dadas na escada de incêndio em West Side Story

Um dos exemplos mais antigos e conhecidos de uma recontagem secreta de Shakespeare é West Side Story. Embora o filme de 1961 já seja uma adaptação do musical de Stephen Sondheim, o musical em si é inspirado em “Romeu e Julieta” de Shakespeare. No filme, os jovens de Nova York são divididos em gangues opostas, os Sharks e os Jets, e no meio de tudo isso, uma menina e um menino de ambos os lados iniciam um romance trágico e proibido. Embora “Romeu e Julieta” seja um conto de Shakespeare muito familiar, West Side Story atualiza a história com tópicos relevantes como injustiça racial.

9 10 coisas que eu odeio em você

A Megera Domada

Patrick e Kat se olhando em 10 coisas que eu odeio em você

Por outro lado, uma história menos conhecida de Shakespeare que é aparente em uma comédia romântica clássica cult é “A Megera Domada”, em 1999, 10 coisas que eu odeio em você. O filme segue Kat Stratford, uma estudante teimosa do ensino médio que é levada a um falso relacionamento com o bad boy Patrick Verona, enquanto sua irmã mais nova é cortejada por vários homens, apesar de não ter permissão para namorar. Este filme é muito parecido com Shakespeare, já que a “Megera” do filme seria Kat. No entanto, 10 coisas que eu odeio em você adiciona uma sensação nostálgica dos anos 90 e muito humor sarcástico.

8 Ela é o homem

Décima Segunda Noite

Viola como Sebastian conversando com sua mãe em Ela é o Homem

Mais uma comédia romântica com fortes laços com Shakespeare é She’s the Man, de 2006. O filme acompanha Viola, uma jovem que se disfarça de irmão gêmeo para frequentar o internato e jogar futebol. Porém, problemas ocorrem quando ela se apaixona por seu colega de quarto Duke, que está apaixonado por Olivia, que está apaixonada por Viola disfarçada de irmão. Em última análise, este é o enredo exato da “Noite de Reis” de Shakespeare, mas com muito menos linguagem antiga e muito mais futebol. Esta é uma comédia de Shakespeare que nem sempre é adaptada devido à sua premissa única.

7 Meu próprio Idaho particular

Henrique IV Parte 1, Henrique IV Parte 2, Henrique V

River Phoenix fumando um cigarro e Keanu Reeves em My Own Private Idaho

No lado mais dramático das coisas, My Own Private Idaho, de 1991, é uma adaptação das partes 1 e 2 de “Henrique IV” e “Henrique V” de Shakespeare. Essas peças históricas retratam o reinado de Henrique IV, mas também as escapadas de seu filho, Henry V. A história de Scott em My Own Private Idaho é muito próxima da história de Henry V. Scott é filho de um prefeito, viaja com aqueles que são de classe inferior a ele e encontram parentesco em uma pessoa em particular, Mike, que o ajuda, mas está isolado pela amizade no final do filme.

6 O Rei Leão

Perto de Hamlet

Para quem conhece as ligações do Rei Leão com Shakespeare, elas podem parecer óbvias, mas quem não sabe pode ficar chocado ao descobrir que este filme de animação da Disney é baseado na tragédia de Shakespeare, “Hamlet”. O Rei Leão, de 1994, segue Simba, um filhote de leão que é o príncipe da terra, mas enfrenta uma tragédia quando seu pai é morto e seu tio malvado pretende assumir seu trono. Indiscutivelmente, O Rei Leão não é tão sombrio quanto “Hamlet” devido ao seu público-alvo e, claro, o final mudou muito, mas a premissa geral de ambas as obras permanece a mesma.

5 Supere isso

Sonho de uma noite de verão

Berke e Kelly no palco em Get Over It

Mais uma vez, uma comédia romântica adolescente originada de Shakespeare é Get Over It, de 2001. O filme segue um jovem que, com a intenção de reconquistar a namorada, se junta à peça da escola em que ela e seu novo namorado estão atuando. Este é um paralelo direto com o enredo que segue os atores ensaiando sua peça em “Uma Noite de Verão”, de Shakespeare. Sonhar.” Além disso, a peça apresentada em Get Over It é uma versão modernizada de “Sonho de uma noite de verão”. Portanto, este tem Shakespeare dentro de Shakespeare.

4 Escócia, Pensilvânia

Macbeth

Escócia Pa

Um filme menos conhecido que é influenciado por uma história popular de Shakespeare é Scotland, PA, de 2001. O filme independente é baseado em “Macbeth” e segue os McBeths, Mac e Pat, enquanto eles trabalham em seus empregos sem saída em um restaurante fast food na década de 1970. Um dia, Pat decide que quer fugir, enquanto Mac começa a ver coisas que lhe dizem que algum dia ele será o dono do restaurante. Dessa forma, são interpretações perfeitas de Macbeth e Lady Macbeth. Embora este filme não seja tão popular, definitivamente vale a pena assisti-lo.

3 Beije-me Kate

A Megera Domada

Elenco principal de Kiss Me Kate 1953

Outra versão anterior de “A Megera Domada” de Shakespeare vem na forma de Kiss Me Kate, de 1953. O filme é centrado em Fred e Lilli, um casal divorciado que irá atuar em uma nova versão musical de “A Megera Domada”, chamada “Kiss Me Kate”. Porém, a desavença de Fred e Lilli dificulta o trabalho conjunto deles, colocando o show em risco. É somente por meio de contratempos cômicos que os dois descobrem novamente o amor um pelo outro. Apesar de ser uma meta-adaptação, Kiss Me Kate ainda é um forte exemplo da obra de Shakespeare.

2 corpos quentes

Romeu e Julieta

Nicholas Hoult e Teresa Palmer em Corpos Quentes

Considerando a popularidade de “Romeu e Julieta”, não é surpresa que haja mais de uma adaptação secreta dele, mas quem poderia imaginar que envolveria zumbis? Warm Bodies de 2013 segue R, um zumbi que perdeu a memória, mas ainda não foi consumido por sua natureza assassina. Um dia, R conhece Julie e os dois formam uma ligação improvável que, devido ao estado de R, nunca poderá acontecer. No entanto, ao contrário de “Romeu e Julieta”, o amor prevalece no final desta estranha história apocalíptica.

1 O Nortenho

Aldeia

Amleth parecendo intenso

Um último filme que muitos talvez não saibam que é inspirado em Shakespeare é The Northman. Acontece que o filme de 2022 não é inspirado apenas na história de “Hamlet”, mas também na história que inspirou “Hamlet”. Desta forma, os filmes estão mais profundamente ligados do que nunca. The Northman segue o Príncipe Amleth, um viking que busca salvar sua mãe, matar seu tio e vingar a morte de seu pai, o rei.